Autor Tópico: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?  (Lida 3113 vezes)

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Online: 09 de Agosto de 2009, 14:21 »
Descrição do problema:

Logo de início já vou pedir desculpas pelo tópico longo, mas quero explicar bem direitinho o meu problema e o que eu quero resolver.

Instalei o Jaunty stand alone na minha máquina, ou seja, não tenho dual boot com nenhuma versão do Windows ou qualquer outro SO.

Eu uso a minha máquina para fins profissionais, e quando estou no escritório da empresa para a qual trabalho tenho que me conectar a uma rede Windows.

Tanto quando estou no escritório quanto quando estou fora, me conecto com a rede Windows através de um TS Client qualquer.

Também fazia a conexão via TS quando tinha o Vista. Mas naquela época eu tinha a facilidade de trocar arquivos entre a minha máquina e a rede usando a interface gráfica, e o próprio TS "enxergava" o meu drive C como uma unidade da rede.

Agora que eu uso o UBUNTU, perdi essa facilidade. Então a troca de arquivos virou um perrengue. O procedimento é o seguinte:
UBUNTU -> WINDOWS: envia o arquivo para a rede via FTP; entra na rede via TS Client; entra no diretório de upload do FTP; move o arquivo para a pasta que eu quero.
WINDOWS -> UBUNTU: entra na rede via TS Cliente; entra na pasta que em que está o arquivo; manda o arquivo para o diretório de download do FTP; desce o arquivo para minha máquina usando o FTP.


Pergunta:

Existe uma forma mais fácil de fazer a rede Windows "enxergar" o meu sistema de arquivos? O SAMBA resolveria o meu problema?

BTW, o pessoal de infra da minha empresa não presta suporte para linux, então teria que ser alguma solução que envolvesse apenas a minha máquina e a infra já existente na empresa, sem mexer o que tem lá...


Desde já muito obrigado!!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2009, 22:14 »
Citar
Existe uma forma mais fácil de fazer a rede Windows "enxergar" o meu sistema de arquivos? O SAMBA resolveria o meu problema?

Como está usando o Jaunty, em princípio você já tem o SAMBA instalado ( verifique no Synaptic). Estando ambas as máquinas na mesma rede, deve ser imediato; teste digitando na barra de endereços do Nautilus:

Código: [Selecionar]
smb://<IP da máquina a acessar>


Entre redes diferentes, prefiro usar o Gnome-RDP - ele dá acesso total às maquinas Windows, uso-o para gerenciar meus servidores desde casa. No sentido inverso também funciona, mas relembro que a senha deve ser forte já que o acesso é completo. Se é somente para transferir arquivos, prefiro o FTP.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2009, 19:14 »
Obrigado, VB5. Eu havia tentado com o DNS, mas não consegui... Tem como eu descobrir o IP pelo DNS?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2009, 20:50 »
Obrigado, VB5. Eu havia tentado com o DNS, mas não consegui... Tem como eu descobrir o IP pelo DNS?

DNS (Domain Name Server) é um serviço de tradução de endereços padrão ( "www... ") para IP, mas não serve para o que quer, ao que entendi. Se você precisa do IP da máquina a ser acessada, basta abrir nesta o 'Prompt de Comando' e digitar:

Código: [Selecionar]
ipconfig /all

Ou verificar as Configurações de Rede. Não esquecer que esta máquina deve ter o acesso ao Remote Desktop liberado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2009, 22:04 »
VB5,

Obrigado pela ótima vontade em ajudar, mas realmente fiquei perdido.... Dei um ping no servidor e o resultado foi 187.4.248.18 .

Entrei no servidor TS pelo TS Client e digitei o comando ipconfig /all e o resultado foi:

Citar
Configuração de IP do Windows

   Nome do host . . . . . . . . . . . : seniorts03
   Sufixo DNS primário. . . . . . . . : interno.senior.com.br
   Tipo de nó . . . . . . . . . . . . : híbrido
   Roteamento de IP ativado . . . . . : não
   Proxy WINS ativado . . . . . . . . : não
   Lista de pesquisa de sufixo DNS. . : interno.senior.com.br
                                        senior.com.br
                                        com.br

Adaptador Ethernet Conexão local:

   Sufixo DNS específico de conexão . : interno.senior.com.br
   Descrição. . . . . . . . . . . . . : Broadcom NetXtreme Gigabit Ethernet
   Endereço físico. . . . . . . . . . : 00-14-5E-3D-E5-67
   DHCP ativado . . . . . . . . . . . : sim
   Configuração automática ativada. . : sim
   Endereço IP. . . . . . . . . . . . : 10.0.0.38
   Máscara de sub-rede. . . . . . . . : 255.255.0.0
   Gateway padrão . . . . . . . . . . : 10.0.10.6
   Servidor DHCP. . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
   Servidores DNS . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
                                        10.0.0.75
   Servidor WINS primário . . . . . . : 10.0.0.57
   Servidor WINS secundário . . . . . : 10.0.0.75
   Concessão obtida . . . . . . . . . : segunda-feira, 10 de agosto de 2009 16:4
1:13
   Concessão expira . . . . . . . . . : terça-feira, 18 de agosto de 2009 16:41:
13

Aí, galera, não vão sacanear, einh? É um servidor de trabalho... ;)

Eu abri o FF e digitei na barra de espaço: smb//187.4.248.18 . Não vi nada de útil no ipconfig (pelo que entendo -- e é pouco, muito pouco :D -- são endereços internos).

Alguma luz?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2009, 22:27 »
musinet,
Não sei como obteve esse IP, pois em geral digita-se 'ping <IP da máquina alvo>

Se os dados abaixo foram obtidos diretamente no servidor, o IP do mesmo  é 10.0.0.38. Por ser uma rede de trabalho, seria necessário ter mais informações para dizer algo mais a respeito (se possível); pela mesma razão, não acho aconselhável postar em um fórum aberto tantas informações sensíveis - o fórum pode ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar. Você é o administrador da rede? se não, sugiro falar com ele para resolver esse problema:
Citar
Endereço IP. . . . . . . . . . . . : 10.0.0.38
   Máscara de sub-rede. . . . . . . . : 255.255.0.0
   Gateway padrão . . . . . . . . . . : 10.0.10.6
   Servidor DHCP. . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
   Servidores DNS . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
                                        10.0.0.75

Não costumo responder por MP, mas dado o seu caso, se houverem outro dados desse tipo, por favor envie-me uma.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2009, 23:58 »
VB5,

Obrigado pelo empenho... Consegui aquele IP digitando no Konsole:

Citar
ping ts03.senior.com.br

Bueno... vou tentar conseguir o IP falando com o administrador. Você tem razão... não quero ficar abrindo muitos dados no forum por causa da sensibilidade do assunto. Dequalquer forma, fico extremamente agradecido pela ajuda dada até agora.

Abs.
Cassiano

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2009, 00:19 »
A gente tá aqui pra isso - ajudar como puder...  :)

( ),

VB5
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 00:24 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB