Autor Tópico: sem som no ubuntu 9.04  (Lida 3834 vezes)

Offline kelsonpi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
sem som no ubuntu 9.04
« Online: 26 de Julho de 2009, 15:36 »
Pessoal,

Tenho um Compaq CQ40-311BR com a versão 9.04 instalado. Não consigo ouvir nada! Será problemas no driver? Espero que alguém possa enviar uma ajuda o mais rápido.

$ 00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)

Abraço a todos.


Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2009, 17:08 »
Pessoal,

Tenho um Compaq CQ40-311BR com a versão 9.04 instalado. Não consigo ouvir nada! Será problemas no driver? Espero que alguém possa enviar uma ajuda o mais rápido.

$ 00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)

Abraço a todos.



Pesquise no fórum por "ubuntu sem som" e você vai encontrar vários posts de pessoas que tiveram o mesmo problema.
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 17:13 por gcclt »

Offline kelsonpi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2009, 20:22 »
gcclt,

Já fiz essa consulta e não encontrei nada parecido com meu problema. Aparentemente normal, mas sem som! Entrei na configuração: $ alsamixer (para aumentar o volume) e continuo sem áudio! Ele também não está em estado "mudo".
 
Ainda estou sem áudio!

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2009, 23:20 »
gcclt,

Já fiz essa consulta e não encontrei nada parecido com meu problema. Aparentemente normal, mas sem som! Entrei na configuração: $ alsamixer (para aumentar o volume) e continuo sem áudio! Ele também não está em estado "mudo".
 
Ainda estou sem áudio!

Se você tem o alsa remova o pulseaudio:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,54044.0.html

Offline kelsonpi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2009, 12:40 »
Verifiquei que os três controladores estão instalados. Fiz a remoção do Pulseaudio e OSS. Sendo ia removendo um de cada vez e realizando testes. Mesmo assim continua sem áudio. Agora percebi que o áudio fica constante no phone (sempre com o tambores do ubuntu, sem parar!). Também fiz o teste deixando como padrão o Pulseaudio, OSS e Alsa, em nenhum surgiu o áudio. affffffffff. E agora?

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2009, 12:51 »
Verifiquei que os três controladores estão instalados. Fiz a remoção do Pulseaudio e OSS. Sendo ia removendo um de cada vez e realizando testes. Mesmo assim continua sem áudio. Agora percebi que o áudio fica constante no phone (sempre com o tambores do ubuntu, sem parar!). Também fiz o teste deixando como padrão o Pulseaudio, OSS e Alsa, em nenhum surgiu o áudio. affffffffff. E agora?


Digite alsamixer no terminal e aumente o som de todas as opções com a seta para cima do teclado. Para sair tecle "ESC".

Offline kelsonpi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2009, 16:06 »
Meu caro,

Se verificar bem os tópico, verá que essa opção também já foi realizada. E o problema continua!

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:08 »
Meu caro,

Se verificar bem os tópico, verá que essa opção também já foi realizada. E o problema continua!

Pesquisando na internet descobri que trata-se de um bug que para corrigi-lo basta adicionar a linha abaixo:
Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel enable_msi=1No final do arquivo:
Código: [Selecionar]
gksudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
Reinicie o Ubuntu!

Fonte: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/274424

Offline Danillo Guedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2009, 18:37 »
Pra economizar a criação de um novo tópico com o mesmo assunto: eu também estou com esse problema de áudio no 9.04 (eu instalei a versão customizada do linuxnopc). A minha lspci volta o seguinte:

Citar
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 01)
01:00.0 Communication controller: Conexant Systems, Inc. HSF 56k Data/Fax Modem (rev 01)
01:05.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8001 Gigabit Ethernet Controller (rev 13)

Ao abrir Controle de volume > Preferências aparece o seguinte:

Citar
Selecionar as faixas visíveis:
Master  Reproduzir

Ah, e eu tenho todos os codecs e plugins instalados (que já veio nessa versão customizada).
Bom, pra começar, são as informações que eu sei passar.  ;D
Espero que alguém possa me ajudar a me livrar de vez do Janelas.  ;)
« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 18:44 por Danillo Guedes »

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2009, 19:00 »
Pra economizar a criação de um novo tópico com o mesmo assunto: eu também estou com esse problema de áudio no 9.04 (eu instalei a versão customizada do linuxnopc). A minha lspci volta o seguinte:

Citar
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 01)
01:00.0 Communication controller: Conexant Systems, Inc. HSF 56k Data/Fax Modem (rev 01)
01:05.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8001 Gigabit Ethernet Controller (rev 13)

Ao abrir Controle de volume > Preferências aparece o seguinte:

Citar
Selecionar as faixas visíveis:
Master  Reproduzir

Ah, e eu tenho todos os codecs e plugins instalados (que já veio nessa versão customizada).
Bom, pra começar, são as informações que eu sei passar.  ;D
Espero que alguém possa me ajudar a me livrar de vez do Janelas.  ;)

Já tentou ir no Terminal e digitar alsamixer e aumentar o volume de todos os controladores. Depois perto do relógio clique em Controle de volume e veja se está tudo no máximo e nenhum no mudo.

Se não funcionar, dê uma olhada na mensagem: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,54081.msg311007.html#msg311007

Offline Danillo Guedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2009, 02:22 »
Alsamixer:

Citar
danillo@Danillo:~$ alsamixer

alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: No such file or directory

Eu tinha tentado essa solução do bug, também, mas não deu em nada. Eu imagino que seja alguma coisa de incompatibilidade, porque, quando eu rodei a versão normal do ubuntu, antes de instalar essa customizada, saía o som de abertura e tudo. Isso significa que a placa de som já tinha sido reconhecida, ou não? ??? Vou tentar dar uma fuçada aqui e ver o que eu consigo. Valeu pelas dicas! Se souber de outras... :)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2009, 10:55 »
Alsamixer:

Citar
danillo@Danillo:~$ alsamixer

alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: No such file or directory

Eu tinha tentado essa solução do bug, também, mas não deu em nada. Eu imagino que seja alguma coisa de incompatibilidade, porque, quando eu rodei a versão normal do ubuntu, antes de instalar essa customizada, saía o som de abertura e tudo. Isso significa que a placa de som já tinha sido reconhecida, ou não? ??? Vou tentar dar uma fuçada aqui e ver o que eu consigo. Valeu pelas dicas! Se souber de outras... :)

Tente os comandos:
Código: [Selecionar]
sudo alsaconf
Código: [Selecionar]
sudo alsamixer

Offline Danillo Guedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2009, 23:52 »
Não sei como, mas consegui resolver o porblema do som... Eu estava desconfiado de que poderia ser por causa do driver do modem (O HSF da Conexant). Eu andei lendo em alguns fóruns e parece que ele pode alterar as configurações das placas de som HDA, da Intel. Enfim, eu só sei que instalei esse driver de novo e o som, que já tinha voltado, continuou normal. Talvez seja alguma coisinha na hora de rodar o hsfconfig, sei lá...  ;D

Offline kelsonpi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2009, 12:21 »
Danilo,

pode detalhar os passos de como resolveu seu problema?

Abraço.

Alsamixer:

Citar
danillo@Danillo:~$ alsamixer

alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: No such file or directory

Eu tinha tentado essa solução do bug, também, mas não deu em nada. Eu imagino que seja alguma coisa de incompatibilidade, porque, quando eu rodei a versão normal do ubuntu, antes de instalar essa customizada, saía o som de abertura e tudo. Isso significa que a placa de som já tinha sido reconhecida, ou não? ??? Vou tentar dar uma fuçada aqui e ver o que eu consigo. Valeu pelas dicas! Se souber de outras... :)

Offline Danillo Guedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: sem som no ubuntu 9.04
« Resposta #14 Online: 16 de Agosto de 2009, 13:51 »
kelsonpi,

eu fiz várias coisas que, talvez, nem tivessem sido necessárias... Quando a gente não conhece alguma coisa, nada melhor que o bom e velho método de tentativa e erro.  ;D Enfim, como você pediu, aqui vão as "instruções":
- primeiro de tudo, eu tinha instalado o Ubuntu 9.04 de uma versão customizada, do site Linux no PC, que já vem com os codecs, vários programa, várias bibliotecas etc. O som funcionava normal, até então, quando eu instalei o driver do meu modem (Conexant HSF) e o som parou de funcionar.
- depois disso, eu postei as minhas mensagens aqui, nesse tópico, mas tudo que eu fazia não adiantava nada. Como a instalação já estava meio instável, eu resolvi instalar o Ubuntu de novo, do mesmo DVD. Para confirmar se era ou não a instalação do driver que mexia no som, eu instalei ele e logo em seguida verifiquei o som (coisa que eu não tinha feito da outra vez). Dito e feito! Era isso mesmo que tava atrapalhando o som.
- então, eu dei uma olhada em alguns tópicos desse fórum, mesmo. Tinha várias coisas a respeito e eu segui uma dica do Alarcon, de instalar o driver do Alsa Mixer, que tinha no site da Linuxant, também. Quando eu fui instalar ele, deu algum pau que a instalação não terminava. Antes disso eu tinha desinstalado o driver do modem (e, detalhe, o som não tinha voltado mesmo assim). O pior é que, como aquele pacote tava sendo "instalado" ainda, não tinha como instalar outros e o gerenciador de atualizações dava pau, também. Imagine: eu fiquei sem áudio e sem modem=sem internet!!
- quando tudo parecia perdido, eu entrei no aptitude e parei a instalação do Alsa driver. Milagrosamente, o som tinha voltado. Depois, eu instalei de novo o driver do modem e fui respondendo às perguntas do terminal de acordo com as respostas que eles mesmos sugeriam, entre [  ].
Terminada a instalação, eu reiniciei o sistema e seja o que Deus quiser... Ficou tudo normal, ou seja, o áudio funcionava normalmente e o modem, idem.

P.S.: esse conflito parece que ocorre sempre com os softmodens da Conexant e os dispositivos HDA da Intel. Parece que, quando se instala o driver do modem mexe na configuração do áudio porque, em alguns casos, a placa de som pode funcionar como modem também.  :P Enfim, como eu tinha dito, eu não entendo muito de Linux, mas, aparentemente eu consegui resolver o meu problema com esses passos mirabolantes, aí de cima. Se alguma informação puder te ajudar...  :)

Boa sorte! E, não desista do Linux!