Autor Tópico: Sistema Operacional  (Lida 8547 vezes)

daniloratueira

  • Visitante
Sistema Operacional
« Online: 10 de Julho de 2009, 15:33 »
O Sistema Operacional Ubuntu, baseado em Linux, é simplesmente fantástico.
Quem utiliza o Sistema Operacional Windows, fica "trancado" a diversos outros recursos que um computador pode ter!!!

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Sistema Operacional
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2009, 22:50 »
Isso mesmo... Enquanto no Windows você tem uma liberdade super-limitada, no Ubuntu você tem liberdade total para se fazer algo! :D

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Sistema Operacional
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2009, 07:38 »
o q eu mais gosto e o fato de q no linux as coisas sao feitas para os usuarios e nao para as empresas. isso so da pra perceber usando-o por algum tempo. exemplo, no windows vc tem q comprar um monte de coisa pra ter um sistema completo (tuneup, anti-tudo, desfragmentador, messenger, pdf, ...), no linux ja vem tudo.

mais exemplos:
plug uma impressora usb e pronto, ta instalada no linux. no windows vc tem q instalar 600 Mb de porcarias do fabricante, q na maior parte eh pura propaganda. qualquer coisa q instale no windows coloca um aplicativo inutil pra carregar no boot.

abra o pidgin, amsn, etc. e vc ta online para  bate-papo. abra o msn-live do windows e ele trava tudo ate carregar aquele maldito pop-up. o video do msn funciona, mas o computador fica inutilizável se for um unico core e uma lesma se for dual, embora o monitor mostre os processadores livres.
; Linux is almost there!

daniloratueira

  • Visitante
Re: Sistema Operacional
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2009, 11:19 »
Assino embaixo!

Offline souza1988

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Viva livre, viva o que a vida tem de melhor !!!!!
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2009, 16:14 »
Yzarc
falou bem demais gostei
é isso ai, deu ate pra rir de como o windows não é muito bom (porcaria) desculpe a palavra
ubuntu sistema operacional de quem gosta de um verdadeiro software
http://www.osalt.com/

Offline ajpaixao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2009, 15:51 »
o q eu mais gosto e o fato de q no linux as coisas sao feitas para os usuarios e nao para as empresas. isso so da pra perceber usando-o por algum tempo. exemplo, no windows vc tem q comprar um monte de coisa pra ter um sistema completo (tuneup, anti-tudo, desfragmentador, messenger, pdf, ...), no linux ja vem tudo.

mais exemplos:
plug uma impressora usb e pronto, ta instalada no linux. no windows vc tem q instalar 600 Mb de porcarias do fabricante, q na maior parte eh pura propaganda. qualquer coisa q instale no windows coloca um aplicativo inutil pra carregar no boot.

abra o pidgin, amsn, etc. e vc ta online para  bate-papo. abra o msn-live do windows e ele trava tudo ate carregar aquele maldito pop-up. o video do msn funciona, mas o computador fica inutilizável se for um unico core e uma lesma se for dual, embora o monitor mostre os processadores livres.

Yzarc, desculpe-me contrariá-lo, mas não vivo e nunca vivi estes percalços do windows, creio que em qualquer plataforma exista a necessidade de se fazer atualização e manter seu S.O. livre das besteiras. Falo isso por achar injusto criticar um sistema que funciona, desde que se saiba mantê-lo. Meu Xp tem mais de 4 anos de vida, sem formatação ou re-instalação, não podemos sair por aí falando mal daquilo que não dominamos ou que ouvimos comentários de certos usuários pouco cuidadosos.
Quero usar alguma distribuição linux e aprender sobre, não sou esse fã ardoroso da M$, mas não gosto de ouvir coisas que não refletem a realidade. ainda tenho um Vista 64x ultimate, rodando tranquilo também e com algumas máquinas virtuais dentro (5) pra fazer teste e nunca tive dor de cabeça, mas não estou aqui pra defender M$, longe disso, quero apenas aprender a usar o linux pois preciso dele em meu dia-a-dia, mas vejo que não é fácil lidar com tantas distribuiçoes e comandos (tudo bem usei DOS desde a versão 4.01, portanto gosto do ambiente texto), mas estou buscando este aprendizado.

[]´s

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Sistema Operacional
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2009, 17:26 »
ajpaixao, bem vindo ao ubuntu.
nao vejo onde posso estar sendo injusto. tudo q descrevi realmente acontece. nao conheco o windows de ouvir falar, usei-o intensamente e conheco muita gente q o usa também e vc e' a primeira pessoa q tenho conhecimento q "sabe mante-lo" tao bem. Certamente as suas necessidades sao diferentes das minhas, provavelmente vc instala programas diferentes para atividades diferentes das minhas, com requisitos e frequencia também distintas da minha. Dizer q estou sendo injusto pq nas sua realidade windows se comporta como uma maravilha e na minha nao, nao e' um argumento logicamente valido.

com mais experiencia no Ubuntu vc vai descobri q nao precisa fazer nada para mante-lo distante de "besteiras". nenhum programa sera adicionado no boot, vc nao vai precisar desfragmentar, instalar anti*(virus-malware-spy-etc). O sistema também se atualizara, junto com seus aplicativos. e muto mais :) boa sorte na sua jornada de aprendizado.
; Linux is almost there!

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2009, 17:44 »
Eu também posso me gabar de ser um "bom mantenedor" do Windows. Fui um daqueles raros usuários da MS que se dedicam a deixar sempre tudo muito redondinho.

Não mudei para o Linux porque o Windows é ruim. Mas o ajpaixao citou uma coisa que eu quero chamar à atenção: ele usa XP há 4 anos. Bem... a Microsoft só lançou o SP3 depois de muita chiadeira em cima dos problemas do Vista, mas já avisou que é o último, ou seja, o sistema tão bem mantido ao longo de 4 anos acaba de ficar sem suporte. E é aí que a cobra fuma pro lado do Windows... pro ajpaixao continuar a ter seu sistema redondinho, vai ser obrigado a pagar uma penca pra atualizar pro Windows 7 e provavelmente vai penar durante uns 6 a 12 meses até ter tudo redondo com é hoje, enquanto que com o Ubuntu a cada 6 meses pode ter seu sistema completamente atualizado e suportado, e com a garantia de não mudar o que já tinha na versão anterior...

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2009, 22:03 »
nao vejo onde posso estar sendo injusto. tudo q descrevi realmente acontece. nao conheco o windows de ouvir falar, usei-o intensamente e conheco muita gente q o usa também e vc e' a primeira pessoa q tenho conhecimento q "sabe mante-lo" tao bem.  Dizer q estou sendo injusto pq nas sua realidade windows se comporta como uma maravilha e na minha nao, nao e' um argumento logicamente valido.


Os usuários mais experientes costumam classificar as reclamações de vírus no Windows como "problema de B.I.O.S". Quem não entendeu, favor procure no google: problema de bios.

É fato que 90% dos usuários não lê aquilo que vai instalar. Como por exemplo, aquele que reclama do messenger plus porque depois da instalação, "apareceu um monte de vírus".
Não, realmente não "apareceu um monte de vírus". Ele, o usuário é que instalou. Se tivesse lido, veria a seguinte informação: "deseja instalar o patrocinador? Não, não quero dar meu apoio."

Veja bem: essa mensagem não diz que o patrocinador é um spyware. Mas se eu não sei do que se trata, por que aceitar? Desmarco o patrocinador e prossigo a instalação. Não é simples?

Pra aprendermos alguma coisa é preciso ler. Se essa afirmação é válida no Linux, por que não seria no Windows?
Instala-se vírus por falta de leitura, por falta de instrução. É só pensar um pouco.
O ser humano tem o ego muito inflamado e não gosta de admitir os próprios erros. Aquele motorista que dirige embriagado não pode culpar o carro, caso provoque um acidente. A culpa é dele mesmo.

É muito fácil dizer que a Microsoft é má, que é monopolista e até que eu estou aqui digitando essas coisas porque a Microsoft está me pagando. São as ideias mais superficiais. Sinto dizer, mas nem tudo é tão simples. É preciso raciocinar.

O Windows é inseguro? Não, o usuário é que não lê.
Windows trava? Geralmente, não, mas depende. O Linux também pode travar. Nunca vi um sistema próximo da perfeição.


Eu tenho uma partição do Windows e uso com frequência. Faz no mínimo 3 anos que não entro no Windows Update e não uso AV.
Parece absurdo? Não, é.  As pessoas estão acostumadas a andar em bandos. Se 10 atrizes resolverem fazer uma escova no cabelo, uma chapinha(não sei o nome, não entendo de moda) e ficarem com o cabelo beeeeem lisinho, aparecem 10 mil mulheres copiando.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 22:08 por max064 »

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Sistema Operacional
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2009, 08:46 »
Citar
Certamente as suas necessidades sao diferentes das minhas, provavelmente vc instala programas diferentes para atividades diferentes das minhas, com requisitos e frequencia também distintas da minha.
max064, vc omitiu esta  parte do meu post.

o q eu mais gosto e o fato de q no linux as coisas sao feitas para os usuarios e nao para as empresas. isso so da pra perceber usando-o por algum tempo. exemplo, no windows vc tem q comprar um monte de coisa pra ter um sistema completo (tuneup, anti-tudo, desfragmentador, messenger, pdf, ...), no linux ja vem tudo.

mais exemplos:
plug uma impressora usb e pronto, ta instalada no linux. no windows vc tem q instalar 600 Mb de porcarias do fabricante, q na maior parte eh pura propaganda. qualquer coisa q instale no windows coloca um aplicativo inutil pra carregar no boot.

abra o pidgin, amsn, etc. e vc ta online para  bate-papo. abra o msn-live do windows e ele trava tudo ate carregar aquele maldito pop-up. o video do msn funciona, mas o computador fica inutilizável se for um unico core e uma lesma se for dual, embora o monitor mostre os processadores livres.
este eh meu post original q foi rebatido por ajpaixao e em seguida por max064. ambos nao se ate^m ao q escrevi, mas sim a um esteriótipo q me classifica como um BIOS, micreiro, etc. embora ambos nao conhecam minha experiencia pessoal, academica e profissional na computacao. se tem algo q escrevi no posto acima q v6 descordam, simplesmente digam o q e' e argumentem.

ps. meus sensores aranha estao detectando algo ...
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 09:28 por yzarc »
; Linux is almost there!

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2009, 11:12 »
Eu omiti por organização. Pro post não ficar muito grande.
Deixei só o fundamental.

Citar
este eh meu post original q foi rebatido por ajpaixao e em seguida por max064. ambos nao se ate^m ao q escrevi

Meu amigo, está muito claro o que vc escreveu.
"no windows vc tem q comprar um monte de coisa pra ter um sistema completo (tuneup, anti-tudo, desfragmentador, messenger, pdf, ...), no linux ja vem tudo.".

Como assim, "comprar"? Eu nunca paguei por um programa. Tune-up? Esses programas estilo tune-up utilities são opcionais.

Anti-tudo? No Windows só precisa manter um anti vírus, de graça. O resto é de responsabilidade do usuário: ler, ler, ler...
Quando ele tiver lido o bastante, pode até desinstalar o anti vírus. Como eu, que não uso.

O desfragmentador vem no Windows.


Citar
ambos nao se atém ao q escrevi, mas sim a um esteriótipo q me classifica como um BIOS, micreiro, etc. embora ambos nao conhecam minha experiencia pessoal, academica e profissional na computacao.

Deixa eu te contar umas: conheço um pós-graduado em ciência da computação que teve sua conta (bancária) zerada por criminosos. Ele costumava acessar internet banking e logicamente possuía um trojan.

Conheci outros, com certificação Microsoft e Linux, que reclamavam que na rede local, existia muitos vírus e que não se podia fazer nada pra impedir que os usuários contaminassem a rede. O jeito era instalar Linux e nem assim dá pra ter muita certeza de que tudo ficaria bem.

O que quero dizer com isso? Que não é porque um indivíduo tem 'um milhão' de cursos de certificação, 'um milhão' de doutorados em ciência da computação que ele é obrigado a saber como se prevenir de vírus.


Esse que teve a conta furtada, passou anos estudando teoria. Matemática discreta, álgebra linear, enfim, todo o currículo de um curso de ciência da computação. E aí? Será que só por isso ele tinha que saber de segurança na internet? Tinha que buscar essa informação no curso que ele fez? Vimos que não.

Então é preciso mais humildade antes de fazermos afirmações do tipo: "eu sou um grande médico".
"Eu sou um estudante numa universidade federal"(por outro lado, veja o n° de greves e de cadeiras danificadas na sala de aula, veja os laboratórios, veja o n° de assaltos no campus).
"Eu tenho doutorado em ciência da computação".
"Eu sou físico nuclear. Sei de tudo".

Sempre vai existir alguma coisa que não se sabe.


Eu não sou ninguém, mas tive um pouco de paciência em ler e por isso aprendi que não existe Windows inseguro ou problemático. Existe sim, usuário que não se dedica ao que está fazendo.
Seria como eu roubar um carro e dirigir a 50km/h. Nunca tive aulas de direção, por pura falta de dinheiro e de condições pra comprar um carro. Como posso andar em segurança, sem ter preparação?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 11:19 por max064 »

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Sistema Operacional
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2009, 11:48 »
Citar
Eu omiti por organização. Pro post não ficar muito grande.
Deixei só o fundamental.
o fundamental para min era a parte q vc omitiu. acabou destorcendo meu raciocínio ao apagar a parte intermediaria de um paragrafo. e sinceramente nao vejo onde era o problema de organizacao.

gostei da sua resposta, deveria ter respondido assim desde o comeco. Agora compreendi seu ponto mais claramente e nao me senti ofendido como sentira com seu post anterior. Realmente nao sou um expert em virus, trojans, spywares, windows, etc, e por isso migrei pro ubuntu para me concentrar em outras coisas.
; Linux is almost there!

Offline mickeyknox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Restam menos de 3200 tigres livres no mundo!
    • Ver perfil
    • Guido Nietmann - Consultoria em Internet
Re: Sistema Operacional
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:26 »
Eu acho que agora, alguns meses depois da minha migração definitiva pro Linux, depois de alguns meses de namoro, consigo definir bem o que me irritava profundamente no Windows e que tanto gosto do Linux:

Segurança: Diz-se que os mais novos melhoraram, mas o XP é uma peneira e já deixa a conta de administração, entre outras mais obscuras, abertas por default: Não colocou senha na hora da instalação? Aquele técnico furreca instalou nas coxas? Eis mais um pc aberto rodando por aí.

Bugs: Sim, bugs existem em qualquer programa. A diferença: No windows passo o dia tentando adivinhar o que deu errado. No Linux, chamo o programa pelo terminal e voilá - uma mensagem de erro decente! Só tacá-la no Google e em 99,9% das vezes já tenho a solução, ou ao menos idéia da causa do erro.

Infelizmente, acho que o Linux ainda não é o S.O. ideal para iniciantes, ou melhor, para usuários que não são pró-ativos em busca da resolução de seus problemas. Você é daqueles que na primeira tela estranha liga pro Suporte do Uol? Então não recomendo. Um "BIOS" pode fazer tantos estragos, ou até mais usando o sudo, do que faria acessando as pastas "ocultas" do Windows. Com a diferença de que no Windows, boa parte do que podia ser estragado tá mais ou menos escondidinho hehehe.

No mais, fica a avaliação:
Contras: Adobe/Macromedia, e Stylizer. Os Adobes consegui instalar versões anteriores via Wine/Wine-doors. Ultima versão, nananinanão.
Sinto muito, mas não dá pra comparar o Gimp com o Fireworks em rendimento de trabalho. E não há nada parecido que seja decente com o Stylizer, que comprei original, recomendo mesmo pra quem lida com Css (www.skybound.ca). Francamente gostaria de ver uma distrô preparada para lidar com usuários menos experientes, de forma a deixar tudo mais simples possível. Mais de um amigo meu já desistiu do Linux por causa de uma placa de vídeo, ou coisa assim, que muitas vezes roda mas dá trabalho (Mx5200 é um exemplo).  Sou da opinião de que se conseguíssimos "fisgar" uma quantidade maior de usuários, mesmo que seja através de distros especialmente preparados pra "cabações", o Linux teria muito a ganhar num prazo médio com o aumento significativo de número de usuários. Atualmente recomendo o seguinte: Só instale linux se não tiver medo do Google.

Prós: Sei o que tem no meu PC, nem lembro que existem vírus, meu servidor local roda tudo (trabalho em plataformas Linuz/Apache/Mysql) do jeito que sempre sonhei, tenho mais programas instalados com menos Hd ocupado, milhares de programinhas úteis que não existem pra Windows, e tudo isso de graça. E ainda posso "consertar" o que não funciona, pesquisando mensagens de erro decentes, e não algo tipo "Erro 2343DS@#DSA favor contatar o suporte".

Enfim, o começo é dificil, mas mais dificil ainda é não se tornar um entusiasta em Linux depois que a gente pega o jeito.

ps: Windows XP rodando 4 anos sem reformatar, é uma coisa que só vi em máquinas onde o administrador simplesmente proibia o usuário de instalar qualquer coisa. E mesmo assim, raramente. Se você é do tipo que instala algo aqui e ali pra testar, vai ter que formatar o pc uma vez a cada ano no máximo, ou o Windão fica leeeeeeeeeeerdo....

ps2: Considerando que o Windows só funciona de forma segura quando os acessos aos roots (compartilhamentos ipsec  e admin) são desabilitados após a instalação (o que exige um belo fuça-fuça no registro) e durante ela o acesso a conta "administrator" já deve ser configurado com senha, para usuários que precisam de um S.O. seguro, é mais fácil instalar Ubuntu que Windows, especialmente quando o instalador é leigo no assunto.  Vi poucas máquinas com XP na vida configuradas decentemente. Acho que só a minha e mais 2 ou 3.

Ps: tópico editado pelo autor para se adaptar às regras do fórum. :D
« Última modificação: 11 de Setembro de 2009, 03:45 por mickeyknox »
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2009, 15:53 »
Concordo com o yzarc sobre vários aspectos, como os drivers da HP, por exemplo. Eles não dão opção de não instalar firulas no Windows.

Muitos programas de Windows instalam sem perguntar outros aplicativos inúteis para funcionar corretamente. Não tô falando de bobagens como MSNPlus, mas de photoshop, realmedia, nero. É comum, mais do que deveria, o software instalar junto um atualizador que é carregado no boot. O 'usuário avançado' (odeio esse termo) pode quase sempre descobrir como contornar estes problemas quando possível, mas não é simples e fácil como costuma ser no linux.

Mas também concordo com o ajpaixao, o max64 e outros no quesito leitura. Nós, que lemos, sabemos que somos uma minoria, e sabemos que somos desprezados e, as vezes, ridicularizados pela maioria pelo simples fato de lermos e gostarmos de ler.

A realidade descrita pelo ajpaixao não é única. Não representa a população. É uma exceção e não contrapoe os argumentos apresentados pelo  yzarc.

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sistema Operacional
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2009, 17:48 »
Citar
Muitos programas de Windows instalam sem perguntar outros aplicativos inúteis para funcionar corretamente. Não tô falando de bobagens como MSNPlus, mas de photoshop, realmedia, nero. É comum, mais do que deveria, o software instalar junto um atualizador que é carregado no boot. O 'usuário avançado' (odeio esse termo) pode quase sempre descobrir como contornar estes problemas quando possível, mas não é simples e fácil como costuma ser no linux.


Só pra constar aqui, em 2004 ::) ou 2005(não lembro bem), instalei o Kurumin. Foi meu primeiro contato com Linux. Pra instalar um programa, foi exigido baixar uns arquivos que não sei o que eram. Hoje já sei que se trata de dependência.
Por isso não concordo com vc nesse ponto.