Autor Tópico: [Resolvido - Aléluia] internet discada no ubuntu 9.04  (Lida 165824 vezes)

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #180 Online: 12 de Julho de 2009, 18:20 »
O que definitivamente eu quero saber é se fazendo de forma manual vc consegue se conectar nem que seja apenas uma vez.

Esqueça tudo e siga isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52943.msg305696.html#msg305696

isso é claro considerando que vc já instalou alguns dos meus pacotes (modem-arquivos-v30.tar.gz ou modem-aarquivos-v30.1.tar.gz)

Querido, eu não sei mais de nada, com tanto instala/desinstala eu nem sei mais qual pacote tah instalado.. vou tentar esses novos procedimentos..

Ok tente ele mesmo.

Sabe já cheguei a pensar em te pedir para reinstalar o Ubuntu e começar tudo do zero outra vez, às vezes isso funciona, mas como vc ficou traumatizada com o particionamento... :P

Querido, se eu me desse o trabalho de reinstalar, eu apagava ele e nem instalava mais... "TRAUMA".  ;)

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #181 Online: 12 de Julho de 2009, 18:26 »
Querido, se eu me desse o trabalho de reinstalar, eu apagava ele e nem instalava mais... "TRAUMA".  ;)

ok, mas para que saiba o reinstalar não significaria que vc iria usar outra vez o gparted e sim somente o instalador e na parte de particionamento escolher o manual e na lista de partições apenas escolher os pontos de montagem das partições linux e mandar formatar elas, mas deixe para lá.

Fico intrigado mesmo é que no modo que seria mais difícil, o liveCD, vc conseguiu se conectar e instalado até agora não. >:(


Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #182 Online: 12 de Julho de 2009, 19:09 »
Querido, agora fiquei confusa..  ::)
Eu fiz os passos q vc pedia certinho, qdo eu concluí o segundo passo, não dava mais o erro: 'não é possível abrir o modem' porém ficava no famigerado 'discando 17******', tudo mal (ou bem), dai cancelei e iniciei o terceiro passo, mudar o .wvdial.conf (pelo que eu me lembre, esse Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 não tava lá, tava outro, se não me engano era esse: Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0), e mudando todos eles, ai voltava pro erro: 'não é possível abrir o modem', PORÉM, quando eu tentei TODOS ELES  e eles davam o mesmo erro, ao notar a barra de tarefas (que é em cima  :-\), o icone da conexão discada estava ativo, me espantei e iniciei o firefox, e a net estava conectada a mais de quatro minutos sem q eu tivesse percebido (já q fica lá em cima), desconectei, e tentei repetir o terceiro passo para identificar qual era a configuração certa, porém todos davam o mesmo erro: 'não é possível abrir o modem'.

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #183 Online: 12 de Julho de 2009, 19:48 »
Querido, agora fiquei confusa..  ::)
Eu fiz os passos q vc pedia certinho, qdo eu concluí o segundo passo, não dava mais o erro: 'não é possível abrir o modem' porém ficava no famigerado 'discando 17******', tudo mal (ou bem), dai cancelei e iniciei o terceiro passo, mudar o .wvdial.conf (pelo que eu me lembre, esse Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 não tava lá, tava outro, se não me engano era esse: Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0), e mudando todos eles, ai voltava pro erro: 'não é possível abrir o modem', PORÉM, quando eu tentei TODOS ELES  e eles davam o mesmo erro, ao notar a barra de tarefas (que é em cima  :-\), o icone da conexão discada estava ativo, me espantei e iniciei o firefox, e a net estava conectada a mais de quatro minutos sem q eu tivesse percebido (já q fica lá em cima), desconectei, e tentei repetir o terceiro passo para identificar qual era a configuração certa, porém todos davam o mesmo erro: 'não é possível abrir o modem'.

Lilian Dias por isso que uma vez aqui no fórum eu te falei que a qualidade da minha ajuda seria diretamente proporcional ao feedback que vc me retorna, mas vc se ofendeu :(, eu não tenho mais conexão discada há uns dois anos (+ ou -) e portanto não tenho como fazer os testes dos meus pacotes e etc. Vou mais pelo que me é retornado de quem já testou.

Parece-me que quando se carrega o modem e se usa o mesmo com o discador, por algum motivo se cair ou a pessoa se desconecta e tenta logo em seguida fazer a conexão, aí dá esta estória de modem não encontrado.

O que sei e me lembro das conexões discadas com o discador gnome-ppp é que quando ela é efetivada cria-se um ícone de rede (conexão que fica piscando, acho eu) que fica no systray que no Ubuntu é o canto superior direito próximo ao relógio.

Pelo menos sabemos que é possível vc ter conexão agora como fixar as coisas e tornar estável é que são elas...

Nas configurações do gnome-ppp aba Opções, a opção que quando a conexão se estabelece leva o ícone para o systray é a opção mostrar na área de notificação. Tem lá também uma opção minimizar será que vc marcou essa e aí fica sempre uma janela por aí quando a conexão se estabelece?
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 19:57 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #184 Online: 12 de Julho de 2009, 19:55 »
Vou te pedir para fazer uma coisa, volte no Ubuntu abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/init.d/ativar-modem


quando abrir o arquivo, se ele não estiver vazio, apague tudo dele e coloque exatamente este conteúdo aqui:

Citar
#!/bin/sh
/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
modprobe -r ungrab-winmodem
modprobe -r slamr
sleep1
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
sleep 2
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


salve e saia do arquivo.

Agora digite mais isso no terminal:


sudo chmod +x /etc/init.d/ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc2.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc3.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc4.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc5.d/S98ativar-modem
sudo ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc6.d/S98ativar-modem


Reinicia o computador de maneira completa e depois entra no Ubuntu e tenta usar o discador gnome-ppp.
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 19:58 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #185 Online: 12 de Julho de 2009, 19:58 »
Querido, agora fiquei confusa..  ::)
Eu fiz os passos q vc pedia certinho, qdo eu concluí o segundo passo, não dava mais o erro: 'não é possível abrir o modem' porém ficava no famigerado 'discando 17******', tudo mal (ou bem), dai cancelei e iniciei o terceiro passo, mudar o .wvdial.conf (pelo que eu me lembre, esse Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 não tava lá, tava outro, se não me engano era esse: Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0), e mudando todos eles, ai voltava pro erro: 'não é possível abrir o modem', PORÉM, quando eu tentei TODOS ELES  e eles davam o mesmo erro, ao notar a barra de tarefas (que é em cima  :-\), o icone da conexão discada estava ativo, me espantei e iniciei o firefox, e a net estava conectada a mais de quatro minutos sem q eu tivesse percebido (já q fica lá em cima), desconectei, e tentei repetir o terceiro passo para identificar qual era a configuração certa, porém todos davam o mesmo erro: 'não é possível abrir o modem'.

Lilian Dias por isso que uma vez aqui no fórum eu te falei que a qualidade da minha ajuda seria diretamente proporcional ao feedback que vc me retorna, mas vc se ofendeu :(, eu não tenho mais conexão discada há uns dois anos (+ ou -) e portanto não tenho como fazer os testes dos meus pacotes e etc. Vou mais pelo que me é retornado de quem já testou.

Fiquei sim com raiva,  >:(, ainda mais vindo de um cearense..  ;D kkk é brincadeeeira.. n sabia q vc morava tããão perto de mim..  ;)


Parece-me que quando se carrega o modem e se usa o mesmo com o discador, por algum motivo se cair ou a pessoa se desconecta e tenta logo em seguida fazer a conexão, aí dá esta estória de modem não encontrado.

O que sei e me lembro das conexões discadas com o discador gnome-ppp é que quando ela é efetivada cria-se um ícone de rede (conexão que fica piscando, acho eu) que fica no systray que no Ubuntu é o canto superior direito próximo ao relógio.

Pelo menos sabemos que é possível vc ter conexão agora como fixar as coisas e tornar estável é que são elas...

bas configurações do gnome-ppp aba Opções, a opção que quando a conexão se estabelece leva o ícone para o systray é a opção mostrar na área de notificação. Tem lá também uma opção minimizar será que vc marcou essa e aí fica sempre uma janela por aí quando a conexão se estabelece?

Querido, eu não me lembro se essa opção está marcada, eu olhei as configurações e elas estão de acordo com o .pdf do seu pacote. Não mudo as configurações.

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #186 Online: 12 de Julho de 2009, 20:02 »
Fiquei sim com raiva,  >:(, ainda mais vindo de um cearense..  ;D kkk é brincadeeeira.. n sabia q vc morava tããão perto de mim..  ;)


Querido, eu não me lembro se essa opção está marcada, eu olhei as configurações e elas estão de acordo com o .pdf do seu pacote. Não mudo as configurações.

Veja o que falei logo acima antes de vc escrever seu último texto.

Quando der esta estória de modem não encontrado ou não é possível abrir o modem, abra um terminal e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

para reinicializar o script que comanda o modem. Espere uns 5 segundos e volte a tentar usar o discador gnome-ppp
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 20:09 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #187 Online: 12 de Julho de 2009, 20:14 »
acho que é isso, quando dá o erro não é possível abrir o modem é por que vc a pouco fez a desconexão, mas parece que está com defeito isso (bug) e não é feito de maneira instantânea e aí quando vc vai querer usar outra vez dá este erro por que o modem ainda deve estar com o processo anterior aberto.

uma alternativa seria usar o comando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

esperar uns segundos (5 a 10) e depois o comando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

ou

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 20:16 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #188 Online: 12 de Julho de 2009, 20:15 »
Fiquei sim com raiva,  >:(, ainda mais vindo de um cearense..  ;D kkk é brincadeeeira.. n sabia q vc morava tããão perto de mim..  ;)


Querido, eu não me lembro se essa opção está marcada, eu olhei as configurações e elas estão de acordo com o .pdf do seu pacote. Não mudo as configurações.

Veja o que falei logo acima antes de vc escrever seu último texto.

Quando der esta estória de modem não encontrado ou não é possível abrir o modem, abra um terminal e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

para reinicializar o script que comanda o modem. Espere uns 5 segundos e volte a tentar usar o discador gnome-ppp

Querido, queria pedir mil desculpas por essa frase desastrada que eu falei (vindo de um cearense..), você deve ter se sentido ofendido.. mil desculpas sinceras..  :'( :'( :'( BURRA! BURRA! EU SOU UMA BURRA mesmo.. só faço besteira.. por favor não me processe..  :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #189 Online: 12 de Julho de 2009, 20:20 »
Querido, queria pedir mil desculpas por essa frase desastrada que eu falei (vindo de um cearense..), você deve ter se sentido ofendido.. mil desculpas sinceras..  :'( :'( :'( BURRA! BURRA! EU SOU UMA BURRA mesmo.. só faço besteira.. por favor não me processe..  :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(

Não levei a sério.  ;)

É preciso muito mais que isso para me ofender.

Sou bastante tranqüilo.

Sei da capacidade dos Cearenses, mas voltando ao assunto do modem... :P

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #190 Online: 12 de Julho de 2009, 20:34 »
Bem, por hoje para mim já deu.

Qualquer coisa escreve aqui que depois, quando puder, eu leio e retorno com alguma coisa, se souber, é claro. ;D

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #191 Online: 12 de Julho de 2009, 20:44 »
Não deu certo os procedimentos, continua dando o mesmo erro: 'não é possível abrir o modem', mesmo eu esperando um tempo.

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #192 Online: 13 de Julho de 2009, 08:35 »
Não deu certo os procedimentos, continua dando o mesmo erro: 'não é possível abrir o modem', mesmo eu esperando um tempo.

Bem vou tentar colocar os passos que ativam o modem em outro lugar que não o script ativar-modem criado, então inicialmente vamos remover este script abrindo um terminal e digitando isso:

sudo rm /etc/init.d/ativar-modem
sudo rm /etc/rc2.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc3.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc4.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc5.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc6.d/S98ativar-modem


agora digite:

sudo gedit /etc/rc.local

quando abrir o arquivo e antes do texto exit 0, adicione as linhas:

/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
modprobe -r ungrab-winmodem
modprobe -r slamr
sleep1
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
sleep 2
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
/usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


ficando o arquivo asim:

Citar
#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.

/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
modprobe -r ungrab-winmodem
modprobe -r slamr
sleep1
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
sleep 2
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
/usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


exit 0

Salve e saia do arquivo. Agora reinicie o PC e entre outra vez no Ubuntu.

Tente a conexão e caso falhe com o Inti2 que tem lá, tente os outros, mas depois de desconectar no discador e antes de tentar a conexão outra vez, vá ao terminal e digite:

sudo poff -a

sudo killall -KILL slmodemd

para ver se não dá mais o erro de modem não encontrado.

Continuando com modem não encontrado, vá ao terminal e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

e tente o discador outra vez.
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 16:52 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #193 Online: 13 de Julho de 2009, 09:31 »
Tenho a desconfiança em duas coisas, primeiro que o script sl-modem-daemon não esteja funcionando corretamente e depois que o discador gnome-ppp também esteja com algum bug e não está desligando corretamente a conexão, para vc testar outras configurações, deixando o processo anterior ainda em andamento o que faz com que saia aquela mensagem de erro de modem não encontrado, pois ele ainda não está livre para um novo uso.

Surgiu a idéia de usar o comando:

sudo pppconfig

que configura a conexão via terminal, então se quiser tentar este método é só fazer digitar o comando acima e responder as perguntas, mas vou colocar um roteiro delas aqui:


Citar
Você estará no menu principal. Escolha 'Criar uma conexão'.
 Deixe o nome como 'provedor', aperte 'Ok'.
 Selecione 'Dinâmico Usar DNS dinâmico', aperte 'Ok'.
 Selecionar 'PAP Peer Authentication Protocol', aperte 'Ok'.
 Insira seu nome de usuário para o provedor, aperte 'Ok'.
 Insira sua senha para o provedor, aperte 'Ok'.
 Deixe a velocidade de 115200 como recomendado, aperte 'Ok'.
 Escolha discagem de Tom ou Pulso, aperte 'Ok'.
 Insira o número do telefone de seu provedor (use apenas números), aperte 'Ok'.
 Você pode tentar ter seu modem detectado automaticamente, mas não funcionou para mim, mesmo em meu facilmente detectável modem externo.
 Se o modem não for detectado, ele perguntará em qual porta seu modem está. Insira o nome do dispositivo para seu modem que seria o /dev/ttySL0, aperte 'Ok'.
 Uma tela de finalização aparecerá e lhe dará a oportunidade de fazer mudanças se necessário. Estamos quase acabendo esta parte. Os próximos passos permitirão que sua conta de usuário conecte e desconecte sem precisar de sudo (de forma que você não precisará inserir a senha para conectar). Escolha 'Opções Avançadas'.
 Escolha 'Adicionar-Usuário Adicionar um usuário ppp'.
 Remova quaisquer caracteres indesejados da caixa de entrada pressionando Backspace (se necessário), então digite seu nome de usuário no Ubuntu( aquele que vc digit para entrar no Ubuntu), aperte 'Ok'.
 Escolha 'Anterior Retorne para o menu anterior' na tela de Configurações Avançadas.
 Escolha 'Finished Write files and return to main menu.'.
 Escolha 'Sair Sair deste utilitário'.
 Saia da janela do terminal, digite:
 exit

fonte da informação (com algumas alterações minhas): http://wiki.ubuntu-br.org/DialupModem?highlight=(dialup)

para se conectar abra um terminal e digite:

sudo pon

para se desconectar abra um terminal e digite:

sudo poff

Como vc adicionou o seu usuário ao grupo de conexão, ao reiniciar o PC não será mais necessário colocar a palavra sudo na frente dos comandos de conexão e desconexão, ou seja:

pon (para conectar, pelo terminal)

poff (para desconectar, pelo terminal)

O ruim desta forma de conexão é que não há nenhum indicativo gráfico de conexão ativa, como existe para o discador gráfico gnome-ppp, portanto para saber se efetivou a conexão vc terá de tentar usar o navegador e ver se navega.
 
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 16:47 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #194 Online: 13 de Julho de 2009, 16:48 »
Não deu certo os procedimentos, continua dando o mesmo erro: 'não é possível abrir o modem', mesmo eu esperando um tempo.

Bem vou tentar colocar os passos que ativam o modem em outro lugar que não o script ativar-modem criado, então inicialmente vamos remover este script abrindo um terminal e digitando isso:

sudo rm /etc/init.d/ativar-modem
sudo rm /etc/rc2.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc3.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc4.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc5.d/S98ativar-modem
sudo rm /etc/rc6.d/S98ativar-modem


agora digite:

sudo gedit /etc/rc.local

quando abrir o arquivo e antes do texto exit 0, adicione as linhas:

/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
modprobe -r ungrab-winmodem
modprobe -r slamr
sleep1
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
sleep 2
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


ficando o arquivo asim:

Citar
#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.

/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
modprobe -r ungrab-winmodem
modprobe -r slamr
sleep1
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
sleep 2
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


exit 0

Salve e saia do arquivo. Agora reinicie o PC e entre outra vez no Ubuntu.

Tente a conexão e caso falhe com o Inti2 que tem lá, tente os outros, mas depois de desconectar no discador e antes de tentar a conexão outra vez, vá ao terminal e digite:

sudo poff -a

sudo killall -KILL slmodemd

para ver se não dá mais o erro de modem não encontrado.

Continuando com modem não encontrado, vá ao terminal e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

e tente o discador outra vez.

O inti2 seria aqueles alternativo 1, 2, 3 e 4?