Autor Tópico: Restaurar /home - erro ao iniciar Gnome  (Lida 2800 vezes)

Offline Zzerapa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Restaurar /home - erro ao iniciar Gnome
« Online: 17 de Julho de 2009, 17:01 »
Apos instalar o Debian lenny, meu diretorio /home do Ubuntu9.04 sumiu??, o sistema inicia, mas para usuario, o Gnome fica com uma tela vazia, somente o ponteiro do mouse aparece, como root consigo abrir, via linha de comando, o gnome ( #startx ), e usar o sistema. Tem alguma forma de "recriar" um diretorio /home/usuario-comun com as configuraçoes da instalaçao atual do ubuntu?
__ meus arquivos pessoais sao gravados em uma partiçao separada, provavelmente quando instalei o Ubuntu, eu devo ter indicado essa particao como o /home, e o mesmo devo ter feito na instalaçao Lenny, perdendo a configuraçao do usuarioUbuntu.... no debian etch e kurumin, eu criei a /home junto ao sistema (/) e tudo esta funcionando ok...
... e como em casa nao tenho internet, para reintalar o Ubuntu e todos os programas/plugins que uso vai levar um tempo... Se alguem ja passou por situaçao parecida, toda dica sera bem vinda :)
« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 17:05 por Zzerapa »

Lunik

  • Visitante
Re: Restaurar /home - erro ao iniciar Gnome
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2009, 18:12 »
Se você criar outro usuário no ubuntu ele vai recriar a pasta home pra esse usuário, não?
Ao menos, pelo que entendi, seus arquivos já estão em outra partição mesmo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Restaurar /home - erro ao iniciar Gnome
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2009, 00:54 »
Você mexeu no particionamento ao instalar o Lenny?

Talvez tenha mudado o UUID das partições ao fazer isto e só não esteja montando ela.

No Ubuntu digite os comandos abaixo e retorne aqui o resultado.

Citar
sudo   fdisk   -l

Citar
sudo   blkid

Cole também o conteúdo do arquivo /etc/fstab do Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Zzerapa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Restaurar /home - erro ao iniciar Gnome
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2009, 17:24 »
Eita pessoal, eu conseguia logar como root e reiniciar o sistema, nao conseguia criar outro usuario, e o melhor... na Segunda quando tentei novamente entrar no Ubuntu como root, nem boot iniciou, provavelmente vcs mataram, ele nao ta encontrando a particao ou o UUID da mesma para iniciar,,, estou terminando de config o Lenny (sem net eh brabo), mas to ajustando aos poucos... Vou dar mais umas googladas e focalinuxadas... se eu conseguir "descobrir" o que aprontei para sumir com o Ubuntu, e como voltar sem reinstalar, posto aqui o resultado ok.... Obrigado a todos pelas dicas....  :)

... so mais um detalhe, no Lenny nem a particao do Ubuntu consegui montar, ela aparece como particao nao identificada, nao reconhece o sistema de arquivo, depois vou iniciar pelo kurumin ou Etch e ver no que aparece... valeu !
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 17:27 por Zzerapa »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Restaurar /home - erro ao iniciar Gnome
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2009, 17:29 »
Tenta dar um fsck nas partições do Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!