o Hyper Video Converter é o melhor frontend atual para mencoder e ffmpeg que encontrei. ele me lembra muito programas como "Any Video Converter", "Xilisoft Video Converter", dentre outros.
o Any Video Converter e similares consistem de 2 tipos de programas: a interface gráfica e os encoders. a interface gráfica é elaborada pelos próprios criadores do programas, mas os encoders não. o que geralmente fazem é compilar versões do ffmpeg e mencoder e incluírem no programa. esse é um dos motivos que às vezes faz com que o programa seja capaz de converter, digamos, vídeos de RMVB para AVI, sem que o usuário possua codecs para reproduzir RMVB instalados no computador, pois em tese, geralmente para se converter um vídeo de um formato a outro, é necessário ter instalado no computador um encoder e um decoder para cada um dos formatos, tanto de origem como de destino.
mas ainda falta muito pra o Hyper Video Converter chegar ao nível de facilidade e versatilidade das variantes do Any Video Converter, pois diferente deles, o Hyper Video Converter depende do ffmpeg e do mencoder já instalados no ubuntu. ou seja, se houver qualquer mudança brusca nos encoders, o frontend pode não funcionar como deveria funcionar. pode não converter vídeos unicamente por problemas de linha de comando.
esses dias, tentei converter vídeos para 3GP pra rodar no meu celular. foi mais para testes mesmo, pra ver se converter através dele é um procedimento fácil ou difícil para usuários mais leigos. a forma mais comum de se converter vídeos pra 3GP é usando resolução de vídeo de 176x220 e codec de som AMR. o Hyper Video Converter depende do ffmpeg, que por sua vez a versão padrã do 9.04 Jaunty ainda é de abril e não possui codec algum de AMR pra essa versão (provavelmente por questões de licença. o codec AMR não é livre e gratuito como OGG da vida). tive que compilar manualmente da versão mais atual (de setembro, quando o fiz), de modo a inserir o codec de som AMR.
depois de ter conseguido compilar o ffmpeg mais atual com suporte a AMR (até penei um pouco pra conseguir), voltei ao Hyper Video Converter e tentei converter. mas como a versão era atual demais pra essa frontend, foi um pouco mais complicado converter o vídeo com som AMR. no final, tive que inserir uns parâmetros manualmente na command-line pelo programa.
mais ou menos uma semana depois desses testes, ouvi falar no Mobile Media Converter (MMC). é outro programinha de conversão de vídeo pra linux, mas que parece acompanhar uma versão do ffmpeg já dentro do próprio programa. quando o programa é instalado, ele também instala uma versão do ffmpeg própria pra ser utilizada pelo MMC, e que por sua vez não mexe em nada referente ao ffmpeg instalado no computador. ao testar esse programa, vi que ele só convertia vídeos para dispositivos móveis como celulares, iPods, MP4, etc. e ele é bem mais prático de usar que o Hyper Video Converter. ou pelo menos é mais prático no quesito "vídeo 3GP para celulares".
fica a dica. teste o MMC. talvez quebre o seu galho.