Autor Tópico: Software livre arma novos ativistas - Estadão  (Lida 2276 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Software livre arma novos ativistas - Estadão
« Online: 17 de Abril de 2006, 07:24 »
jornal O Estado de SP - 17/04 - caderno Link - capa e pág. 6

Software livre arma novos ativistas

Mantido por ativistas do mundo todo, movimento prega que programas devem ser desenvolvidos coletivamente

Maurício Moraes e Silva

Nada de coquetéis molotov ou atividades clandestinas. Nunca foi tão fácil se tornar um revolucionário como nos tempos da internet. Com alguns cliques no mouse, você pode se juntar ao movimento do software livre, que reúne milhares de ativistas no mundo todo. Muitos estarão presentes nesta semana em Porto Alegre, no 7º Fórum Internacional de Software Livre.

Lançada pelo norte-americano Richard Stallman nos anos 80, essa iniciativa propõe o desenvolvimento conjunto de programas para computadores por colaboradores de todo o mundo. Entre os exemplos mais conhecidos estão o sistema operacional Linux, o pacote de aplicativos OpenOffice e o navegador de internet Firefox.


leia a íntegra: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=7057

Infográfico: Linha do Tempo: http://img01.link.estadao.com.br/multimidia/infografico/1145055685803.pdf

boa leitura

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Software livre arma novos ativistas - Estadão
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2006, 09:11 »
Lendo o Link semanalmente, tenho notado que o jornal Estadao tem dedicado cada vez mais espaço ao soft livre e outros SOs como o Mac OS.
Já a Folha de S.Paulo ainda continua com aquela mesma posição de anos atrás.   Jornalistas pouco qualificados para falar de soft livre.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Piras

  • Visitante
Software livre arma novos ativistas - Estadão
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2006, 18:12 »
Uma bela matéria, sem dúvida! Não me lembro ainda hoje de ter visto a questão do software livre ser tão bem colocada num veículo de grande circulação como nesta notícia.

O interessante é que O Estado de S. Paulo é considerado um jornal conservador, muito apegado às idéias dominantes no "mercado", enquanto que a Folha é vista como um diário mais avançado e pluralista. No entanto, no que tange ao software livre, as posições se invertem: a Folha parece o jornal da dupla Windows/Apple, enquanto que O Estado parece mais atento a todas as alternativas.

Para mim, o RC2006 matou a charada: como o jornalismo d'O Estado é de melhor qualidade e ali as pessoas conhecem aquilo que escrevem, o Linux é tratado com maior respeito. Na Folha, por sua vez, reina a leviandade, além, é claro, da regra que faz dos cadernos menos importantes uma confusão completa entre jornalismo e comércio. Aliás, basta ler o caderno Turismo, como suas reportagens sempre pagas por hotéis e agências de viagem para percebê-lo claramente. O próprio caderno Informática está sempre exibindo matérias com cheiro de propaganda. Nâo tem a menor credibilidade.

RodrigoCatalan

  • Visitante
Software livre arma novos ativistas - Estadão
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2006, 18:15 »
Citação de: "RC2006"
Lendo o Link semanalmente, tenho notado que o jornal Estadao tem dedicado cada vez mais espaço ao soft livre e outros SOs como o Mac OS.
Já a Folha de S.Paulo ainda continua com aquela mesma posição de anos atrás.   Jornalistas pouco qualificados para falar de soft livre.


Realmente não só o link mas a midia no Brasil vem melhorando muito em relação a software livre..... Acho que tudo isso se deve aos atuais programas do governo....