Eu sempre trabalhei com windows. 3.1, 3.11, 95 ,98, 98SE, nt ,millenium, 2000, media version, xp e vista (ugghh!), server 2003 e 2008. Entre todos existem bons softwares. O 3.1/3.11, o nt, o 2000, o xp. Acredito que o server 2008 possa também ser bom, mas ainda tenho dúvidas... E falhanços redondos, por ex. 98SE, millennium e na minha (humilde) opiniao, o vista.
Há pouco tempo, por uma questão de custos mudei várias empresas onde sou responsável para linux, ubuntu. Versão 7.04/08/8.04/10/9.04 desktop, 8.04 server. Tenho 4 servers linux e dois windows e cerca de 50 máquinas, 10 ainda com xp pro e o resto linux.
A nível de servidores acho que comprar windows a linux é brincar. O server 2003/2008 é o conceito de pronto a vestir que só pode mesmo agradar a quem não percebe nada de informatica (na minha opinião, claro). Claro que existem grandes produtos microsoft. O SQL Server, por exemplo é um pedaço extraordinário de software. Programar em visual studio é um conforto. Mas o SO não tem absolutamente nada a ver, nem em robustez, nem em flexibilidade, nem em controlo. Claro que o linux tem uma curva de aprendizagem tremenda e para o utilizador médio, mesmo a configuração de windows default é superior a uma má configuração linux. Ainda continuo a optimizar configurações com cerca de 2 anos e ainda continuo a aprender muito.
Quanto a nível de desktop a coisa muda de figura. Não por culpa do linux, mas do mercado. Claro que a microsoft ao dominar o mercado claramente tem uma fatia de aplicações terceiras incomparável, para tudo e mais alguma coisa, gratuitas ou pagas. Não tanto por culpa do SO, mas por existirem menos soluções, o linux é inferior. A maior dificuldade de configuração para o utilizador comum também dificulta o uso e dá mais pontos à microsoft. Tem havido uma grande evolução (obrigado ubuntu!) mas não está ainda ao nível do xp para uso doméstico. Contudo a maior barreira, o office, foi completamente ultrapassada pelo open office que responde seguramente a 99,999% do mercado e a custo zero.
Outro ponto são os jogos. Aí por razões obvias, vence a microsoft. Se os jogos são feitos para windows e são normalmente emulados em linux, claro que perdem fiabilidade, funcionalidade ou nem sequer funcionam. Mas alguém imagina correr mac em windows ou linux em windows e funcionar às mil maravilhas?
Em resumo, pago ou não, e a nível profissional, não troco o linux pelo windows. Em casa tenho um linux e um windows (a que poderia chamar consola de jogos) para matar o tempo de vez em quando.
De qualquer modo não é objectivo do linux matar o windows. O que não se pode dizer ao contrário e em todas as direcções.
Cumps