Autor Tópico: Sem som  (Lida 1620 vezes)

Offline ischuster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Sem som
« Online: 30 de Junho de 2009, 17:05 »
Não consigo reproduzir som algum.
A imagem é perfeita, mas sem som.
Ocorre em todos os aplicativos.
Já testei em tudo no Sistema>Preferência>Som e nada funcionou.
O monitor, onde estão os auto-falantes, está conectado por HDMI - não sei se faz-se necessário algum driver especial.
No Windows Vista, original de fábrica, funciona bem. Só para descartar problema de hardware :P
Meu equipamento é um HP m9360br.

Aproveitando o tópico, alguém conhece algum driver para webcam Logitech QuickCam Messenger ...? No site do fabricante não tem.

Abs,

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Sem som
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2009, 17:36 »
ischuster,

Boa tarde. Testaste pela saída analógica? Apenas para nos certificarmos se o driver de áudio está, ok...

Se sair som através da saída analógica, verifique no site do fabricante do monitor se existe opção de driver para Linux.

Abraço!!


Offline ischuster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Sem som
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2009, 10:05 »
Pois é. com o cabo analógico funfa...
Já andei pesquisando no site da HP e só possuem drives para os SO Windows.
Para o vídeo eu consegui baixar um drives da NVidia e ficou bem bom, embora o esquema de rotação para mostrar em "portraite" não funcione, mas o som ... nada.
De qualquer forma, valeu pelo interesse.

Abs,

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Sem som
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2009, 01:22 »
ischuster,

Boa noite. Olha, o esquema de orientação da tela talvez tu consigas resolver instalando o programinha de configuração do Compiz. Faz o seguinte: vai em "Aplicações>Adicionar/Remover..." e procura por "ccsm".

Quanto ao som... De fato, como na analógica está funcionando, nem adianta mexer no driver de som (que deve estar ok). E como a saída é HDMI, teoricamente só se o fabricante do monitor disponibilizasse o driver (para o dispositivo). Não sei se há algum adaptador de HDMI pra P2, mas daí tu terias que usar o vídeo pela VGA...

Aliás, se eu estiver correto, estás utilizando o HDMI para o vídeo também, o que sugeriria que talvez haja suporte nativo com algum driver genérico... O vídeo já funcionava normalmente antes de tu instalares o driver da Nvidia?

Não sei como funciona o suporte da HP, mas tenta "trocar umas figurinhas" com os caras, por telefone mesmo, para ver se eles tem alguma sugestão.

De qualquer maneira, vou procurando por aqui, se achar alguma coisa, posto aqui.

Abraço!!

PS.: Qual a versão do Ubuntu tu está usando?



« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 01:50 por GuidjeLeGamba »


Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Sem som
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2009, 19:09 »
ischuster,

Boa noite. Já faz um certo tempo que apresentaste tua dúvida, mas encontrei no fórum internacional (em inglês) algumas informações sobre sistemas de som no Ubuntu que podem lhe ser bem úteis:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=843012

Nesse tópico, são explicados os vários níveis do sistema de som no Linux e como configurar corretamente o servidor de som para que ele funcione com canais 5.1, 7.1 e HDMI, inclusive!!

Espero que isso lhe ajude!!

Um abraço!!