Olá...
Bom, dependendo do "nível" dos usuários pode sim ocorrer dificuldades de adaptação. A versão Desktop é praticamente idêntica à versão Web, a diferença é que a versão web vc pode acessar de qualquer lugar, ou seja, se o usuário está em casa e quer ler o e-mail da empresa, ele acessa o serviço pela web, sem ter que instalar o Zimbra Desktop no PC da casa dele.
A versão Network do zimbra é paga, se a empresa não se importar em desembolsar $$ para obter a solução, pode ser uma boa, eu trabalho em empresa pública e temos quee star sempre buscando soluções Open Source para resolver nossos problemas, só utilizamos soluções proprietárias quando não tem jeito mesmo.
Aqui eu implementei um servidor utilizando a versão Open Source do Zimbra e está funcionando muito bem!
O Zimbra ainda não disponibiliza o recurso de papel de carta, ao menos não ainda na versão 6.0 RC1, tanto para dektop como para web
Para 25 usuários você pode utilizar um PC "comum" com hardware confiável... Uma boa placa mãe (Eu gosto de ASUS) processador Intel Core2Duo (uns 2.6 GHz já está bom) uns 2GB de memória (Seria bom ter 4GB de memória RAM) HD de 320 GB pra cima (Eu falo em HD de 320 GB porque o Zimbra tem recurso de Porta Arquivos, onde os usuários podem armazenar arquivos pessoais, se vc habilitar esse recurso, claro...). Seria interessante também você ter pelo menos 2 HDs, espelhados (RAID 1), caso um HD falhe, o outro assume...
O link de internet não precisa ser astronômico, aqui utilizamos um link de 8MB (Speedy)
Configurações do BIND
Instale o bind9
sudo apt-get install bind9
edite o arquivo
/etc/bind/named.conf.local incluindo o seguinte:
zone "minhaempresa.com.br" {
type master;
file "/etc/bind/db.minhaempresa.com.br";
};
no arquivo
/etc/bind/named.conf.options modifique as linhas:
directory "/etc/bind"
forwarders {
200.204.0.10; 200.204.0.138;
};
Note que os IPS são os DNS da telefonica, vc pode utilizar os DNS que quiser OK...
Agora crie o arquivo
db.minhaempresa.com.br dentro de
/etc/bind e edite assim:
$TTL 604800
@ IN SOA minhaempresa.com.br. admin.minhaempresa.com.br. (
10118
43200
3600
3600000
2592000 )
@ IN NS minhaempresa.com.br.
IN MX 10 mail.minhaempresa.com.br.
IN A 192.168.10.10
mail IN A 192.168.10.10
Note que o IP 192.168.10.10 é o IP do servidor onde está instalado o Zimbra (O bind pode ser instalado no mesmo servidor onde está o Zimbra), note também que o domínio
minhaempresa.com.br é o dimínio da empresa em questão Devidamente registrado e apontando para o IP público da conexão com a internet =)
Quanto ao Firewall, eu utilizo uma distro Linux voltada pra isso, é o Endian Firewall Community, nele eu faço o redirecionamento de uma porta, por exemplo 8080 para a porta 80 do meu servidor Zimbra, assim, quando no navegador eu digitar
http://minhaempresa.com.br:8080 vou cair na página de Login do Zimbra...
Eu utilizo esse Endian Firewall Community porque é uma solução unificada que atende os requisitos aqui da empresa...
Se você não precisar de uma solução completa em firewall, só precisar redirecionar a porta ou mesmo, se o computador onde estará o zimbra for ligado diretamente à internet e vc só quiser liberar a porta, use o Firestarter para gerenciar as regras do IPtables, o Firestarter é um Front-end que facilita MUITO a configuração do IPtables.
sudo apt-get install firestarter