Ubuntu 9.04 Grub Error 2 [RESOLVIDO]

Iniciado por Julia R, 29 de Junho de 2009, 14:30

tópico anterior - próximo tópico

Julia R

Olá a todos.

Tentei atualizar o meu ubuntu 8.10 para a versão 9.04 mas, não sei porque diabos, ele não conseguia encontrar um servidor pra isso.
Moral da história: entrei no site do ubuntu, baixei o .iso da versão 9.04 para 64 e instalei por cima da outra.
A instalação correu perfeitamente e finalizou com erros, mas quando reiniciei o computador aparece "Grub error 2" na hora de carregar o grub.
Alguém tem idéia de como ressolver esse erro?

obrigada,

yeticannotski

Julia R,

Esse pessoal aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=151682 teve, ao que parece, o mesmo problema.

A origem do problema é que o sistema não encontra o drive a partir do qual tem que fazer o boot. A solução parece ser "avisar" a BIOS de que o boot tem de começar de um outro drive ou partição. Mais especificamente, hâ quem recomende mudar a opção da BIOS UDMA de "Auto", para "Off" (https://answers.launchpad.net/ubuntu/+question/7137).

É possível que, ao invés de um simples "boi na linha" na BIOS, você tenha uma partição corrompida. Em tal hipótese, como você acabou de fazer uma nova instalação, imagino que não tenha muitos dados a perder. Se realmente não tiver, você pode experimentar formatar o disco usando o LiveCd e depois reinstalar o sistema. (http://www.linuxquestions.org/questions/linux-general-1/grub-error-2-and-possibly-related-problem-352343/).

De qualquer modo, eu tentaria primeiro mexer na BIOS. Você sabe fazer isso? Para acessar o menu da BIOS, você tem que apertar uma tecla indicada pelo sistema (normalmente "F2") asim que você ligar o computador, nos primeiros passsos do processo de boot.

Boa sorte.

Julia R

Primeiramente  obrigada yeticannotski pela ajuda.

Segui as instruições do segundo link e fui à minha BIOS tentar mudar aquela configuração.
Não havia, porém, uma opção "off" para o DMA. Havia as opções "Auto", "WDMA1", "WDMA2"... e "UDMA1" até "UDMA8"
Tentei o UDMA4 como alguém no tópico havia feito e não funcionou.
Voltei então a BIOS.
Possuo dois HDs. Um IDE no qual está instalado o windows XP. Outro SATA que uso para o ubuntu.
O IDE consta na bios como
"Primary IDE MASTER"
Sendo que nas opções de boot ou eu dou boot por CD, ou pelo IDE, ou pelo Floppy disk (o sata não aparece entre as opções)
resolvi desativá-lo (o IDE) e ver o que acontecia.
Pois bem, o grub funcionou e o meu ubuntu 9.04 está rodando perfeitamente.
O problema agora é como voltar a detectar o HD IDE sem que isso atrapalhe o grub.
A minha idéia inicial seria trocar o Master do HD IDE pro leitor de DVD e deixar o HD IDE como slave. Mas não tenho muita idéia se isso resolveria.
Tem como resolver  isso pela bios?

yeticannotski

Confesso que não sei. Alguém por aí tem alguma outra ideia?

Eu tentaria achar um tutorial específico para a BIOS do teu computador, para colocar à disposição ambas as opções de boot (IDE e SATA). Qual é o modelo do computador?

Manda os dados que eu ajudo a procurar um manual.

Julia R

Minha placa Mãe é uma M2N-MX SE. A BIOS é versão 2.3 pelo que fala no manual.
Bom, consultei o manual e acabei descobrindo que em Boot-->removable drives eu poderia alterar qual o HD ele considera como principal. Como o HD no qual o windows estava instalado foi ligado à placa mãe primeiro, a BIOS o configurou automaticamente como 1st. Bastou eu enverter a ordem de prioridade (Isto é, coloquei o HD com o linux instalado como 1st) que o GRUB parou de apresentar o problema.

A unica coisa que achei estranha é que eu nunca alterei essa configuração e ela nunca deu problema. Nas versões antigas do ubuntu o grub sempre funcionou sem reclamar da configuração desses HDs.
De qualquer forma mudar essa configuração resolveu o tal do GRUB error 2.

yeticannotski

Informática, definitivamente, não é uma ciência exata!  ;D

Fico feliz que, pelo menos, o problema foi resolvido.