Autor Tópico: Fontes no Ubuntu 9.04  (Lida 2604 vezes)

Offline ivanokra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Fontes no Ubuntu 9.04
« Online: 10 de Julho de 2009, 21:37 »
Seguinte, no novo aqui... Dei uma pesquisada no fórum mas não encontrei nada....

Meu problema é o seguinte, eu trabalho com web design, e precisava ter várias fontes no meu computador, incluindo as do Windows...
Procurei em uma parte de um outro fórum como instalas no computador, consegui... Porem o cara lá do post, mando executar um "patch" de configuração das fontes, no inicio pensei que era para o sistema "reconhecer"... Só depois percebi que aquele arquivo trocou as fontes originais do desktop (que eu adorava) pelas fontes novas do windows, que são feias... Queria saber como voltar ao original?
O arquivo (fontconfig.tbz) esta disponivel neste link: http://www.megaupload.com/?d=47OZAV4P
é um pacote com 4 arquivos .conf

se puderem me ajudar, ficarei eternamente grato!
Obrigado!

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Fontes no Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2009, 23:30 »
Não uso o ubuntu 9.04, parei no 8.10, mas o caminho para alterar as fontes costuma estar no menu Sistema / Preferência / Aparência.
Lá vc tem a opção de alterar as fontes na aba Fontes.
Eu não sei quais as fontes do ubunttu 9.04, mas as do ubuntu 8.10 são essas:

Se forem iguais, ótimo.

Eu até baixei o arquivo, mas não fiz nada, porém, vendo o arquivo msfonts-rules.conf vi ele é o responsável pela configuração.
Supondo que não consiga alterar a fonte indo em Aparência, pode voltar ao padrão usando alterando esse arquivo, ex:
Mudar a linha <string>Arial</string> para <string>Sans</string>
Mudar a linha <string>Arial Black</string> para  para <string>Sans Bold</string>

Para ter as fontes disponiveis no ubuntu, eu apenas crio na minha pasta home o diretório .fonts e jogo dentro dele os arquivos ttf.
Sempre baixo os arquivos do site dafont.com
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Fontes no Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2009, 08:23 »
Usuário Linux- 449417

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Fontes no Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2009, 17:09 »
Simplesmente vá no Gerenciador de Pacotes Synaptic e procure pelo pacote msttcorefonts que as principais fontes do Windows serão instaladas.

Ooou, simplesmente copie a pasta Fonts do Windows e cole na sua pasta de usuário e renomeie como .fonts.

:D