Autor Tópico: [Resolvido - Aléluia] internet discada no ubuntu 9.04  (Lida 165809 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #75 Online: 07 de Julho de 2009, 17:38 »


Querido, eu não entendi nada do que você disse sobre aqueles comandos, "sair".. etc.. simplifique, por favor..  ;)
Pedi pela internet ai o cd veio pelos correios.

Como vc faz para saír do livecd?

Não é clicando no ícone mais a direita (canto direito) da barra superior?

Lá tem várias opções, pelo menos no do Ubuntu instalado no HD tem, então estou sugerindo que vc clique em um tipo Sair... que só faz é voltar para a tela que pede nome de acesso e login do Ubuntu para voltar para interface gráfica e não reiniciar ou fechar o PC. Como no LiveCD não tem senha então é só dar ENTER, acho eu.

Pode ser que este procedimento seja o mesmo que reiniciar o sistema para que os comandos em questão:

chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip

façam o que tem de fazer.

Será que fui mais claro agora?

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #76 Online: 07 de Julho de 2009, 18:19 »


Querido, eu não entendi nada do que você disse sobre aqueles comandos, "sair".. etc.. simplifique, por favor..  ;)
Pedi pela internet ai o cd veio pelos correios.

Como vc faz para saír do livecd?

Não é clicando no ícone mais a direita (canto direito) da barra superior?

Lá tem várias opções, pelo menos no do Ubuntu instalado no HD tem, então estou sugerindo que vc clique em um tipo Sair... que só faz é voltar para a tela que pede nome de acesso e login do Ubuntu para voltar para interface gráfica e não reiniciar ou fechar o PC. Como no LiveCD não tem senha então é só dar ENTER, acho eu.

Pode ser que este procedimento seja o mesmo que reiniciar o sistema para que os comandos em questão:

chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip

façam o que tem de fazer.

Será que fui mais claro agora?

Sim querido, entendi. Sou eu q sou meia burra, só meia..  ;D

Offline helton / Ubuntu 9.04

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #77 Online: 08 de Julho de 2009, 02:21 »
Eu acabei de instalar o Ubuntu 9.04 após de receber o CD via correio e de ter lido um bom tutorial "instalando Ubuntu junto do Windows". Pois é, depois de instalado o SO Linux, vi que ele não dá suporte a Internet discada, mas mesmo de inumeras tentativas de conexão não consegui. Abaixo a mensagem do discador:


--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.


Vale lembrar, segui todos os passos vistos nesse forum. Se alguem puder me ajudar, fico muito agradecido!

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #78 Online: 08 de Julho de 2009, 10:00 »
Alarcon, DEU CERTO!!!  :D :D :D :D :D
Porém eu fiz uma coisa a mais, eu tentei do jeito que você disse e não tinha dado certo, porém eu me lembrei que no seu .pdf tem uma resolução para o problema (conecta e após isso desconecta), e re-configurei novamente o discador, porém colocando agora a opção "Alternativo 1" em vez de "padrão", ai CONECTOU!!! usei alguns programas e tudo como o Pidgin. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!  :o ;D

Agora me diga, se eu instalar o Linux no sistema operacional, toda vez que eu ligar o pc eu vou ter que repetir todos esses procedimentos ou alguma parte dele?
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 10:08 por Lilian Dias »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #79 Online: 08 de Julho de 2009, 10:38 »
Alarcon, DEU CERTO!!!  :D :D :D :D :D
Porém eu fiz uma coisa a mais, eu tentei do jeito que você disse e não tinha dado certo, porém eu me lembrei que no seu .pdf tem uma resolução para o problema (conecta e após isso desconecta), e re-configurei novamente o discador, porém colocando agora a opção "Alternativo 1" em vez de "padrão", ai CONECTOU!!! usei alguns programas e tudo como o Pidgin. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!  :o ;D

Agora me diga, se eu instalar o Linux no sistema operacional, toda vez que eu ligar o pc eu vou ter que repetir todos esses procedimentos ou alguma parte dele?

Se vc instalar o Ubuntu no HD numa partição a parte, para funcionar em dual-boot com o windows, não precisará fazer tudo isso ao reiniciar, pois você somente faz isso no liveCD por que quando vc roda o sistema operacional linux (no caso Ubuntu) via CD, tudo fica na memória Ram, não é salvo no CD por motivos óbvios, então ao reiniciar o PC, por exemplo, tudo que estava na memória Ram se apaga por ela ser uma memória volátil, ou seja, não retém os dados após um reinicio total do sistema.

Recomendo não instalar o Ubuntu dentro do windows o que é chamado de forma wubi (algo assim) e sim numa partição a parte para vc ficar com dois sistemas operacionais no seu HD em separado e não um (o Ubuntu) dentro do outro (windows) numa especie de emulação.

Pode ser que de início, ou seja, após usar o meu pacote modem-arquivos-v30.tar.gz seu modem ainda não funcione, mas é só falar aqui que aparamos as arestas. Adiantando vc teria que digitar mais estes dois comandos:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd
sudo gpasswd -a seu_usuário dip


Onde seu_usuário altere para no nome que vc digita para entrar no ubuntu. No caso do liveCD era ubuntu, já instalado será o nome que vc fornecer no processo de instalação. É o usuário corrente, o que vc faz o login no sistema.

e reiniciar o PC.


« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 10:40 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #80 Online: 08 de Julho de 2009, 10:44 »
Eu acabei de instalar o Ubuntu 9.04 após de receber o CD via correio e de ter lido um bom tutorial "instalando Ubuntu junto do Windows". Pois é, depois de instalado o SO Linux, vi que ele não dá suporte a Internet discada, mas mesmo de inumeras tentativas de conexão não consegui. Abaixo a mensagem do discador:


--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.


Vale lembrar, segui todos os passos vistos nesse forum. Se alguem puder me ajudar, fico muito agradecido!

Antes de qualquer tentativa você tem que se certificar que seu modem para conexão discada tem suporte no linux e qual driver usar para ativá-lo.

posta aqui o resultado dos comandos:

lspci

e

lspci -n

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #81 Online: 08 de Julho de 2009, 10:51 »
Alarcon, DEU CERTO!!!  :D :D :D :D :D
Porém eu fiz uma coisa a mais, eu tentei do jeito que você disse e não tinha dado certo, porém eu me lembrei que no seu .pdf tem uma resolução para o problema (conecta e após isso desconecta), e re-configurei novamente o discador, porém colocando agora a opção "Alternativo 1" em vez de "padrão", ai CONECTOU!!! usei alguns programas e tudo como o Pidgin. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!  :o ;D

Agora me diga, se eu instalar o Linux no sistema operacional, toda vez que eu ligar o pc eu vou ter que repetir todos esses procedimentos ou alguma parte dele?

Se vc instalar o Ubuntu no HD numa partição a parte, para funcionar em dual-boot com o windows, não precisará fazer tudo isso ao reiniciar, pois você somente faz isso no liveCD por que quando vc roda o sistema operacional linux (no caso Ubuntu) via CD, tudo fica na memória Ram, não é salvo no CD por motivos óbvios, então ao reiniciar o PC, por exemplo, tudo que estava na memória Ram se apaga por ela ser uma memória volátil, ou seja, não retém os dados após um reinicio total do sistema.

Recomendo não instalar o Ubuntu dentro do windows o que é chamado de forma wubi (algo assim) e sim numa partição a parte para vc ficar com dois sistemas operacionais no seu HD em separado e não um (o Ubuntu) dentro do outro (windows) numa especie de emulação.

Pode ser que de início, ou seja, após usar o meu pacote modem-arquivos-v30.tar.gz seu modem ainda não funcione, mas é só falar aqui que aparamos as arestas. Adiantando vc teria que digitar mais estes dois comandos:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd
sudo gpasswd -a seu_usuário dip


Onde seu_usuário altere para no nome que vc digita para entrar no ubuntu. No caso do liveCD era ubuntu, já instalado será o nome que vc fornecer no processo de instalação. É o usuário corrente, o que vc faz o login no sistema.

e reiniciar o PC.




Hum? Wubi? não sei o que é isso. Eu vou instalar o Ubuntu junto com o Windows, vou lá no LiveCD e vou clicar em "instalar este sistema no computador" ai particionar uma parte do HD pro Linux e ele deve fazer o resto.


===EDITADO===

Você tem alguma recomendação a fazer antes deu iniciar o processo de instalação?
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 10:55 por Lilian Dias »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #82 Online: 08 de Julho de 2009, 11:45 »
Aiii.. eu fui instalar e deu erro na operação de particionar.. diz que deu um erro e a operação foi abortada.. vou ter que usar o Gparted?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #83 Online: 08 de Julho de 2009, 13:33 »
Aiii.. eu fui instalar e deu erro na operação de particionar.. diz que deu um erro e a operação foi abortada.. vou ter que usar o Gparted?

Primeira coisa, ler tudo sobre instalação do Ubuntu que vc possa encontrar no fórum e google, como exemplo de artigos veja estes links aqui:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,19226.0.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48283.0.html

http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalando-ubuntu/869640/

procure no google que deve ter mais tópicos com ilustrações de como é o processo.

Depois faça um backup de todos os seus arquivos que considera mais importante que esteja na partição windows para CDs, DVDs, pedriver e etc. Isso é mais uma precaução.

Em seguida desfragmente seu windows para que os dados sejam todos compactado no início do HD.

Tenha em mente também como vai ser a divisão de espaços no seu HD para os dois sistemas operacionais.

Forma bem básica:

1 partição (primária) -> windows com tamanho que vc defenir -> se seu HD for SATA será a partição sda1

2 partição (estendida/logica) -> sda2

   3 partição -> Ubuntu com tamanho que vc defenir (ponto de montagem a raiz / com formatação ext4) -> será a partição sda3

   4 partição -> Swap com tamanho geralmente o dobro da sua memória ram, mas se vc tiver mais que 1GB de Ram, escolha para o tamanho desta partição apenas 1 GB (ponto de montagem swap) será a partição sda4

Assim vc terá dividido o HD em 3 partições, a primeira windows, e as outras partições para o Ubuntu, sendo uma a definir o tamanho por vc e formatada em ext4 para o raiz do sistema / e a outra partição com o dobro de sua Ram se ela for menor que 1 GB, pois caso seja deste valor em diante escolha apenas 1GB para a partição swap.

Isso aí é uma divisão a mais básica possível.

Agora a padrão pelos usuários é essa aqui:

1 partição (primária) -> windows com tamanho que vc definir -> se seu HD for SATA será a partição sda1

2 partição (estendida/logica) -> sda2

   3 partição -> Ubuntu com tamanho que vc definir (minimo de uns 8GB)->ponto de montagem a raiz / com formatação ext4 -> será a partição sda3

   4 partição -> Ubuntu com tamanho que vc definir (mínimo de uns 10GB) ->ponto de montagem a home /home com formatação ext4 -> será a partição sda4

   5 partição -> Swap com tamanho geralmente o dobro da sua memória ram, mas se vc tiver mais que 1GB de Ram, escolha para o tamanho desta partição apenas 1GB -> ponto de montagem swap será a partição sda5



===EDITADO===

Sim vc terá de usar o gparted mas pelo pŕoprio instalador. Escolha sempre a opção manual durante o processo de instalação e na janela relativa a particionamento. Você terá de diminuir a partição windows com alguma opção de de redimensionamento e com o espaço que sobrar crias as várias partições do linux com seus pontos de montagem.

super básica (para o Ubuntu):

uma partição para a raiz / com formatação ext4 ou ext3, prefira a ext4 (min. 15GB neste caso)

uma partição swap -> dobro de sua Ram, mas se sua Ram for de 1GB para cima, escolha o tamanho de 1GB

Ao final vc terá 3 partições no seu HD, uma para o windows e duas para o Ubuntu ( / e swap)


Mais comum (para o Ubuntu):

uma partição para a raiz / com formatação ext4 ou ext3, prefira a ext4 (min. 8GB neste caso com /home em separado)

uma partição pra a home /home com formatação ext4 ou ext3, prefira a ext4 (min. 10GB)

uma partição para swap -> dobro de sua Ram, mas se sua Ram for de 1GB para cima, escolha o tamanho de 1GB

Ao final vc terá 4 partições no seu HD, uma para o windows e três para o Ubuntu ( /, /home e swap)
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 14:10 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #84 Online: 08 de Julho de 2009, 16:05 »
Querido, as explicações textuais realmente me deixaram confusa. Porém estou assistindo a uma 'video-aula' de instalação e lá tou aprendendo, porém fiquei confusa com a história da partição swap, lá no video diz que recomenda a metade da memória RAM, já você diz que é o dobro, nem sei qual selecionar...  ???

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #85 Online: 08 de Julho de 2009, 16:13 »
Querido, as explicações textuais realmente me deixaram confusa. Porém estou assistindo a uma 'video-aula' de instalação e lá tou aprendendo, porém fiquei confusa com a história da partição swap, lá no video diz que recomenda a metade da memória RAM, já você diz que é o dobro, nem sei qual selecionar...  ???

Não se prenda muito a literalidade das coisas. A swap é uma memória auxiliar para a memória Ram, ou seja, uma espécie de memória virtual no seu HD ela é usada quando sua memória ram não é o suficiente aí alguns dados da ram são transferidos para esta partição swap, como o acesso a ela não é muito rápido, ou melhor, não tem a mesma velocidade que a ram, ela é dita auxiliar.

Em vários sites que já li sempre se recomenda o dobro da Ram para PCs que tem pouca memória Ram, a partir de 1 GB isso não faz mais sentido, então eu sempre recomendo 1GB par quem tem de 1GB ou superior. Agora é lógico que vc pode colocar o valor que quiser, até mesmo não criar uma partição swap, mas esta última opção não é recomendável, entretanto tem usuário que prefere fazer isso, principalmente aqueles que tem 2GB de Ram ou mais.

Tudo fica a seu critério.

Tudo que falei são só exemplos de quem já usa linux a um certo tempo, mas vc é quem manda e tudo vai depender de quanto é o tamanho do seu HD e o tamanho de sua memória Ram.

Se seu grande problema é pouco tamanho de HD e portanto quer deixar mais espaço para seu Windows no qual usa mais, diminua a swap para o mesmo tamanho de sua Ram.

Lá ele usa um tamanho menor que sua Ram por que tem 1GB, parece-me, aí acha que já é o suficiente e então coloca pouca coisa, mas volto a dizer que é a primeira vez que vejo alguém falando para usar metade da sua Ram, o que já vi foi o dobro, o mesmo valor ou não usar para quem tem muita Ram, mas neste último caso não é recomendável, pois existe aplicativos que mesmo tendo memória ram suficiente ainda usam algo na swap.
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 17:00 por alarcon »

Offline helton / Ubuntu 9.04

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #86 Online: 09 de Julho de 2009, 00:55 »
Eu acabei de instalar o Ubuntu 9.04 após de receber o CD via correio e de ter lido um bom tutorial "instalando Ubuntu junto do Windows". Pois é, depois de instalado o SO Linux, vi que ele não dá suporte a Internet discada, mas mesmo de inumeras tentativas de conexão não consegui. Abaixo a mensagem do discador:


--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.


Vale lembrar, segui todos os passos vistos nesse forum. Se alguem puder me ajudar, fico muito agradecido!

Antes de qualquer tentativa você tem que se certificar que seu modem para conexão discada tem suporte no linux e qual driver usar para ativá-lo.

posta aqui o resultado dos comandos:

lspci

helton@helton-desktop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. PT890 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237/VX700 PCI Bridge
00:08.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VIA VT6420 SATA RAID Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN700/P4M800 Pro/P4M800 CE/VN800 [S3 UniChrome Pro] (rev 01)

e

lspci -n

helton@helton-desktop:~$ lspci -n
00:00.0 0600: 1106:0314
00:00.1 0600: 1106:1314
00:00.2 0600: 1106:2314
00:00.3 0600: 1106:3208
00:00.4 0600: 1106:4314
00:00.7 0600: 1106:7314
00:01.0 0604: 1106:b198
00:08.0 0703: 1057:3052 (rev 04)
00:0f.0 0101: 1106:3149 (rev 80)
00:0f.1 0101: 1106:0571 (rev 06)
00:10.0 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.1 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.2 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.3 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.4 0c03: 1106:3104 (rev 86)
00:11.0 0601: 1106:3227
00:11.5 0401: 1106:3059 (rev 60)
00:12.0 0200: 1106:3065 (rev 78)
01:00.0 0300: 1106:3344 (rev 01)


alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #87 Online: 09 de Julho de 2009, 09:37 »

lspci

helton@helton-desktop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. PT890 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237/VX700 PCI Bridge
00:08.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VIA VT6420 SATA RAID Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN700/P4M800 Pro/P4M800 CE/VN800 [S3 UniChrome Pro] (rev 01)

e

lspci -n

helton@helton-desktop:~$ lspci -n
00:00.0 0600: 1106:0314
00:00.1 0600: 1106:1314
00:00.2 0600: 1106:2314
00:00.3 0600: 1106:3208
00:00.4 0600: 1106:4314
00:00.7 0600: 1106:7314
00:01.0 0604: 1106:b198
00:08.0 0703: 1057:3052 (rev 04)
00:0f.0 0101: 1106:3149 (rev 80)
00:0f.1 0101: 1106:0571 (rev 06)
00:10.0 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.1 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.2 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.3 0c03: 1106:3038 (rev 81)
00:10.4 0c03: 1106:3104 (rev 86)
00:11.0 0601: 1106:3227
00:11.5 0401: 1106:3059 (rev 60)
00:12.0 0200: 1106:3065 (rev 78)
01:00.0 0300: 1106:3344 (rev 01)



Se seu Ubuntu 9.04 for versão 32bits e não versão 64bits, você tem que fazer o que foi explicado aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52943.msg303590.html#msg303590

e no final de tudo, no terminal digite estes comandos:


sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd
sudo gpasswd -a seu_usuário dip


Onde seu_usuário altere para no nome que vc digita para entrar no ubuntu. É o usuário corrente, o que vc faz o login no sistema.

e reiniciar o PC.

leia com bastante atenção os arquivos Leia-me e guia_instalação.pdf, principalmente este último, que dar detalhes de como instalar o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz e como resolver alguns dos problemas mais comuns.

Preste também atenção no alerta que faço no link que tem o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz para ser baixado que é muito importante.

Caso vc continue sem se conectar quero o resultado dos seguintes comandos:

dmesg | grep slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab

ps -aux | grep slmodemd

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart


após este último comando, tente usar o discador gnome-ppp que fica no menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP

copie o log de conexão também e cole aqui.

« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 09:38 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #88 Online: 09 de Julho de 2009, 17:02 »
Alarcon, assisti várias vezes ao video, vi vários tutoriais, e agora me sinto pronta para instalar. Só tenho uma dúvida, lá no video já na parte da instalação, eu achei que mexe muito na partição do Windows (ntfs é o sistema do Windows, então vai apenas selecionar uma pasta para ele aparecer no Ubuntu, clique nele e clique em 'editar partição'.
em 'usar como' selecione ntfs, TENHA CERTEZA DE QUE A OPÇÃO FORMATAR A PARTIÇÃO NÃO ESTEJA MARCADA. em 'ponto de montagem' digite /media/windows a pasta /media é o padrão para qualquer unidade. agora dê 'ok'.). Isso seria pra quem ainda NÃO tem o Windows instalado na maquina (ou seja, vai instalar o Windows depois de já ter instalado o Ubuntu), ou esse procedimento tem que fazer mesmo (no meu caso, que já tenho o Windows XP instalado)??

Tou perguntando isso pois lá no video não vi no programa de instalação a frase "detectado Windows XP neste sistema" como o meu instalador diz.

« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 17:04 por Lilian Dias »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #89 Online: 09 de Julho de 2009, 17:15 »
Alarcon, assisti várias vezes ao video, vi vários tutoriais, e agora me sinto pronta para instalar. Só tenho uma dúvida, lá no video já na parte da instalação, eu achei que mexe muito na partição do Windows (ntfs é o sistema do Windows, então vai apenas selecionar uma pasta para ele aparecer no Ubuntu, clique nele e clique em 'editar partição'.
em 'usar como' selecione ntfs, TENHA CERTEZA DE QUE A OPÇÃO FORMATAR A PARTIÇÃO NÃO ESTEJA MARCADA. em 'ponto de montagem' digite /media/windows a pasta /media é o padrão para qualquer unidade. agora dê 'ok'.). Isso seria pra quem ainda NÃO tem o Windows instalado na maquina (ou seja, vai instalar o Windows depois de já ter instalado o Ubuntu), ou esse procedimento tem que fazer mesmo (no meu caso, que já tenho o Windows XP instalado)??

Tou perguntando isso pois lá no video não vi no programa de instalação a frase "detectado Windows XP neste sistema" como o meu instalador diz.



Bem quando eu criei as partições aqui do meu HD (na época, que faz muito tempo) foi pelo próprio windows com o partition Magic (algo assim) e portanto não sei te informar com precisão como seria no Ubuntu com o gparted, pois agora eu só formato e instalo no que já existe, mas particularmente achei este procedimento do vídeo mais complicado.

Eu faria só é redimensionar a partição windows (deve ter esta opção no gparted, após selecionar a partição windows que deve ser chamada de sda1 no gparted/Ubuntu), ou seja, diminuir o seu tamanho para sobrar espaço e neste espaço que sobrar subdividi-lo em tantas partições quantas vc pretende utilizar para o Ubuntu.

Lembre-se que um HD só pode ter 3 partições primárias, já se for estendida (ou extendida ou logica) pode ter várias, por isso que recomendo o windows como primária (que já é) e as outras como lógica, assim não ficará no limite de só 3 partições no HD.


Como o que você faria seria apenas uma diminuição da partição windows, não precisaria formatar, escolher ponto de montagem e etc. para o windows, só sendo necessários estes passos para a partição do Ubuntu.

Caso sinta mais a vontade vc pode usar particionadores para o windows e criar tantas partições (pode ser ntfs mesmo) quanto queira e depois usar o instalador do Ubuntu e quando chegar na parte de particionamento escolher manual e então só formatar estas outras partições  em ext3 ou ext4 (o recomendado) e linux swap (para partição swap) e escolher os pontos de montagem (se raiz -> /, se home -> /home ou swap e etc.)


Cuidado: TENHA CERTEZA DE QUE A OPÇÃO FORMATAR A PARTIÇÃO NÃO ESTEJA MARCADA para a partição windows que deve ser a /dev/sda1 ou apenas sda1

===EDITADO===

O Gparted sem ser usado pelo instalador e sim pelo menu deve é mostrar uma lista de partições presentes no seu HD, se vc tivesse mais de uma seria algo assim:

sda1, sda2, sda3 e etc.

No seu caso inicialmente só terá a sda1 que é o windows XP, então vc deve clicar nela com o botão direito do mouse e escolher algo como redimencionar e então diminuir o seu tamanho, depois voltando ao gparted clique na área em branco (a que sobrou) e divida outras vezes, criando as partições com seus respectivos tamanhos, formatações e pontos de montagem.
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 17:25 por alarcon »