Autor Tópico: Ubuntu... Ubuntu Studio ???  (Lida 8038 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Online: 08 de Novembro de 2009, 11:03 »
     Olá pessoal, bom dia. Bem, sei que o espaço aqui é para que hajam discussões sobre o "Ubuntu"... ok ! Mas se é assim, o que é esse "Ubuntu Studio" ? Pensei que era uma distribuição tal como Canonical Ubuntu vs BigLinux, mas ví que se trata de mais uma distribuição da pŕopria Canonical ?!? É isso mesmo ? Se é assim então o que ela traz se comparada com as mais "tradicionais" Ubuntu, Kubuntu ? Valeu pessoal, e tudo de bom pra vocês.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2009, 11:18 »
O Ubuntu Studio é um projeto derivado do Ubuntu que é reconhecido pela Canonical, mas não é um projeto "oficial". Para você compreender, ele possui o mesmo status do Xubuntu.

As diferenças básicas são:

- Conjunto de programas específicos para criação/edição gráfica, de vídeo e áudio.

- Usa Kernel RT (real time) que, supostamente, melhora a perfórmance das aplicações dedicadas a áudio e vídeo.

- Possui visual e logo próprios.

- Não tem "Live CD", só o "Alternate", já que é voltado ao uso profissional.

- Já traz os programas acima citados no próprio instalador e, por este motivo, vem num DVD, e não num CD.


Depois de instalado, porém, é como se estivéssemos no Ubuntu oficial.

Como sou músico e faço gravações no meu estúdio, optei pelo Ubuntu Studio desde 2007, mas ultimamente (até a versão 9.04 pelo menos) não faz muita diferença, já que o principal elemento diferenciador, o kernel rt, não funciona nada bem.


Abraços!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2009, 11:30 »
Legal Araújo, valeu. Ei, uma observação, então quer dizer que se sou um usuário "comum" de ubuntu, ou seja, só preciso navegar na internet, escrever alguns textos, ler alguns pdf's, ouvir minha músicas, ver alguns vídeos no Youtube... então algo como a Ubuntu Studio não é nada tão interessante pra mim não ok ?

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2009, 11:37 »
Exato... o Ubuntu está de ótimo tamanho para você! :) Abraços!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline wencesbanger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:01 »
Olá Blau_Araujo...
Eu gostaria de ouvir algumas dicas sua sobre o Ubuntu Studio.

Estou usando o Ubuntu 8.04 e o XP e estou iniciando no mundo da edição de vídeo (faço videos caseiros, coisas para a famila, nada de mais) e gostaria de saber se vale a pena eu instalar o Ubuntu Studio.

Estou um pouco familiarizado com o Sony Vegas, o Audacity e o Nero Vision.

Valeu!

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2010, 17:28 »
A explicação do Araujo, esta boa.

Mas o Ubuntu Studio vem evoluindo, e a última versão 9:10 se mostra a mais estável de todas.
O grande problema do linux em geral é o kernel, que faz com que os aplicativos de áudio tenham uma latência elevada, o que prejudica ou até impossibilita trabalhar seriamente em áudio no linux.
O kenerl-rt (realtime), é um kernel otimizado para diminuir a latência, também vem evoluindo, mas ainda deixa muito a desejar.
O problema é o kernel do linux, que é sofrível na questão de áudio, esta é a verdade e tem que ser dita.
Kernel-rt é uma tentativa de melhorar a perfomance.
Mas muita coisa boa já pode ser feita no kernel rt.
Todas as distribuições do linux sofrem deste grave problema do kernel, que nunca foi projetado para atender as exigências de áudio.
Jà testei quase todas as distribuições linux voltadas a produção muscial e todas sofrem do mesmo problema, a alta latência (atraso) no áudio.
Este é um ítem que tem sido desprezado pelos desenvolvedores do kernel, assim foi no passado, pois não se imaginava alguém utilizando o linux para produção musical.
Talvez as mudanças necessárias impliquem numa revisão total do kernel, uma revisão de todo o projeto linux.
Acredito que o problema é mais na questão do áudio.
Uma coisa é escutar músicas prontas, e reproduzir sons, outra coisa é produzir músicas e sons.
Não sei dizer se o kernel-rt ajuda na performance de vídeo, não penso que melhore.
Para transformar o ubuntu oficial (normal) em ubuntu studio, é muito fácil, pelos próprios repositórios se pode fazer isto, sem precisar de uma nova instalação.
Mas se você não produz músicas, nem efeitos de áudio, somente reproduz não precisa de kernel otimizado.
Para os aplicativos de vídeo, basta baixar e instalar pelos próprios repositórios do ubuntu normal
No próprio fórum tem dicas de como transformar o seu ubuntu normal em ubuntu studio.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2010, 17:54 »
Blau Araujo.


Vale a pena passar do Ubuntu Studio versão 9:04, para a última versão 9:10.

A seguir faço alguns comentários sobre o ubuntu studio em geral:

A estabilidade do Kernel rt melhorou muito.
Na parte de áudio, também agora da para selecionar melhor as placas de som.
O progama  musical que melhor roda no linux por incrível que pareça é o Reaper (que é pago, mas tem uma licença reduzida) para windows, mas que só pode ser instalado via wine.
O maior problema que vejo nos aplicativos nativos do linux para a produção musical é que a grande maioria depende do Jackcontrol (espécie de ponte entre os diversos softwares para poder reproduzir o áudio, uma espécie de rewire, mas que também não é).
E se tem um software de difícil configuração e muito instável , este se chama Jackcontrol.
Talvez a culpa até não seja dele, e sim dos outros softwares, mas a medida que você vai conectando mais aplicativos, a alta latência do linux fica evidente, fica tudo pesado até para reproduzir um som de baixa qualidade, em um simples soundfont.
Ao meu ver os aplicativos de áudio do linux, também consomem um exagero de memória, e um exagero de recursos do processador.
Um dos poucos projetos que não necessita do Jack control é o LMMS, que roda razoavelmente até no kernel normal.
Vale a pena testar o LMMS, pois trabalha até com alguns instrumentos VST.
Este parece ser o melhor projeto do linux em áudio.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2010, 18:12 »
Eu tenho o Ardour aqui e ele funciona maravilhosamente bem, é um programa muito leve e não requer o JACK (embora possa usá-lo conforme a preferência do usuário). Uma vez testei o Rosegarden, mas esse me pareceu muito mais pesado e difícil de usar. Tenho aqui também o MuseScore para edição de partituras, que me veio bem a calhar, pois ficava imaginando rodar o Encore no Wine (e ainda ter que colocar crack/serial - coisa que não é da minha ética...). Tudo 100%  :)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2010, 18:43 »
Eliseu.
O Muse Score é uma boa opção.
O Rosegarden é pesado , mas possui muitos recursos, e ainda não desiste dele.
Esta para sair uma nova versão, que vai trazer melhorias, inclusive suporte ao vst.
Não testei ainda o ardour, sem o jack.
Quando tento inicio o ardour , a primeira coisa que ele pede é justamete o jack control.
Nada de pessoal contra o Jack, mas é bem complicado ficar fazendo as conexões.
Não me parece produtivo, pois em áudio sempre queremos experimentar, e para isto temos que mudar as configurações, e desta forma perdermos muito tempo.
O muse normal é mais leve que o rosegarden, também estou testando.
Gosto muito do órgão Aeolus (órgão de Igreja), que tem uma qualidade excepcional, e é bem leve.

Offline wencesbanger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2010, 19:01 »
Mas e no meu caso que apenas quero editar videos caseiro e gravá-los em DVD para a familia toda assistir?

Eu almejo me especializar nesta área porém quero começar sem muitas ambições. Meu interesse no Ubuntu Studio surgiu por conta dos SO Linux extrairem melhores desempenhos do hardware, no meu caso 1 GB de memoria e um P4 de 3 Ghz não é suficiente para ter o Sony Vegas 100% junto com outros aplicativos no Windows, já no Ubuntu.....

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2010, 19:45 »
Ola todos.
Necessitamos de mais espaço neste fórum, pelo menos um subdiretório.
O Ubuntu Studio é um ubuntu  melhorado para áudio e vídeo.
Então existem estas duas grandes áreas áudio e vídeo.
Sugiro que a adminstração do fórum nos de mais espaço,  e poderia criar algo assim:

- Aplicativos:
  - Audio e Vídeo:
    - Audio Ubuntu Studio
E assim nós livremente poderiamos criar tópicos dentro do Audio Ubuntu Studio, como por exemplo:
continuando:
      - Aeolus
      - Ardour
      - Audacity
      - Efeitos
      - Hidrogen
      - LLMS
      - Muse
      - Muse score
      - Jack Control
      - Rosegarden
      - Sintetizadores

  etc...
     
Não seria ainda o ideal, melhor seria se pudessemos acrescentar mais sub-tópicos.
Obviamente também poderia ser feito o mesmo para a parte de criação de vídeos que é outra especialização, assim:
- Aplicativos:
 - Áudio e Vídeo:
   - Ubuntu Studio - Vídeo

Mas tudo tem um começo.
E para o próprio ubuntu studio em português possa se desenvolver necessita de uma comunidade forte, mas para isto acima tudo tem que ter espaço.
Anteriormente já tinha solicitado este espaço ao fórum, mas não fui comprendido.
Pois alegaram que o Ubuntu Studio é um Ubuntu, e por isto não necessita de detalhes, mas o Ubuntu Studio é uma especialização.
E infelizmente eles desconhecem as peculariadades técnicas deste Ubuntu.
O Ubuntu precisa crescer e este é um campo quase inexplorado.
A informação é muito importante, e deve ficar condensada em algum lugar no fórum, e não exparsa como esta.
Peço a todos os interessados que procurem insistir junto aos administradores para a criação deste espaço.
Entrem aqui e façam democraticamente a reinvindicação:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45962.0.html
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 20:06 por Becker »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu... Ubuntu Studio ???
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2010, 20:16 »
Mas e no meu caso que apenas quero editar videos caseiro e gravá-los em DVD para a familia toda assistir?

Eu almejo me especializar nesta área porém quero começar sem muitas ambições. Meu interesse no Ubuntu Studio surgiu por conta dos SO Linux extrairem melhores desempenhos do hardware, no meu caso 1 GB de memoria e um P4 de 3 Ghz não é suficiente para ter o Sony Vegas 100% junto com outros aplicativos no Windows, já no Ubuntu.....


Assim como o áudio, o vídeo tbm sofre um pouco. para edição Livre, existe o Cinelerra, o kdenlive, openShot e mais alguns, citei apenas os q acho melhor. No seu caso amigo, sugiro o openShot, fiz uns teste no meu pc e o programa se mostrou eficiente, fácil de mexer mas tem poucos recuros, já no caso do Cinelerra, esse sim é mais robusto, mas infelizmente não consigo rodar ele no Ubuntu, tem vários efeitos de transição, ajuste de imagem ... o kdenlive é bomt bm tipo moviemaker só q muito superior, o inconveniente é q é meio instável. Mesmo assim todos os programas q mencionei achei meio pesados.

No caso do seu micro, vc pode rodar o Premiere 6.5, acho horrível e poucos recursos, mas vai rodar leve, é só não exigir muito do pc pq senão vai dar pau toda hora ...
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits