Autor Tópico: Partimage  (Lida 3035 vezes)

Offline rmartins759

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Partimage
« Online: 14 de Agosto de 2009, 23:20 »
Oi gente, esta é minha primeira vez em forum. Eu usei o Debian por uns 2 anos, depois mudei para o Ubuntu(seis meses). Considero-me novato em linux ainda, e eu estava curioso a respeito do partimage. Eu aprendi a mexer um pouco estes dias, e aprendi sobre o livecd no systemrescuecd. Agora fica a pergunta: O cd do Ubuntu não vem com o partimage para ser usado como livecd? Precisa ser instalado? Obrigado gente.      Reginaldo.
Ps: eu gosto de usar o Debian, mas o Ubuntu é excelente, hein! :D
« Última modificação: 16 de Agosto de 2009, 13:43 por rmartins759 »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Partimage
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2009, 00:00 »
Se entendi bem, tente chamar o 'gparted' a partir do LiveCd do Ubuntu - ou instale-o pelo Synaptic, se o Ubuntu já está instalado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rmartins759

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Partimage
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2009, 13:49 »
O gparted funcionou a partir do prompt do livecd do Ubuntu 9.04. O meu objetivo com o partimage é gerar um backup da partição como uma imagem. Agora me esclareça uma coisa: o gparted faz uma imagem da partição também? Se faz você poderia me indicar um site com um bom tutorial? Se não faz, ainda fica a sugestão de incluir o partimage como parte do livecd do Ubuntu. Obrigado de qualquer maneira pela sua atenção.  
                                                                                                                                                    Reginaldo.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Partimage
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2009, 22:45 »
rmartins759,

para o que deseja, creio que o PartImage é a melhor solução.  Não verifiquei se ele está incluido no CD, mas se não, realmente seria uma boa idéia.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Re: Partimage
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2009, 11:59 »
Fiz esta cópia que voce fala usando o Partimage presente no System Rescue CD. Após dar o boot por ele, digite wizard, para ser remetido à uma interface gráfica. É o começo da coisa
Tenho dúvidas, logo, existo

Offline rmartins759

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Partimage
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2009, 17:17 »
Oi antalves, obrigado pela dica, esta eu nao conhecia ainda....Agora fica uma dica para quem quiser fazer um backup de todo o HD inclusive a trilha de boot e a tabela de particao.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/usando-partimage/
http://lordpinguim.blogspot.com/2008/12/fazendo-backup-de-todo-o-seu-hd.html
 
Neste dois sites eu aprendi bastante sobre o partimage, fiz minhas imagens e consegui restaura-las....eh muito bom porque agora nao eh necessario instalar mais nada, basta restaurar as imagens e em 10 minutos voce tem seu hd completo..... ;)

Infelizmente como nem tudo eh um mar de rosas, no partimage versao 0.6.7 existe um bug na restauracao. A compactacao usando gzip esta com problemas, mas nao ha problemas se voce nao compactar. Maiores informacoes pode-se conseguir neste site
http://www.partimage.org/forums/viewtopic.php?t=747&sid=6d1f4130aa436ead58f9a476952ba955