Autor Tópico: Como instalar modem soft56k conexant? (Resolvido)  (Lida 12686 vezes)

Offline riba.2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Como instalar modem soft56k conexant? (Resolvido)
« Online: 01 de Julho de 2009, 15:59 »
já instalei o gnome ppp e alguns drives referentes a esse modem que busquei em outros sites, mais quando vou conectar aparece a mensagem "modem não está respondendo" ou "modem não pode ser aberto"...  O quero saber é o seguinte. Qual é o verdadeiro drive desse modem? como faço para saber se estar instalado e funcionando? se o ploblema é na configuração do gnome ppp? Tem como fazer a intalação sem utilizar o terminal?. a versão que estou utilizando é ubuntu 9.04, espero que me respondam o mais rapido passível
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 21:26 por riba.2 »

alarcon

  • Visitante
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2009, 16:33 »
já instalei o gnome ppp e alguns drives referentes a esse modem que busquei em outros sites, mais quando vou conectar aparece a mensagem "modem não está respondendo" ou "modem não pode ser aberto"...  O quero saber é o seguinte. Qual é o verdadeiro drive desse modem? como faço para saber se estar instalado e funcionando? se o ploblema é na configuração do gnome ppp? Tem como fazer a intalação sem utilizar o terminal?. a versão que estou utilizando é ubuntu 9.04, espero que me respondam o mais rapido passível

O problema é que você tem de instalar um driver que comanda o modem, se o seu realmente é um conexant, que tal começar por aqui:

https://help.ubuntu.com/community/DialupModemHowto/Conexant/

alarcon

  • Visitante
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2009, 20:42 »
instalei o drive "hsfmodem_7.80.02.04full_k2.6.17_10_generic_ubuntu_i386.deb" e tentei outros que estavam lá, mais o problema continua... tem mais alguma dica?

Você não entendeu, pois se a sua versão do Ubuntu é a versão Ubuntu 9.04, teria de ter lido isso:

Citar
For Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope): Use this file. Unpack it and enter the resulting directory, do sudo make install and sudo /usr/sbin/hsfconfig.


Onde a palavra que destaquei aqui em vermelho, lá é um link para o driver correto.

alarcon

  • Visitante
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2009, 09:43 »
Depois que você baixou o arquivo compactado chamado de hsfmodem-7.80.02.03full_Jaunty.tar.bz2 pelo link indicado, leve-o para o Ubuntu e coloque dentro da sua pasta de usuário, ou seja, vá no menu Locais > Pasta Pessoal e cole o arquivo aí.

Clique nele com o botão direito do mouse e no menu que aparecer, escolha a opção extrair aqui. Será criada uma pasta (dentro da sua pasta de usuário) chamada de hsfmodem-7.80.02.03full. Agora vá no terminal pelo menu Aplicativos > Acessórios > Terminal, quando abrir o terminal digite:

cd hsfmodem-7.80.02.03full

isso fará com que vc entre na pasta descompactada do driver Conexant que vc baixou. Agora digite os comandos:

sudo make install

vai ser pedido uma senha, é a mesma que vc digita para entrar no sistema (sua senha). Não se preocupe que ao digitar a senha não é mostrado nada no terminal, nem os caracters ***, é assim mesmo, mas acredite que vc está digitando sua senha.

Depois que o processo terminar, digite mais isso:

sudo /usr/sbin/hsfconfig

Devem ser feitas mais algumas perguntas a você, porém acho que você só deve responder a que pergunta pela sua região que vc responderá BRAZIL (com z mesmo) nas outras perguntas só tecle ENTER para ficar com a opção padrão que ele mostrará entre [ ]

Basicamente é isso, mas como este é um driver ainda para ser compilado no seu sistema, é necessário, antes de fazer os procedimentos indicados acima, ter alguns pacotes instalados no seu Ubuntu (os compiladores) para que ele possa compilar este driver, portanto você terá de instalar mais estes pacotes:

- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers-2.6.28-11-generic

para fazer isso coloque o CD de instalação do Ubuntu no driver optico e no terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) digite:

sudo apt-cdrom add

após vc digitar sua senha, vai ser mostrado algo assim:

Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter


se o cd de instalação do Ubuntu já estiver na bandeja, apenas tecle ENTER para seguir adiante. Isso fará com que o CD de instalação seja adicionado a lista de repositórios do Ubuntu (de onde baixar pacotes .deb).

Feito isso agora no terminal é só digitar:

sudo apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-2.6.28-11-generic

aguardar o processo de instalação dos compiladores.

Quando terinar você pode fazer os passos iniciais relativos a compilação do driver conexant.


Depois de tudo isso você ainda terá de instalar o discador gnome-ppp e suas dependências que são as seguintes:

libxplc0.3.13 que vc baixa daqui:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/x/xplc/libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb

libwvstreams4.4-base que vc baixa daqui:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

libwvstreams4.4-extras que vc baixa daqui:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

libuniconf4.4 que vc baixa daqui:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

wvdial que vc baixa daqui:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvdial/wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb

gnome-ppp que vc baixa daqui:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

Os 4 primeiros são dependências do wvdial, instale na seqüencia do primeiro ao último clicando duas vezes em cada um dos .deb baixados  ou pelo terminal (isso dentro do Ubuntu):

sudo dpkg -i libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb


isso pelo terminal e dentro da pasta que deverá conter todos os .deb necessários ok.


Depois de tudo instalado, vá no menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP e na janela que abrir clique no botão Configuração, na próxima janela que abrir na aba Modem coloque como dispositivo isso /dev/ttySHSF0 ou clique em detectar. Na aba Opções deixe marcada a opção que fala em ignorar sequencias de terminal (modo burro). O resto das configurações do discador gnome-ppp fica ao seu critério e gosto.
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 17:12 por alarcon »

Offline riba.2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2009, 16:07 »
fiz tudo oq ue vc disse, mais quando fui instalar aqueles pacotes:
- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers-2.6.28-11-generic
pelo cd apreceu um erro, pessei que fosse normal, tentei conectar... e nada aparece só "enviando senha", fui até o gerenciador de pacotes e observei que haviam programas que deviam ser instalados, marquei todos eles e cliquei aplicar e como o cd estava dentro do leitor optico percebi que estava instalando pelo cd tornou dar um erro que foi mais ou memos isso: oem-config
                                                 oem-config-gkt
                                 depende:libdebconfcliente0
                                             libdebian-installer4
                                           
                                 depende: oem-confg-fronted 1.54.13
perguntas... tenho que baixar os pacote citados no erro? eles são os motivos de não conectar? onde baixar? ou o problema é outro?

alarcon

  • Visitante
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2009, 16:36 »
fiz tudo oq ue vc disse, mais quando fui instalar aqueles pacotes:
- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers-2.6.28-11-generic
pelo cd apreceu um erro, pessei que fosse normal, tentei conectar... e nada aparece só "enviando senha", fui até o gerenciador de pacotes e observei que haviam programas que deviam ser instalados, marquei todos eles e cliquei aplicar e como o cd estava dentro do leitor optico percebi que estava instalando pelo cd tornou dar um erro que foi mais ou memos isso: oem-config
                                                 oem-config-gkt
                                 depende:libdebconfcliente0
                                             libdebian-installer4
                                           
                                 depende: oem-confg-fronted 1.54.13
perguntas... tenho que baixar os pacote citados no erro? eles são os motivos de não conectar? onde baixar? ou o problema é outro?


Não sei o que você andou fazendo por aí, mas nada tem haver com isso que você relata. Já fiz estes procedimentos de instalar os pacotes make, gcc, build-essential e linux-headers-2.6.28-11-generic direto do CD de instalação do Ubuntu e adicionando ele (o CD de instalação) na lista de repositórios da forma que expliquei e nunca ocorreu tal tipo de erro, portanto veja aí no que vc pode estar errando.

Uma observação é que tudo que falo aqui é para o caso do Ubuntu 9.04 32bits e não para outra versão qualquer do linux quer seja baseada no Ubuntu ou não, ou qualquer tipo de remasterização do Ubuntu. Falo do Ubuntu 9.04 32bits original ok.

Offline riba.2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2009, 20:05 »
Alarcon, consegui fazer o modem discar... mais tem um problema não conecta. dá pra me dar outra dica??? 

alarcon

  • Visitante
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2009, 20:41 »
Alarcon, consegui fazer o modem discar... mais tem um problema não conecta. dá pra me dar outra dica???  

Da sim, rsrsrs.

Abre um terminal e digita:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

quando abrir o arquivo pap-secrets, coloque no final dele isso aqui:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente alterando os dois valores que estão entre aspas " " pelo seu nome de acesso do provedor (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente. Observe a formatação indicada logo acima, veja que inicialmente tem seu nome de acesso entre aspas, depois um espaço, logo depois um asterisco, mais um espaço depois e por fim sua senha de acesso entre aspas. Salve e saia do arquivo em questão.

Ainda no terminal digite:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

e repita o mesmo procedimento anterior, ou seja:

quando abrir o arquivo chap-secrets, coloque no final dele isso aqui:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente alterando os dois valores que estão entre aspas " " pelo seu nome de acesso do provedor (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente. Observe a formatação indicada logo acima, veja que inicialmente tem seu nome de acesso entre aspas, depois um espaço, logo depois um asterisco, mais um espaço depois e por fim sua senha de acesso entre aspas. Salve e saia do arquivo em questão.


Veja se iso é o suficiente para você conseguir a conexão pelo discador gnome-ppp.

Caso não seja, faça mais isso (no Terminal):

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

e depois:

sudo gpasswd -a seu_usuário dip

onde o que destaquei em vermelho altera para o nome de seu usuário, aquele que vc digita para entrar no Ubuntu.

Agora reinicie o PC e ao entrar novamente no Ubuntu vá no menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP e veja se funciona.

Offline riba.2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2009, 22:29 »
Alarcom, agora conecta, chega a aparecer o icone na barra mais a conecção cai logo em seguida... e agora o que faço?

alarcon

  • Visitante
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2009, 09:14 »
Alarcom, agora conecta, chega a aparecer o icone na barra mais a conecção cai logo em seguida... e agora o que faço?

Veja se você configurou corretamente o discador gnome-ppp. Tudo que falei logo acima sobre os arquivos pap-secrets e chap-secrets, ou melhor, você já deve ter percebido que neles há o seu nome de acesso do provedor (completo, com @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor. Estes valores devem ser os mesmos usados no discador gnome-ppp nos campos que pedem nome de Usuário e senha ok.

Gostaria que você colocasse aqui as imagens das abas de configurações do discador gnome-ppp chamada de Modem e Opções, para que eu possa observar o que vc configurou.

Outra coisa, quando vc clica em conectar aparece uma outra janela e nela um botão registro, quero que clique neste botão registro e depois copie e cole aqui o log que é  mostrado durante o processo de conexão aí.


Abra um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

no arquivo de configurações do gnome-ppp que abrir procure pela linha:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

troque por esta outra aqui:

Init2 = AT&FW3+MS=V90,1,28800,33600,28800,56000

salve e saia do arquivo.

Agora use o discador gnome-ppp outra vez e veja se consegue se conectar e permanecer conectado.
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 09:16 por alarcon »

Offline riba.2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2009, 16:26 »
Deu Certo. muito obrigado valeu continui assim ajudando as pessoas que precisam de ajuda, um abraço. ASS: riba.2

alarcon

  • Visitante
Re: modem soft56k conexant, como instalar?
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2009, 17:15 »
Deu Certo. muito obrigado valeu continui assim ajudando as pessoas que precisam de ajuda, um abraço. ASS: riba.2

Que bom que finalmente tenha resolvido, agora que tal editar o título do primeiro texto deste seu tópico aqui, acrescentando a ele a palavra resolvido (ou equivalente). ;)