Autor Tópico: [RESOLVIDO] - Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111  (Lida 53345 vezes)

Offline Josue Carrecon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #15 Online: 21 de Agosto de 2009, 09:26 »
Ueh, instalei em um cliente e rodou lega!!!

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #16 Online: 21 de Agosto de 2009, 21:34 »
Ueh, instalei em um cliente e rodou lega!!!

E precisou algum ajuste no xorg, ou algo assim?
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #17 Online: 21 de Agosto de 2009, 21:45 »
Não force a instalação usando o modo texto tente escolher as opções de boot adequada tente selecionar "opção" na tela de boas vindas apague "splash=quiet" é algo mais ou menos asim que aparece e poste aqui as ultimas cinco linhas que aparece anotando num papel e digitando no fórum se possível iremos te orientar a usar opções de boot adequada pois o Linux tem diversas opções de boot para resolver diferentes problemas.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2009, 00:11 »
Vincent, como pode ler no início do tópico, já usei as opções de instalação, e nada funcionou até agora.

Tem alguma idéia?
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline balmorysco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2009, 23:13 »
Amigos, no caso deste note, desisti por enquanto e reinstalei o ruindows que veio de fabrica. Foi uma pena, mas não desisti de vez. Vou esperar um pouco e adquirir um note bom de hardware e reinstalar o UBUNTU.

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2009, 08:07 »
As opções de boot são as mesmas em qualquer distro Linux mas só muda o Prefixo que geralmente é o nome da distro no site http://www.gdhpress.com.br/kurumin7/leia/index.php?p=cap2-2 você podera ter em mãos as opções de boot do kurumin tente substituir o "splash=quiet" por uma opção de boot que não são cinco ou seis, mas são muitas e como eu nunca tive este note e o meu computador é um ECS que nunca deu problema ao rodar Ubuntu, Kurumin, Fedora e outros eu não tenho muita noção sobre alguns computadores.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #21 Online: 23 de Agosto de 2009, 21:04 »
Amigos, devo estar pagando todos os meus pecados de uma única vez! A instalação alternate está terrivelmente estranha.

Já havia feito esse tipo de instalação com o Debian, que é em modo texto, mas acreditem se quiser, o monitor fica como se tivesse dividido ao meio!  :-\

Vou colocar um desenho pra tentar explicar. É como se o logo do Ubuntu aparecesse assim:



Isso quando eu peço pra fazer a instalação. Na tela de escolha de idiomas, tudo normal.

Já instalei o Ubuntu várias vezes, em máquinas antigas inclusive.

Alguém já viu algo parecido? Estou passado...  :-[

PS: já chequei o CD. Está sem erros.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2009, 12:10 por Luciano Gardim »
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #22 Online: 01 de Setembro de 2009, 23:16 »
Infelizmente fiquei na mão com o Linux dessa vez.

Será que devo repensar algumas posições?
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #23 Online: 03 de Setembro de 2009, 18:41 »
Olá,

É a sua placa de Vídeo, com certeza! Essa porcaria de VIA não tem suporte do Linux, apenas em alguns casos, e a maioria sem aceleração 3D.
Tive um laptop Positivo com essa placa de vídeo e o Ubuntu 7.xx não carregou, mas o 8.10 sim. Foi por isso que comecei usando o Linux com o
OpenSuSE, que deve rodar bem em qualquer laptop.

Note que comprar computadores com Linux pré-instalado não é garantia de nada. Eu tenho um STI também, que veio com esse maldito Insigne,
mas eu só comprei ele porque tinha certeza que a placa de vídeo era da Intel (que está com um driver horrível). O Insigne roda bem no
seu laptop porque ele usa drivers do Windows (é sem cabimento, mas o Brasil tá cheio de coisas assim). O pior é que a maioria dos fabricantes
brasileiros tá fazendo isso, vendendo computador com Linux pré-instalado, mas com hardware que só funciona com o Windows. Andei dando
uma olhado nos computadores da Positivo, CCE e Intautec que vem com Linux e a maioria deles vem com placas de Vídeos SiS e VIA que
não servem para usuários de Linux.

No meu caso, apesar do meu laptop ter vindo com a placa de vídeo Intel, não consigo fazer o wireless funcionar como deveria, porque é uma
placa da Realtek, tão problemática quando as VIA e SiS. O pior de tudo é que você entra em contato com a STI e tudo que eles dizem é:
sentimos muito, mas não podemos fazer nada a respeito de sistemas operacionais que não homologamos para o uso com seu equipamento.
Agora que estamos com essas bombas, não podemos mais reclamar. Só podemos espalhar às más notícias da STI por aí e pedir aos usuários
Linux para não comprar produtos da STI, mesmo que venham com Linux pré-instalado, pois você pode não ter o seu hardware
suportado pela sua distribuição preferida.

No mais cara, o que posso dizer pra você é "não desita do Linux". Se o Ubuntu não funcionou, tente outra distro. Pela minha experiência
é possível que o OpenSuSE rode bem no seu laptop, apesar que você dificilmente vai conseguir assistir vídeos em modo de tela cheia ou
ter suporte 3D. Sinto muito mesmo, já passei por isso e sei como é.

De qualquer forma, boa sorte!
« Última modificação: 03 de Setembro de 2009, 20:44 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2009, 23:15 »
Vamos analisar a situação: se eu trocar a placa de vídeo, deve funcionar?

Que marca e modelo seria o recomendado?
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2009, 23:38 »
Vamos analisar a situação: se eu trocar a placa de vídeo, deve funcionar?

Que marca e modelo seria o recomendado?

Olá,

Estamos falando de um laptop? Se estivermos, não sei como se troca, nem sei se é possível.
Acho que em laptops o adaptador de vídeo é integrado no placa mãe.
Mas se for possível, as recomendadas são NVidia, ATI (apesar de nunca ter usado) e Intel.
O driver da Intel atual anda um porcaria, mudando muito e com muitos bugs.
Mas ontem eu atualizei meu Kernel para a versão 2.6.30 (estável mas não oficial) e para a última versão
estável do driver da Intel, e tudo parece bem melhor, mas ainda não está perfeito.
Consigo rodar o Compiz, jogar Assault Cube muito bem. Mas quando vou assistir
vídeos no modo de tela cheia, ainda fica um pouco problemático.
Quanto à Nvidia, eu trabalhava em um desktop com uma off board e com
o OpenSuSE. Instalando o Driver proprietário da Nvidia, simplesmente rodava
tudo maravilhosamente bem. Acredito que com o Ubuntu não deva ser diferente.

Abraço.

PS: Estou seriamente pensando em processar a STI, mas não sei no que vai dar.
O argumento é que o meu laptop é 64 bits e o Linux que veio instalado nele é
de 32 bits. O idéia é pedir indenização por danos, já que não me disseram que
o sistema era de 32. Com 32 bits, qualquer um instala o driver que quiser do Windows,
mas no sistema de 64 bits isso é muito difícil. Se nós vivêssemos em um país sério,
acho que você poderia fazer o mesmo que com certeza ganharia. Porém, isso é Brasil. >(
De qualquer forma, você poderia ir ao Juizado Especial Cível mais próximo da sua
residência, desde que tenha um bom argumento para processar a empresa.
É muito dieferente do PROCON. Lá as coisas funcionam bem melhores a favor
do consumidor. Eu particularmente acho que o que essas empresas brasileiras estão
fazendo com os usuários Linux é uma injustiça enorme.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2009, 23:44 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2009, 00:58 »
Tá... mas você leu o tópico desde o começo? Não consigo fazer absolutamente nada, pq o Live-CD não roda.

Então não tem xorg, não tem driver, não tem nada de nada.

Veja o início, e me dê uma idéia. Veja também sobre a tela partida ao meio. Já viu algo igual?
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2009, 01:34 »
Tá... mas você leu o tópico desde o começo? Não consigo fazer absolutamente nada, pq o Live-CD não roda.

Então não tem xorg, não tem driver, não tem nada de nada.

Veja o início, e me dê uma idéia. Veja também sobre a tela partida ao meio. Já viu algo igual?

Olá,

Como eu disse, antes, não consegui radar o Ubuntu 7.x em um laptop da Positivo que veio com
a mesma placa de vídeo que o seu. A minha solução foi instalar o OpenSuSe, que estou usando até
hoje no meus desktop. Você disse que conseguiu instalar o XP.
Portanto, tudo isso revela que o problema é do Ubuntu com a sua placa de vídeo, ou mesmo com
a configuração geral do hardware do laptop.

Esse problema de tela partida eu já vi no momento da instalação do Debian que o amigo meu fez
também em um laptop da STI, com essa mesma maldita placa de Vídeo. Mas depois que ele
terminou a instalação, o sistema ficou normal.

Infelizmente, eu não tenho nenhuma sugestão, a não ser dizer pra você tentar outra distribuição.
Talvez uma solução seria você tentar o DVD do Ubuntu em vez do Live CD. É só um chute. Como
o DVD não tem essa opção de rodar o sistema sem instalar, mas vai logo instalando, quem sabe
você não consegue instalar normalmente?

Bem, tenho que repetir, eu sinto muito mesmo, já passei por isso com esse laptop Positivo que
citei. Chega a ser broxante, mas não podemos fazer nada. A culpa não é do Linux, mas sim dos
fabricantes de hardware que não estão dando a mínima par nós usuário do Linux.

Boa sorte.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2009, 08:50 »
Luciano Gardim,

As placas sis são difíceis de carregar, com o alternate, voce vai carregar o minimo do minimo de video para podermos ver se funciona

Com o seu cd de instalação teclando F6 no inicio ( argumentos de instalação ) e colocando => -xforcevesa ( sinal de menos na frente ) não rolou certo?

Voce vai ver este texto no seu topico para poder responder a ele.

[],s

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] - Ubuntu não roda em Semp Toshiba STI IS-1462 - F-7596 111
« Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2009, 12:25 »
Amigos, é com imenso prazer que editei o título deste tópico, e acrescentei nele a tag "[RESOLVIDO]". Depois de milhões de tentativas frustradas, consegui rodar em live-CD. Os testes funcionaram com o Ubuntu 8.10 e o Mint 5 (baseado no Ubuntu 9.04) e o problema, como já se sabia, era com o drive de vídeo.

A grande questão é que eu não conseguia carregar nada pra poder alterar o famigerado driver da Via, e as opções de boot não funcionavam. Até o "xforcevesa" não surtia efeito, e o problema com a versão alternate (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,54592.msg314479.html#msg314479) realmente minou minhas forças e cheguei a desanimar, sem dúvidas.

Estou fazendo um tutorial bem detalhado, e postarei aqui logo, logo. Já adianto que o "xforcevesa" foi o salvador da pátria, só estava usando da forma errada.

Assim que finalizar, edito o post.

*-*-*-

Vamos à solução:

- dê o boot pelo live-CD (normal, não precisa ser alternate), escolha sua linguagem.

- entre na opção "Modos" (na versão 8.10 é a tecla F4, mas pode variar) e escolha "Modo Gráfico Seguro". Dê ENTER, e a janela se fechará, voltando para a tela de boot.

- entre na opção "Outras Opções" (na versão 8.10 é a tecla F6, mas repito, pode variar). Note que aparecerá uma linha de comando. Não tenha medo dela. Apenas faça tudo com cuidado. O seu cursor estará meio escondido, no final dessa linha de comando, que termina com:

Código: [Selecionar]
... quiet splash --
Se tiver dúvidas, aperte a tecla "End" no seu teclado que você encontrará o cursor.

Pois bem,  linha de comando inteira, na versão 8.10, é exatamente isso:

Código: [Selecionar]
file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper initrd=/casper/initrd.gz quiet splash --
Bom, nós precisamos adicionar o "xforcevesa" (sem as aspas, ok pessoal?), mas no local correto, que é exatamente antes de "initrd=/casper/initrd.gz", ou seja, a linha deve ficar assim:

Código: [Selecionar]
file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper xforcevesa initrd=/casper/initrd.gz quiet splash --
Aí o Ubuntu rodará normal!

Agora vou ver como instalar e configurar o note pra usar sempre o driver correto. Assim que conseguir, posto aqui novamente.

A fonte: http://sites.google.com/site/sti1462/xorg-conf
« Última modificação: 05 de Setembro de 2009, 13:01 por Luciano Gardim »
Um dia eu faço um blog... um dia.