Autor Tópico: Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!  (Lida 6645 vezes)

Offline piike

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
    • Ver perfil
    • Blog do Piike
Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!
« Online: 25 de Agosto de 2005, 02:11 »
Bem quando li isto me espantei é uma pena que logo ele tenha se corrompido. Pelo que li ele vai cobrar pelo uso do nome "linux", que eu saiba esse nome foi sugestão de um cara russo, ele que devia cobrar(se fosse pela questao de criação do nome), espero que ele volte atras dessa decisão, pisou na bo.....  :x
Noticia completa em http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082005/23082005-2.shl
Sony Vaio Fz250AE

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2005, 07:44 »
piike, esta notícia já virou alvo de "flames" irados lá no fórum PCs. Talvez você não tenha entendi direito a notícia, mas ele resolveu licenciar a marca "Linux", o nome. Não tem nada haver com o kernel. Ainda por cima, ele vai cobrar uma taxa "simbólica" para o uso da marca Linux nas empresas que assim o fizerem, até 5000 dólares por ano. O que para empresas como a Red Hat e o SUSE da NOVELL, não significa nada. Ele tomou esta atitude porque um cara quis bancar o esperto e Patentear a marca Linux. Agora, vê se isso tem cabimento, a marca não é minha, mas como o dono não registra, eu vou lá e tomo dele. Para retomar a marca Linux deste camarada, ele e a comunidade de software livre, gastaram os tubos. Por causa disso é que ele licenciou a marca Linux, para evitar este tipo de coisa e angariar fundos para as lutas judiciais, que custam uma nota preta. Pelo que eu sei, o nome Linux, foi criação dele, da união do nome dele "Linus" com a do sistema "Unix".

Portanto na minha humilde opinião, ele está longe de ter virado o TIO BILL, e não pisou na bola não, ele tá mais é certo. A marca é dele, e software livre não quer dizer que é de graça.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline cleuby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • http://www.cleuby.net
Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2005, 11:09 »
É, muitas, muitas interpretações erroneas estão sendo feitas por causa desse anuncio.
Leiam o email do próprio Linus, isso vai ajudar a esclarecer tudo.
http://lwn.net/Articles/148590/

Não acreditem em tudo o que a imprensa divulga. A imprensa Brasileira, infelizmente, não é capacitada para assuntos ligados ao Linux, infelizmente, existem poucos capacitados. (muitos comprados  :shock: )

É isso Pessoal.

Offline saulodebaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2005, 07:42 »
O "galactus" tem razão, acredito que essa atitude do Linus seja para evitar algo como o que aconteceu com o Open Office aqui no Brasil. Uma empresa registrou o nome e obrigou os caras a mudarem para openoffice.org.
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Offline piike

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
    • Ver perfil
    • Blog do Piike
Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2005, 04:20 »
Valeu pelos esclarecimentos, mas é culpa da internet(vcs sabem como uma informação chega distorcida) eu mesmo recebi um e-mail com o nome >>Linux agora eh pago<< depois fui procurar me informar e vi do que se tratava, pois até os caras da faculdades chegaram pra encher o saco. Li um artigo em ingles no site http://kerneltrap.org/node/5581 que me esclareceu a real intenção da licença.
Sony Vaio Fz250AE

Wesley F

  • Visitante
Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2005, 11:07 »
Esses caras sao *0d@s krak receber a noticia "O Linux vai ser pago" krak modificaram totalmente a manchete, com certeza no forum dakele ba...(para nao fazer propaganda) o pessoal deve tar metendo mo malha no linux dizendo que tipo de software livre eh esse, deve sair cada asneira nakele forum do ba....(vcs conhecem).
Eu acho certo registrar o nome Linux é mais uma evoluçao do mundo linux.