Autor Tópico: Bacula para backups  (Lida 1474 vezes)

Offline estrafalhote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Bacula para backups
« Online: 16 de Julho de 2009, 07:57 »
Boas

ando a implementar uma espécie de homeserver, já com alguns serviços a funcionar e o que queria agora era backups. através do webmin que uso para algumas configurações descobri o bacula, conheço também o rsync (graças ao membro raicar, muito obrigado)que já usei e funcionou bem, mas gostaria de saber mais sobre o bacula ou outro tipo de softwares. o que experimentaram e aconselham? o bacula é bom ou nem por isso? mais vale ficar com o rsync?

esquema de backups:

isto é o seguinte, tenho nesse dito servidor o samba instalado com uma pasta partilhada e visivel em toda a rede em que só eu autenticando-me é que consigo aceder à mesma, e quero que os backups sejam feitos para lá, pois os dados mais importantes ja os copiei manualmente para lá.
Tenho o fixo com XP SP3 e o portatil com o Vista + Ubuntu 8.10 (isto tudo vai passar para ubuntu 9.04), e quero que pelo menos quando o portatil for ligado sejam feitos automaticamente backups incrementais, quanto ao fixo é indiferente pois ligo-o sempre mais ou menos à mesma hora com um agendamento para correr de 1 em 1 hora como tinha o script do rsync a correr dá bem, porque mais tarde ou mais cedo o script acabava por encontrar o pc ligado e copiava o que era necessario.

se o bacula não for grande coisa que outro recomendam?

Já sei e já li muito neste forum, mas fica aqui na mesma se quiserem ignorem pois não é fulcral ter isto no meu sistema.

já ouvi falar do clamav, do f-prot entre outros para antivirus no mundo linux.
Conhecem algum realmente bom? grátis? como tenho a correr serviço de ftp e o samba para partilhar ficheiros nao queria que se alojassem lá virus, que depois ainda me vão infectar o resto dos pc's de casa.
Conhecem algum realmente bom?
e se tivesse modo de configuração web ainda melhor, porque nao tenho GUI instalada no ubuntu, mas se só tiver em modo de texto venha ela

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Bacula para backups
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2009, 11:22 »
Rapida pesquisa sobre o bacula no forum:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28302.0.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20807.0.html

Procure na net sobre > mondo
                                mindi

Pode ser que lhe agradem

[],s