O Linux Ubuntu e os usuários básicos

Iniciado por rjbgbo, 23 de Julho de 2009, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

A tempos venho pensando em escrever sobre esse caso, principal/ hj, em virtude desse sucesso que tem feito o Ubuntu.

Tem sido de estarrecer o que temos lido, ultima/, aqui no fórum, seja: de iniciantes em Linux, e/ou meros usuários, literal/, básicos de computador.

Está se tornando comum: ver usuários, habituados na cultura do Windows saírem baixando programas e drives sabe-se lá de onde, instalando no Ubuntu, e ficando c/ instabilidade no SO; outros até s/ uma minima noção técnica de nomenclatura de informática; os que ficam apegados aquela obsessão de anti-vírus, e outros antis que se tem lá no Windows. Entre outras coisas.

Sincera/ até nem tenho idéia do que sugerir, já que a documentação deste fórum e também encontrada na Internet sobre o Ubuntu é farta, s/ falar no, incansável, suporte, nos alertas dados aqui nesse fórum.

Desculpem o desabafo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

ubu4ever

Concordo plenamente! Eles trazem uma "cultura" completamente diferente (a do windows) e não se preocupam em entender o básico do universo do linux. A proposta do Linux é diferente do Windows. Certas coisas não são necessárias em um ou vice-e-versa. A falta de preparo é realmente grande. Nada que uma pequena pesquisa no fórum não resolva (o que a maioria não faz). É chato ficar ajudando usuários que só porque não conseguiram instalar o Firefox 3.5, por exemplo, formataram o Ubuntu! É sempre assim. Quando não conseguem resolver um problema ou acham que tudo tem que acontecer na velocidade da luz (às vezes esquecem que ninguém aqui neste fórum ganha para ajudar - somos voluntários) preferem formatar e instalar de novo!

mpmoraes

Meus amigos, apesar de ser um usuário novo no Linux concordo com os apontamentos postados.
Hoje vivemos em uma época de facilidades, mas também de total alienação.
Onde está o espírito pesquisador que é natural de qualquer ser humano? Na maioria das vezes só o encontramos em crianças, esses muito mais jovens, que nem sempre são bem orientados.
A facilidade do instalar / desinstalar do Windows, a própria net com milhões de informações nos tornou preguiçosos e presunçosos.
Achamos que somos "o fera" quando na realidade nada sabemos e por quê esse é nosso status?
Porque vem tudo de "mão beijada". E por pura preguiça e falta de empreendedorismo aceitamos o que vem sem questionamentos, sem analisar seu sentido real e lógico.
Mudei para o Linux justamente por isso. Quero saber o que estou fazendo de certo e errado e não mais viver ao sabor das circunstâncias.
Precisamos desenvolver nossa paciência, nosso espírito de colaboração, voltarmos a ser pesquisadores, em fim, precisamos inovar todo nosso jeito de agir.
Chega de clicar em ".exe" e achar que está tudo legal. Quais as implicações desse nosso clique?
É o que o Linux nos "obriga" a saber...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Danielhsc

Concordo plenamente! Também sou "meio" novo no universo Linux, mas tenho lá os conhecimentos MCP's da vida. Acontece que o ambiente Windows nos deixou mal acostumados com as facilidades (não só de instalação/desistalação) mas de tudo! Como o amigo mpmoraes disse, nos achamos "fera" por que demos 4 cliques e fizemos algo " surpreendente". Quem aqui já usou IRC sabe do que estou falando...

De certa forma admiro como a Microsoft trouxe a facilidade para os usuários e pela integração de seus produtos (linha server), mas no meu ver, toda essa facilidade está tornando os usuários alienados! E admiro mais ainda como o Linux tem melhorado para os usuários! Comparem o Linux de hoje com o linux de 3 ou 4 anos atrás?

Como o amigo gcclt também disse, a proposta dos sistemas são diferentes, assim como a cultura de utilização de ambos. A grande questão é mudar a cultura windows de um usuário que está "migrando" de SO. Recentemente fiz uma experiência com meu pai (que não é usuário leigo). Ele comprou um note com Win Vista e vivia reclamando da lentidão. Fiz a seguinte pergunta: "O que você usa? Ou melhor, do que você precisa?" e a resposta foi: "Internet e Office.". Peguei o note, coloquei o Linux (Ubuntu 8.10), nos 2 primeiros meses confesso que quase me arrependi, pois foi uma pertubação só devido as comparações com o Windows, mas depois de mostra e mostrar e mostrar e ....  ::) a proposta do Linux, meu pai ta feliz da vida! Não quer trocar por nada! E como disse anteriormente, o maior problema é a cultura de utilização. O usuário tem que ter a consciência do re-aprendizado. Com isso, o resto é mole!

Hoje, sou um ex-usuário Windows feliz da vida!
Detalhe, sou desenvolvedor Windows! ;D
Possuo o ubuntu 9.04 com o VirtualBox para rodar uma maquina Windows XP somente por causa do Visual Studio 2008. E roda b-o-n-i-t-o!!!

achteutis

De mais um novato, que concorda com o que foi dito acima:

o fato é que usar windows também limita os usuários a um jeito só. Mais que tudo, concordo com o Danielhsc:
CitarO usuário tem que ter a consciência do re-aprendizado

Perfeito! Tem que saber, de algum jeito, que você vai entrar num mundo que não é o windows com outras cores e ícones, que é um jeito diferente de pensar a interação com o computador, que o que ele viva reclamando - falta de estabilidade - é uma das primeiras coisas a ser levadas em conta, que não há soluções mágicas, como os téquinicos vivem dizendo, nem pra windows nem pra sistema algum. E que é preciso um reaprendizado. Um reaprendizado que vai valer a pena. Dizem que é preciso ter a liberdade de escolha. Mas só se pode escolher quando se sabe, minimamente, o que se escolhe. Ao criar uma cultura que "facilita" o uso do computador através de um sistema que acaba por fazer o usuário confundir os objetos com que interage - pergunte às pessoas qual a diferença entre hardware, software, sistema operacional, internet, browser e office pra você ver, ou tente explicar - a microsoft ajuda a criar usuários que sabem fazer certos movimentos e conseguir certos resultados. Por acaso esses resultados se dão dentro de um sistema operacional, num computador. É diferente de criar um processo educativo, que envolve qualquer aprendizado, quanto mais um reaprendizado, no caso do linux e do ubuntu.

Em tempo: ninguém precisa sair expert de nada pra lidar com computador. Mas, como no ensino da escola (diz ele, professor de portugês), o mundo da informática entrou na vida diária, e saber o mínimo faz a diferença. Você não precisa ser bom em português, mas em algum nível, saber que algo é um verbo ou não faz uma diferença...

O que podemos fazer pra ajudar, aqui no fórum?
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Lunik

Eu concordo com seu texto, talvez porque eu me identifique com algumas coisas.

Mas ultimamente criei o hábito de sempre que ler um artigo desse tipo, tentar na minha cabeça imaginar se ele seria válido pros meus familiares ou meus amigos que têm menos intimidade pro computador.

A maioria de vocês que opinaram provavelmente são usuários linux antigos, ou seja, mesmo antes do ubuntu já usaram outras distribuições. Já passaram madrugadas editando arquivos de configuração pra corrigir um erro chato e no final tiveram aquela sensação ótima de satisfação, de ter "vencido a máquina".

É por isso que pra pessoas como vocês (e eu, se puder me incluir) é bem inquietante a idéia de pessoas instalando antivirus no computador, ou instalando qualquer coisa que encontram na internet, tirando o potencial do sistema e criando erros onde não deveriam haver.

Mas é preciso entender que o Ubuntu surgiu pra essas pessoas também. Pessoas que não PRECISAM passar pelo aprendizado que vocês passaram. Que não necessitam entender o funcionamento do apt pra instalarem um jogo ou ouvirem uma música, como seus pais, primos, amigos.

O próprio lema diz "Linux para seres humanos".

E apesar dele já ser um sistema maduro, é preciso dar tempo ao ubuntu pra se tornar mais amigável pra essas pessoas (sem perder o lado linux) e mais tempo a essas pessoas pra se familiarizarem com o sistema. É algo lento e gradual.

Ioca100

Isso é esperado, pois a turma do Windows está chegando(sou um deles), o negócio é ir ensinando as diferenças do Ubuntu com paciência.O aprendizado é longo.
Usuário Linux- 449417

mpmoraes

Acredito que não seja o caso do usuário ter que conhecer Linux ao ponto de administrar o SO, mas como foi dito aqui o mínimo.

Vi nessa página uma pergunta interessante: - como ajudar pelo fórum?

Minha opinião é:
Não se pode ter a pretensão de querer fazer todos os usuários se transformarem em administradores do sistema, mas dentro desse conceito de passar o mínimo uma sugestão é:

Para cada resolução (seja ela de configuração, via Synaptic, via terminal etc) tentar explicar o mínimo o porque se faz esse o aquele procedimento.

Pode parecer trabalhoso, mas é uma forma de proporcionar ao usuário uma visão lógica do processo e seus efeitos.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

clebson

Discordo,

Com exceção de poucos no tópico, reclamam da preguiça e comodidade do usuário novato.
Mas esquecem que o Ubuntu(Distribuições em geral) não é completamente maduro para
oferecer as facilidades que SÃO importantes para o usuário comum, é necessário uma
curva de aprendizado muito íngreme para quem é leigo e esta acostumado com o Windows.
(que tudo é feito graficamente e com mais facilidade)

Acontece principalmente que quem instala o Windows ou é um tecnico ou um amigo que conhece
um pouco sobre informática.
Imaginem uma pessoa que nunca teve contato com o Ubuntu e sabe o básico para resolver seu
problemas de sempre: Anti-virus, msn e talvez um Firefox ter que instalar algum programa
via Synaptic, via apt ou por pacotes, é muito complicado.

Eles perguntam coisas que estão no forum, já respondidas?
sim, mas eu tbm quando comecei fiz a mesma coisa.
Eles formatam ma maquina pq esta com problema para instalar um programa?
sim, quantas vezes eu já não fiz isso?

Eu fui persistente, varias pessoas tiveram interesse mas desistiram, não teem tempo para isso
ou preferem a comodidade, que é igual a curiosidade humana. Afinal, evoluímos para ter mais
conforto nas coisas com a tecnologia não seria diferente.

PS- E o Linux Mint por exemplo é o que eu mais indico para o usuário básico, este já tem uma comodidade maior que o Ubuntu é instalar e usar.

ubu4ever

Acho que se alguém quer fazer uma escolha, seja ela Windows, Linux, Unix, MacOS, BeOS, etc... ela tem que ter uma noção de onde está entrando e do que vai enfrentar. Você não pode mudar para o Linux e achar que vai ser como no Windows ou Mac. É a mesma coisa de você mudar de uma casa para um apartamento e achar que vai ser tudo igual. Os sistemas são completamente diferentes! Você não pode querer que um sistema seja igual ao outro. Nada é perfeito ou totalmente completo.

Também gostaria que as distribuições linux fossem mais amigáveis, pois até para mim seria mais fácil, entretanto se alguém quer facilidade e docinho na boca então saiba fazer a escolha certa!

Como Sartre disse: "O homem está condenado a ser livre" (Coleção Os Pensadores - Nova Cultural). Pois exerçam essa liberdade! Mais saibam o que estão escolhendo!

docetrago

Pra mim, o Ubuntu serve perfeitamente. Comecei usando o Kurumin, em dual boot com o XP.

Depois coloquei o Ubuntu sozinho e é só alegria.

A grande sacada é que qualquer coisa que eu vá fazer no meu velho PC é agora precedida de um estudo, de uma compreensão. Nada de ir baixando isso ou aquilo e clicando "next", "finish".

É mudança de cultura, é quebra de paradigma. Nem sempre isso é fácil.

Depende mais da própria pessoa.

velox256

O pessoal tem que ter em mente também que o usuário dito 'normal' quer é ligar a máquina e usá-la, mas tem também aqueles usuários que continuam 'abaixo da média' do uso do computador mesmo depois de anos, ou seja, são um zero à esquerda qdo pega a máquina pela primeira vez e continuam um zero à esquerda com o passar do tempo, isso falando em Windows, imagina em Linux...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

clebson

gccit,

CitarTambém gostaria que as distribuições linux fossem mais amigáveis, pois até para mim seria mais fácil, entretanto se alguém quer facilidade e docinho na boca então saiba fazer a escolha certa!

Desta forma, o Gnome nem o Kde nem os outros estáriam tentando abraçar um pouco do mercado Desktop. Usuários novos vão vir e vão querer comodidade, independente do sistema SO eles querem que sejam rapido e pratico(como eu quero e acredito que muitos de vcs tbm). Agora se vcs estão reclamando pq os novatos perguntam muito ou nem procuram a resposta é questão como disseram a cima reaprendizado(e em até certos casos como meu pai e muitas pessoas não tem tempo para perder com este reaprendizado quero o sistema redondo)

ubu4ever

clebson,

O Linux ainda não chegou no ponto de facilidade e comodidade de uso de outros sistemas ainda. E acho que vai demorar muito e em alguns casos não vai ser tão cômodo quanto os outros devido a sua cultura de segurança e do seu próprio funcionamento. Mas a questão é que o Linux é um sistema diferente. Não é a mesma coisa de você sair clicando em instaladores de programas e pronto como no Windows. Clicar em "i agree", "next", "next", "next", "finish"! Porque tantas pessoas são vítimas de golpes na internet? Porque tantos vírus infecta as máquinas de computadores Windows? Porque ninguém se preocupa em saber o que é um Sistema Operacional e de como protegê-lo e usá-lo corretamente (e não me refiro só ao linux, mas a todos de uma maneira geral. Ao conceito de Sistema Operacional). As pessoas tem que ter um mínimo de noção do que fazem e de como fazer. É a mesma coisa de você querer mudar de carteira de habilitação de carros leves para caminhões de grande porte e achar que vai ser a mesma coisa na estrada numa viajem de São Paulo até a Bahia!

Sei que um sistema para ser utilizado por leigos tem que ser de fácil utilização e amigável, entretanto você também tem que fazer a sua parte entendendo o sistema. Se você compra um celular, um handheld, uma Ferrari, um servidor, uma impressora, uma máquina digital, etc... tem que aprender a usá-los. Não fazer isso é ser alienado. Ex.: a maioria dos brasileiros se esquecem em quem votaram pouco tempo depois das eleições. Porque? Não têm a cultura de participar da política do país. A maioria critica o governo ou elogia por causa disso ou daquilo sem se dar ao trabalho de procurar entender as "reais" intenções por trás de uma decisão! Porque? Não se preocupam com o país como deveriam. (desculpem a fuga do assunto mas foi o único exemplo substâncial que encontrei - Não estou fazendo apologias ou propagandas!).

O Sistema Operacional é a "casa" virtual de uma pessoa. Cabe a ela entendê-la, limpá-la e protegê-la. As pessoas hoje em dia querem um computador para entrar em sites de relacionamentos, programas de mensagens instantâneas, internet, etc... e não estão nem aí para o computador. Quantos de vocês se preocupam em fazer manutenção do sistema ou do próprio hardware? Outro dia um usuário disse que não estava conseguindo instalar um programa pois estava aparecendo a mensagem de "espaço em disco insuficiente". Queria saber como proceder! Mostrei a ele, através de um printscreen que ele mesmo me enviou que a sua partição do ubuntu estava com poucos mb de espaço e por isso aparecia esta mensagem. Ele redimensionou outra partição e aumentou o espaço para o ubuntu e resolveu. Entretanto, tratá-se de um erro simples que a própria mensagem já contém a resposta! Outro exemplo é o meu pai com meu mp4 player. Ele sempre pedi para que eu coloque em uma determinada pasta e quando as músicas daquela pasta acabam e passam para outra ele não sabe como voltar nas músicas que ele gosta. Apesar de eu já ter ensinado a ele várias e várias vezes. Ou seja ele não se preocupa em entender aquilo que ele quer usar! É o que eu estou vendo aqui. É a "mania" dos usuários de quererem aprender algo sem ler o manual.

Nossile

Bem, tudo dependo do perfil do usuário, tem usuários que quando se deparam com uma dificuldade correm atras de uma solução e somente se não a encontraram postam a dúvida em fóruns ou deixam o software problemático de lado por algum tempo até contornar o problema. Mas existem outros que frente ao problema mais simples já exigem que outros resolvam os prolemas dele com urgência sem fazer nenhum tipo de busca, e se não são atendidos fazem o maior escândalo dizendo que tal software não presta.

E isso independe do sistema operacional que ele usa ou quer aprender. Existe usuário de Windows que domina o sistema (usuário comum mesmo) e existe usuário de GNU/Linux que quer tudo na mão sem esforço. O primeiro tipo geralmente é difícil de se identificar o que acaba tornando o segundo muito visível, então deve se tomar cuidado com as generalizações. "Usuário de Windows" não deve ser entendido como um termo pejorativo.

Edit:
Ah, esse comentário não é uma resposta a nenhum outro, não é nem mesmo diretamente ligado com o post inicial.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y