Autor Tópico: PC só Liga no Curto com Chave de Fenda  (Lida 7660 vezes)

Offline MalGaniz

• Usuário Ubuntu
  • *
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
PC só Liga no Curto com Chave de Fenda
« Online: 04 de Julho de 2009, 01:30 »
Olá pessoal,

Primeiramente, sei que o forum trata apenas de assuntos relacionados ao Ubuntu, sou usuario do mesmo, porém, nem se quer computador tenho direito pra disfrutar do Ubuntu 9.04 devido a este problema. Se por acaso algum técnico em informática souber me orientar serei eternamente grato, se for de São Paulo Capital, melhor ainda, PAGO para poder consertar minha máquina, todavia, se houver solução que possam me ceder, acho melhor ainda. ;)

Minha placa mãe: K7VMM +REV 7.1a (bios não atualizada em default)
TIPO DE FONTE: ATX 350W e ATX 250W (Duas fontes ATX foram testadas)
Processador: Athlon XP 2200+ (Sem overclock)
Memória RAM: Kingstone 1GB + Samsung 256 MB (testadas pelo Memtest)
Placa de video (onboard): S3 Pro Savage 32 MB
Placa de video (AGP): ATI Radeon 9250 - 256MB
Hard Disk (IDE 0): Maxtor 30GB NTFS
Hard Disk (IDE 1): Samsung 20GB ext3/swap

Sistema Operacional: Ubuntu 9.04 / Windows Xp

Tudo acima foi devidamente testado: até mesmo isolei a placa mãe do gabinete para evitar curto. Para ter certeza, tentei ligar o pc pelo botão com apenas a fonte plugada mas não funcionou.
Depois de tudo, o que realmente deu algum resultado foi a chave de fenda nos conectores do led panel:

http://img40.imageshack.us/i/panele.jpg/

Como de costume, testaríamos com a chave de fenta nos pinos correspondentes ao "POWER SW", que é conectado ao botão de Liga/Desliga, porém, quando encosto a chave nada acontece. Entretanto, o computador liga ao passar a chave entre POWER LED e POWER SW, motivo? Desconheço até então.

Tentei fazer com que o pc ligasse pelo teclado, mas, é necessário que o estabilizador fique ligado, ai me complica...

Peço, por favor, dicas, pois, este sim é o tipo de problema com que eu tive pesadelos!!! Ninguém mais usa o pc aqui em casa por medo de ligar no curto ou por não saber onde faz, to vendo a hora de não conseguir ligá-lo mais.

Qualquer ajuda agradeço desde já, pois, sempre encontrei suporte aqui.

P.S.: Como é esse negócio de ligar juntando o FIO VERDE com qualquer outro FIO PRETO da fonte? é seguro? posso fazer com que fique permanente?

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: PC só Liga no Curto com Chave de Fenda
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2009, 11:38 »
Bom vamos lá :

1- pode ser placa mãe

2 - o led do power sw pode estar em curto ou o cabo invertido.

3 - verifique se o led do HD está ligado corretamente, ele pode estar ocasionando um curto

4 - o botão sw do gabinete pode estar com problemas ou o cabinho dele interrompido

5 - faça um teste, deligue tudo e tente acionar apenas a placa mãe, sem hd sem nada plugado

Se possível faça mais testes e poste aki pra gente tentar te ajudar mais !!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2009, 15:11 »
A sessão Hardware e Periféricos é para acerto de problemas de hardware em relação ao ubuntu, e não problemas apenas de hardware.

Na verdade a dúvida nem cabe tanto no fórum, já que não trata nem sobre software livre.

Mesmo assim vou mover para o Café com Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline MalGaniz

• Usuário Ubuntu
  • *
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2009, 18:27 »
Agradeço ao moderador pela compreensão em manter meu post, o motivo de eu postar aqui é simples: sempre obtenho ajuda e confio na dica do pessoal daki.

Obrigado por responder ao meu tópico e vamos aos detalhes:

Já testei ligar a placa mãe sem absolutamente nada;

Usei o manual original que veio com a placa mãe para conectar os leds e pesquisei na net por outros manuais, todos apontam a mesma sequência, portanto, descartamos este erro;

Já verifiquei os botões RESET e POWER para ver se estavam com defeito: troquei ambos de posição, então, o pc reiniciou com o power e não desligou com o reset, ou seja, os fios do power estão tão bons quanto o do reset, o problema parece estar nos 2 pinos correspondentes ao POWER SW.

Agradeço qualquer dica!

Abraço!