Autor Tópico: Segurança: Alguma aplicação como o Little Snitch para Ubuntu?  (Lida 1771 vezes)

Offline STIG

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Segurança: Alguma aplicação como o Little Snitch para Ubuntu?
« Online: 16 de Julho de 2009, 13:27 »
http://www.obdev.at/products/littlesnitch/index.html

O objetivo do Little Snitch é, basicamente, controlar a privacidade dos usuários no sistema. Sabemos que um firewall pode ser utilizado para controlar todo e qualquer tipo de conexão que entra na máquina do usuário. Mas e o processo inverso? É aí que entra esse pequeno utilitário.

O funcionamento do aplicativo é simples e direto: sempre que qualquer aplicativo precisar ou requisitar uma conexão com a internet ou seja lá o que for, uma janela é aberta para o usuário alertando-o disso:A partir daí, você pode decidir se quer permitir ou não a conexão: uma vez apenas, até o programa ser fechado, ou para sempre. Dentro disso, ainda escolhe se quer permitir ou negar qualquer tipo de conexão naquele programa, apenas na mesma porta, apenas no mesmo IP/domínio ou apenas na mesma porta e no mesmo IP/domínio.

Um colega meu mostrou-me essa aplicação e fiquei muito interessado em saber se existe algo semelhante para Ubuntu

Offline Felix

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Segurança: Alguma aplicação como o Little Snitch para Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2009, 13:34 »
http://www.obdev.at/products/littlesnitch/index.html

O objetivo do Little Snitch é, basicamente, controlar a privacidade dos usuários no sistema. Sabemos que um firewall pode ser utilizado para controlar todo e qualquer tipo de conexão que entra na máquina do usuário. Mas e o processo inverso? É aí que entra esse pequeno utilitário.(...)

Mas o firewall também faz isso, controlar as requisições que saem da máquina, mas não dessa forma de ficar importunando o usuário com perguntas a todo momento (hehehe). Lembro que na época de Windows eu cheguei a usar o ZoneAlarm que funcionava dessa forma, mas de tanto os clientes reclamarem eu parei de instalar, afinal, o usuário não gosta dessas janelinhas abrindo a todo momento.