Autor Tópico: DICA-Um ambiente amigáve  (Lida 4715 vezes)

Offline clingon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
DICA-Um ambiente amigáve
« Online: 23 de Agosto de 2009, 11:25 »
   Eu acredito que o ubuntu seria mais amigável se no ambiente gnome tivesse os icones no desktop como padrão e com o icone do firefox no desktop e um cliente de msn tipo aMSN ou emesene, geralmente quem usa o windows e vai conhecer o linux nao sabe bem o nome dos cliente do msn do linux por isso vem junto um cliente mais parecido com windows messenger.
   Ex.
   Sou iniciante no ubuntu de cara ja vejo o navegador firefox no desktop, ja é um passo vai no menu e ja ve o icone do emesene clica ali  abre um cliente de msn parecido com o do windows tudo fica mais facil.E no ubuntu o emesene poderia vir configurado diferente com skin e notifcação ja marcado nos plugin.
    É uma simples mudança que pode da certo.
 :)

Offline hallyson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: DICA-Um ambiente amigáve
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2009, 11:53 »
Uma das vantagens do linux é que o código é aberto e podemos fazer quais modificações quisermos,concordo em parte com a tese de simplificar a plataforma gráfica, porem por outro lado a filosofia do software livre é totalmente diferente do S.O fechado, neste caso não devemos tentar deixar o Linux parecido com o windows, e sim em fazer que ele evolua cada vez mais dentro da sua proposta até mesmo porque está questão da area de trabalho voce mesmo pode personalizar como bem entender e deixar todos esses icones no desktop, basta voce personalisar.

atenciosamente

Hallyson

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: DICA-Um ambiente amigáve
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2009, 15:30 »
   Eu acredito que o ubuntu seria mais amigável se no ambiente gnome tivesse os icones no desktop como padrão e com o icone do firefox no desktop e um cliente de msn tipo aMSN ou emesene...

Meu Windows Vista que veio na máquina fica sem nenhum ícone no desktop. Pra mim é o pior local para se colocar um atalho.
Esta dica é bem útil para apresentar a um recém-chegado no mundo Linux, mas como caminho independente, prefiro a inovação do uso do desktop. Não concordo que o jeito-Microsoft seja o jeito correto. Eu prefiro o jeito Gnome.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: DICA-Um ambiente amigáve
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2009, 18:01 »
   Eu acredito que o ubuntu seria mais amigável se no ambiente gnome tivesse os icones no desktop como padrão e com o icone do firefox no desktop e um cliente de msn tipo aMSN ou emesene...

Meu Windows Vista que veio na máquina fica sem nenhum ícone no desktop. Pra mim é o pior local para se colocar um atalho.
Esta dica é bem útil para apresentar a um recém-chegado no mundo Linux, mas como caminho independente, prefiro a inovação do uso do desktop. Não concordo que o jeito-Microsoft seja o jeito correto. Eu prefiro o jeito Gnome.

+1.

É ótimo isso, procura-se um sistema diferente, mas "seria mais amigável" se fosse igual.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: DICA-Um ambiente amigáve
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2009, 08:11 »
Meu Windows Vista que veio na máquina fica sem nenhum ícone no desktop. Pra mim é o pior local para se colocar um atalho.
Esta dica é bem útil para apresentar a um recém-chegado no mundo Linux, mas como caminho independente, prefiro a inovação do uso do desktop. Não concordo que o jeito-Microsoft seja o jeito correto. Eu prefiro o jeito Gnome.

@ agente100gelo,

Acho que o que o clingon apresentou é específico praquele usuário com baixo grau de senioridade que esteja de fato migrando do Windows para o Linux. Há algum tempo eu postei uma resposta em um tópico sobre "arrecadação" de seguidores para o Linux, dicando como migrar em três passos. Tenho praticado isso e uma das coisas que aprendi é que a resistência diminui muito no primeiro passo (deixar o Lunix em dual-boot só pro amigo fuçar) se as interfaces são similares. A partir do final do segundo passo (em que o amigo está migrando seus dados para o ambiente Linux), que é o momento em que você o está preparando para dar os primeiros passos sozinho, é o momento ideal para mostrar que agora ele pode ser diferente, mostrando todas as vantagens de se libertar daquele ambiente quadrado.


@ clingo,

Você pode criar um ambiente genérico completamente configurado à sua maneira, ciar um .ISO e distribuir para os seus amigos a "sua" versão do Ubuntu. Há material farto sobnre como fazer isso aqui no forum.

Offline clingon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: DICA-Um ambiente amigáve
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:51 »
   Bom vamos deixar de lado a parte de desktop ja que o windows vem seim icones no desktop como jpadrão, mas ficaria muito bom se tivesse um clinete de msn padrão por exemplo o emesne pequeno e parecido com o msn do win. Uma boa seria um painel de controle no ubuntu gnome onde numa janela tivesse todos os icones do conf do sistema, nnão precisa se igual a do windows mas sim que nem o painel de controle do mandriva tem tudo de uma forma simples e direta, mas no ubuntu poderia ser mais simples tipo abrindo um nautilus com os icones dentro seria muito facil para iniciantes.
   Eu vo navegar no fórum e ver como cria uma ISO.
   VLW

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: DICA-Um ambiente amigáve
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:23 »
Uma boa seria um painel de controle no ubuntu gnome onde numa janela tivesse todos os icones do conf do sistema, nnão precisa se igual a do windows mas sim que nem o painel de controle do mandriva tem tudo de uma forma simples e direta, mas no ubuntu poderia ser mais simples tipo abrindo um nautilus com os icones dentro seria muito facil para iniciantes.

Opa! Esta é fácil!!! Anotaí: localize o ícone do Ubuntu na ponta esquerda da barra de ferramenta superior. Clique com o botão da direita e selecione "Editar menus". Na janela que vai se abrir, a coluna da esquerda é um tree-view da estrutura de menus da barra superior. Localize e clique em cima de "Sistema". Na coluna do meio da janela vão aparecer as opções configuradas para esse menu. Você verá que já estão selecionados os sub-menus "Preferências" e "Administração". Tem um outro item que aparece, mas sem marcar: "Centro de Controle". É isso que você quer. Marque-o, feche a janela e veja o resultado abrindo o menu "Sistema" na barra superior.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: DICA-Um ambiente amigáve
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:35 »
Uma boa seria um painel de controle no ubuntu gnome onde numa janela tivesse todos os icones do conf do sistema, nnão precisa se igual a do windows mas sim que nem o painel de controle do mandriva tem tudo de uma forma simples e direta, mas no ubuntu poderia ser mais simples tipo abrindo um nautilus com os icones dentro seria muito facil para iniciantes.

Opa! Esta é fácil!!! Anotaí: localize o ícone do Ubuntu na ponta esquerda da barra de ferramenta superior. Clique com o botão da direita e selecione "Editar menus". Na janela que vai se abrir, a coluna da esquerda é um tree-view da estrutura de menus da barra superior. Localize e clique em cima de "Sistema". Na coluna do meio da janela vão aparecer as opções configuradas para esse menu. Você verá que já estão selecionados os sub-menus "Preferências" e "Administração". Tem um outro item que aparece, mas sem marcar: "Centro de Controle". É isso que você quer. Marque-o, feche a janela e veja o resultado abrindo o menu "Sistema" na barra superior.

Taí que não sabia disso :D
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson