Enquete

Ubuntu atualiza os drivers de software fechados como nvidia?

sim
2 (66.7%)
não
1 (33.3%)

Votos Totais: 2

Autor Tópico: drivers da estação  (Lida 1944 vezes)

pricebsb_010

  • Visitante
drivers da estação
« Online: 22 de Junho de 2010, 11:10 »

E ai galera do Ubuntu, como vão?

Estou iniciando no ambiente linux, tanto como S.O. como em linha de comando.

E é o seguinte. Eu gostaria de saber se o Linux instala os drivers do meu hardware sozinho, ou até melhor, como posso consultar se está instalado corretamente e se a versão está atualizada.

Bom, indo até > sistema > administração >  drivers de hardware, eu tenho o seguinte diagnóstico:

Driver de aceleração de vídeo nvidia (versão 173)
Driver de aceleração de vídeo nvidia (versão 96)
Driver de aceleração de vídeo nvidia (versão current) [Recomendados]

Bom, a que eu estou usando é a terceira opção, por ser recomendada e na tradução current = a mais atual.

Enfim, sinto até uma certa lentidão na máquina, mas estou usando todos os efeitos 3D do S.O.

Pessoal, para não prolongar a conversa, onde posso saber os dados de TODOS os drivers da minha máquina?


Galera, muito obrigado, e lembrem-se terminal pra mim ainda é um bicho de 7 cabeças! :D



Dados na máquina:
S.O: Linux 10.04
Placa mãe: P5VD1-x
Processador: P4 2.8 GHz
Placa de vídeo: Gforce 6500
Restante on board

Vlw!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: drivers da estação
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2010, 13:37 »

E é o seguinte. Eu gostaria de saber se o Linux instala os drivers do meu hardware sozinho, ou até melhor, como posso consultar se está instalado corretamente e se a versão está atualizada.

Em GNU/Linux é diferente do Windows. No Linux, se está funcionando, está instalado
Citar
Bom, indo até > sistema > administração >  drivers de hardware, eu tenho o seguinte diagnóstico:

Driver de aceleração de vídeo nvidia (versão 173)
Driver de aceleração de vídeo nvidia (versão 96)
Driver de aceleração de vídeo nvidia (versão current) [Recomendados]

Bom, a que eu estou usando é a terceira opção, por ser recomendada e na tradução current = a mais atual.
a idéia, não é a de ser mais atual ou não, e sim a que funciona melhor

Citar
Pessoal, para não prolongar a conversa, onde posso saber os dados de TODOS os drivers da minha máquina?

Sem conhecimento vai ser meio dificil, mas vai lá, o comando em terminal para saber os drivers (modulos) instalados é
Código: [Selecionar]
sudo lsmod

[]'s

pricebsb_010

  • Visitante
Re: drivers da estação
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2010, 14:38 »

 Ok!

 Obrigado!