Olá a todos,
Eu particularmente acho uma bobeira querer discutir qual o melhor sistema operacional e qual o pior (inclui todas distros linux, Leopard e Windows).
Mas algo me fez pensar um pouco neste assuntu.
Gostaria de saber de vocês se concordam comigo.
Muita gente reclama que o linux é complicado para instalar programas (usuários windows), para instalar drivers configurar o sistema em geral e blá,blá,blá e blá,blá,blá... Eu uso a quatro meses o Ubuntu (minha primeira experiência com o linux) mas de um mês para cá resolvi testar outras distros e me aprofundar mais em linux. Instalei em meu pc para no fim de no prazo de uma semana eu ter idéia de algumas distros, não quero criar confusão mas algumas eu achei trash de travar pc e tudo, ai eu entendi o pq de tantas pessoas falarem que o linux é ruim. Acho que para quem vem de windows é tão "fácil" apertar next, next e finish para instalar um programa que quando chega no linux a pessoa não fica dois dias com o linux em sua maquina.
A questão é que todo o contexto que a Canonical fez começa a surtir resultados na prática hoje. Por exemplo tem coisa mais mamão com açucar que instalar um pacote deb? É claro que existe pacote RPM, mas o Ubuntu está repercurtindo tanto que praticamente o pacote deb está virando obrigação ná hora de criar um software. É claro que tem muita coisa a melhorar, mas digo que já está caminhando para o ideal.
No site da Apple por exemplo aquela propaganda do gordinho que representa o windows e o cara descolado que representa o mac. O cara olha pro gordinho que acaba de ser "instalado" e pergunta o que ele vai fazer, o gordinho com uma cara de cansado responde "ai... tenho que baixar uns drivers e instala-los, instalar uns programas..." e o mac diz "no mac não precisa nada disso você instalada e já sai usando o mac já vem com as coisas que você precisa" (vejam no site da apple). Eu quando conheci o ubuntu, achei um pouco estranho, instalei na raça e na curiosidade só conhecia o windows e mac. Estranho pq quando eu terminei de instala-lo e liguei o pc, tudo, mas tudo mesmo, tinha sido detectado redondinho para usar. Logo pensei, "o cara descolado não conhece o Ubuntu" e disse, "esse sistema é do caramba!". E o suporte? Gente esse forum é perfeito é de dar inveja em qualquer suporte on-line de qualquer produto.
Lógico que o Ubuntu não foi quem inventou toda essa filosofia mas ela evoluiu o Linux. Acho que ela é tão bom quanto as pricipais distros (na minha opnião a melhor) e tão simples como o mac ou windows. Acho que o Ubuntu está pronto para disputar uma grande fatia deste mercado
não porque antes não era bom, mas o mercado não estava pronto para receber o Ubuntu. Acho que essa visão de quem usa linux é ;/) está acabando (e olha que tem grandes empresas desenvolvedoras que pensam isso), as pessoas escolhem o Ubuntu pq ele é estável é um sistema operacional brilhante, funcional, rápido e seguro (e segundo o viajante espacial será o mais bonito). Mais pessoas usando o Ubuntu mas empresas investindo em Linux (por favor Adobe, olhe direito para isso ou vcs acham que não temos dinheiro para comprar Illustrator?)
E ai pessoal, não quero discutir coisas técnicas e sim mercado. O que vocês pensam, o Ubuntu é a grande evolução do Linux ou não?
Desulpem pessoal do Fedora, OpenSuse, Red Hat, Mandriva, Slackware e ao grande Pai Debian, mas essa é minha opnião e não de todos usuários do Ubuntu. Por favor comentem também.