Autor Tópico: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?  (Lida 17028 vezes)

Offline mestre_Kame

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Mestre_Kame
    • Ver perfil
Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Online: 24 de Julho de 2009, 14:25 »
O governo paulista tem o Projeto Acessa SP, programa estadual de inclusão digital, que já existe no Parque da Juventude, na zona norte da cidade.
Lendo sobre o assunto, achei o manual do programa e para meu espanto vi que o sistema do projeto é um KDE com "cara de windows" com vários aplicativos já instalados como gimp entre outros.

Inlcusive no dia 27 de julho, será aberto uma central com 11 computadores para uso exclusivo de crianças de até 11 anos. Ou seja "novos usuários".

A pergunta que fica no ar é, Linux com cara de Windows resolve?


Para quem quiser conferir o sistema.
http://docs.acessasp.sp.gov.br/acessaLivre/v3finalbaixa.pdf

Site do Projeto
http://www.acessasp.sp.gov.br/

http://www.acessasp.sp.gov.br/


Mestre_Kame
::: Ubuntu User :::

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 15:05 »
A questão é complicada...

Por um lado, o Linux com cara de Windows pode ajudar a ignorar aquela inércia inicial de aprendizado inerente ao ser humano. O cara meio acostumado com o Windows não leva um choque tão grande e não tem que aprender tudo de novo depois.

Por outro lado, se essas crianças são primeiros usuários, elas não teriam essa inércia, e aí eu acho que isso vai na verdade prejudica-las, ao fazer com que elas aprendam a pensar só da maneira Windows. O que deveria ser feito era aproveitar que as crianças são marinheiros de primeira viagem e botar um Linux com cara de Linux mesmo, e ai ir mostrando as diferenças do Windows. Dessa maneira, elas já ficam preparadas no conhecimento de dois sistemas.

O problema é: qual é a cara do Linux? Gnome? KDE? LXDE? OpenBox? FluxBox? Terminal?
Então, na verdade é mais fácil para eles deixar com a cara do Windows mesmo...


Mas o projeto é bem interessante...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Lunik

  • Visitante
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2009, 21:25 »
Eu acho que é válido sim.
Penso que a questão principal é que o kernel linux está rodando nessas máquinas.
Não faz diferença se é o linux da hanna montana (http://www.meiobit.com/meio-bit/open-source/hanna-montana-linux-pedobar-approved) ou Lindows.

O importante é aumentar userbase e chamar a atenção de desenvolvedores e fabricantes de partes.

Outros projetos como Ubuntu, Debian, etc, não sofrem nada com isso.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2009, 22:21 »
Penso = ao Lunik
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Fernando Gonçalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2011, 10:17 »
Paz e Bem, Comunidade.
.
Interessante essa proposição sobre a aparência Windows num ambiente que deveria ser genuinamente GNU.
.
Algum dos senhores foram além da aparência ?!!!
.
Como Usuário do Acessa SP no município de São Vicente afirmo que esse LTSP Acessa Livre 3.2 é um gueto tecnológico que precisa ser debatido pela Comunidade GNU.
.

Até.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2011, 11:00 »
Olhando para a página 8 do manual, surgiu a seguinte pergunta: não correm o risco de serem processados por plágio, usando uma aparência tão idêntica assim? Por exemplo, não podemos criar um produto e estampar na caixa a aparência da coca cola, não é? Mas podemos usar um sistema com a aparência de um produto particular?

Apenas curiosidade.
Abraços

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2011, 13:43 »
Ah, que fuleiragem - até o botão 'iniciar' é igual  >:(

Gostei não - o KDE é muito bonito e tem valor próprio - seria muito mais legal se eles colocassem um KDE  4 com todos os efeitos do compiz ativado etc e talz ( se ele já está assim e eu não li ou passei por cima sem querer, desconsiderem ) que daí já encheria os olhos da galera, afinal, muuuita gente gosta daquelas frescurites legais hehehe .

Pra falar a verdade, o próprio ''iniciar'' do KDE já é bem intuitivo - tá lá no cantinho inferior esquerdo, quando se clica abre a famosa janelinha etc etc etc
Seria preciso ser muito burro pra não sacar logo de cara onde é que se mexe no esquema. Se fosse Gnome, aí bem... para quem não está acostumado acha esquisito, mas KDE?

Legal incentivar o uso do Linux, mas acho que o Linux tem qualidade de sobra para se 'impor' por si mesmo, o maior "problema" eu ainda creio que ainda fica por conta dos programas, porque muita gente ainda pensa que é igual no Win quando não é, o famoso next-next-finish.
"_Cadê o photoshop?" Pergunta o usuário ( que em sua grande maioria não sabe mexer nem em 15% do programa...)
"_Tem Corel?" ( idem )

Haja saco...

Me lembro do famigerado Famelix e seu visual do Vista - argh! Uma experiência tão nojenta que em seu próprio fórum ninguém sabia me responder ou esclarecer nada  a respeito do sistema. Eu que comprei a revista com o livecd todo empolgado pra testar o sistema que só falavam bem dele na net... desisti do Linux por 8 meses por causa disso, até que conheci o saudoso Kurumin e aí a coisa foi completamente diferente.

Ainda bem que o Famelix foi descontinuado.
« Última modificação: 30 de Junho de 2011, 13:45 por Darth Vader »

lcquerido

  • Visitante
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2011, 16:09 »
Deixa em ver se entendi: Vocês estão brigando porque o programa acessa SP está usando Linux, mas com uma Janela (Window) que não é igual à sua, ou à Gnome, ou à ...?

Gente, pellamordedeus, até onde vai esta paranóia? Já pensaram se cada desenvolvedor fôsse usar um tipo de menu, janela, posição e etc diferente só para não ficar igual ao concorrente? Ou então não usarem filtros de extensão só para ter o seu próprio e sem ter suporte à outros formatos?

Tem horas que vocês são um saco em cima do saco também viu!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2011, 20:53 »
Acho que resolve os problemas de virus e das formatações frequentes das makinas.
Isso não foi feito p/ "linuxar" ninguem.
Acho que é simples economia de gastos.
Afinal com linux esses usuarios podem acessar o famigerado orkut sem detonar a rede toda com virus/spywares/trojans.

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2011, 22:20 »
Poderiam ter ficado com o Ubuntu mesmo, alguma configuração da barra pra deixar inferior somente.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2011, 23:24 »
Ubuntu com cara de windows é o ylmf.os 3.0 que é baseado no Ubuntu 10.04
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Ylmf-OS-3.0/

Offline Jhon_than

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2011, 22:10 »
Concordo com clodoaldops, para esses casos deve-se utilizar as maquinas com Linux, pois senão toda semana eles teriam de formatar essas maquinas.
Independentemente que seja para apagar incendio, com visual igual ao XP, entre outros. O importante esta na essencia, é um Linux, e isso é o que vale !!!
" Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si, encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia." ( Joseph Campbell )

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2011, 16:20 »
Olhando para a página 8 do manual, surgiu a seguinte pergunta: não correm o risco de serem processados por plágio, usando uma aparência tão idêntica assim? Por exemplo, não podemos criar um produto e estampar na caixa a aparência da coca cola, não é? Mas podemos usar um sistema com a aparência de um produto particular?

Apenas curiosidade.
Abraços

É hoje em dia estão patenteando até o movimento dos dedos nas touchscreens, não sei não.

Também acho que para divulgar o linux, deveriam mesmo colocar o visual do linux mesmo, kde, gnome ou outra GUI.
Editado

O Botão iniciar tem o Logo do Windows. ???
« Última modificação: 08 de Julho de 2011, 16:26 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2011, 16:34 »
Sou de opinião a do Darth Vader, se é para ser no linux, que seja linux com cara de linux.

Ainda mais o KDE tão belo, colocar "iniciar", é demais né?!!!!

Offline Fernando Gonçalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Programa Acessa SP - Linux com cara de Windows resolve?
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2016, 16:14 »
 >:(
Olá !

Diabos! Não foram além da aparência mesmo.

Passados anos do início dessa discussão, quem aqui esteve nem mesmo se deu ao trabalho de verificar essa customização do UBUNTU, agora Solução Acessa Livre 4.5, onde pesa muito mais que o possível plágio de imagens da MS o fato de o Governo do Estado de São Paulo desrespeitar descaradamente o princípio fundamental de qualquer softwar livre ( as quatro liberdades fundamentais, lembram? ).

Fora isso a enormidade de restrições ( ñ é permitido baixar programas executáveis; a Rede é fortemente hierarquizada e centralizada na PRODESP - sic ).

Eu sei que quem lê esse post 'sabe mais das coisas do que eu', então, por favor, CONVIDO-OS a conhecer, problematizar, equacionar e discutir soluções factíveis para a Solução Acessa Livre 4.5.

Jurídicamente, acredito, é farsa o que faz o Governo do Estado de São Paulo ao afirmar ser a Solução AL uma customização UBUNTU que atende as Quatro Liberdades Fundamentais.

Então,alguém interessado em participar de um grupo de trabalho sobre o assunto?

https://www.facebook.com/SalaAcessaSPSaoVicenteGonzaguinha/?ref=bookmarks