Olá !
Se é "Livre" de restrições a Solução Acessa Livre acata as quatro liberdades fundamentais".
Como não permite acesso ao Código...
Em sendo uma customização UBUNTU...
...o livre ai é só nome fantasia !
Em sendo um LTSP construído com SL a sua pesada estrutura hierárquica de Rede derruba o ideal da Liberdade !
Para o usuário final a Solução acessa Livre 4.5 é um pé no saco. Ele sofre com travamentos, desatualizações, restrições tanto ou mais que no velho e bom XP da MS .
Contudo, ficaria feliz se a PRODESP atualizasse os navegadores e baixasse a restrição à executáveis !
Conversemos !!!!!
Interessante é isso, ver como continua o serviço cerca de 10 anos depois...
O problema das instituições públicas é que, em geral, não dão continuidade a um bom trabalho.
No começo tudo são flores, muda o governo e tudo muda e então as flores viram espinhos... é triste.
A customização do sistema é algo ok de se fazer e faz a até sentido, só é denecessário tendo em vista muitas vezes que tais interfaces já existam.
Muitas vezes é melhor investir em um treinamento básico, com um bom desmitificador de falácias sobre o linux (e isso é bom para afastar os que são aversos a modificações) ao invés de uma modificação para deixar o sistema mais parecido com o windows, o que demandará sempre maiores investimentos e esforços e equipe para mantê-lo assim, já que estamos falando de um sistema que deve ter (que me corrijam se eu estiver errado) iniciado com gnome2 que era bem mais simples de customizar do que o gnome3, ou unity, ou KDE atual...
Era melhor ter usado um KDE... sei lá, qualquer coisa com um menu do lado inferior esquerdo ...