Problemas na instalação driver nvidia - Ubuntu 9.04

Iniciado por rafa_boladao, 23 de Junho de 2009, 02:58

tópico anterior - próximo tópico

rafa_boladao

Sim, tenho certeza que o driver é instalado, e ao final sempre que ele pergunta se quer que o driver configure o meu xorg eu aceito.
Atualizei corretamente o kernel, utilizei nas duas vezes tutoriais, um aqui e o outro no vivaolinux, os quais tinham os links dos downloads que eu deveria fazer, os 4.
As vezes que eu não instalei em recovery mode eu usei o metodo de ir pra modo texto e "matar" o gdm. Em qualquer um dos métodos obtenho o mesmo erro.
Depois da instalação do driver ja utilizei os comandos "reboot", e "shutdown -r now", obtendo o mesmo erro, seja qual for o comando usado para reiniciar o sistema.

Meu sistema é 32 bits e baixo o driver 32 bits, que é para essa versão.

obs: Tentei baixar e instalar o driver 64 bits para ver se esse era o problema, porém o Ubuntu não me deixou instalar, disse que o driver era a versão Linux-x86_64 e que meu sistema era Linux-x86. Portanto o driver que eu estava tentando instalar era o correto.

Tio Paul

É Rafa, estou tentando achar essa mesma solução há mais de 2 meses... a minha placa-mãe é igual a sua e a placa de vídeo também... Até me animei quando vi esse post e o que não tinha visto antes foi desligar a placa de video onboard na Bios, mas na Bios não tinha o tal de Shared Memory Size... e não identifiquei nada sobre video onboard na Bios...
Já segui todos os rituais possíveis de instalação da Nvidia, sem sucesso...
Segui o post do Bruno Carvalho e (como se nunca tivesse feito nenhum procedimento) anotei tudo e segui tudo à risca... mas ficou tudo 0 a 0...
Não vou tentar mais nada por enquanto... Não sou preguiçoso, mas não quero ficar dando murro em ponta de faca. Pois além desse problema, tive problema de conexão e segui tudo quanto é receita pra conectar o Tim-Web, e só funcionou depois que resolvi fazer da maneira antiga... "sudo wvdial tim"... não quebra a mão digitar isso e a conexão fica super estável.
Tenho o Ubuntu-Studio 8.10 para não me desesperar... então vou esperar o 9.10 ou alguma solução menos traumática! :(
Abraços.
Tio Paul - Ubuntu 9.10 e Ubuntu 10.04 - Pentium Core 2 Duo 4400 2Ghz - 3 Gb SdRam - HD 160 Mb - Geforce NVidia 7300
Linux counter user number #393686    -    The Ubuntu Counter Project - user number # 22402
"Abra o seu código, abra a sua mente!"

landersonbruno

Olá, pessoal.

O problema do colega aí é o mesmo que estou tendo.
Pelo que percebi, a configuração do PC dele é praticamente a mesma:

- processador:  Pentium D
- placa mae:     Asus P5VD2-X
- placa vide:     NV GeForce 9400 GT 512Mb XFX
- hd:                  80Gb

Pelo que tenho lido por aí, na maioria dos fóruns e blogs, é que o driver da nVidia é praticamente o mesmo.
Ele teve que marcar a opção na instalação do Ubuntu (acpi=off) para conseguir instalar o Ubuntu: eu também! Ele teve problemas na instalação da placa de vídeo: eu também!!!
E o mais incrível, é que tenho um outro PC, um Athlon XP 1800+ com placa de vídeo GeForce 4, e tudo funcionou perfeitamente, inclusive com efeitos visuais maneiríssimos! E olha que é uma máquina antiguíssima!!!
Então, poderia ser alguma incompatibilidade com o processador ou placa mãe, ou coisa parecida???
Fica a minha pergunta e aguardando, assim como o colega, uma possível solução, caso exista.

Desde já, sou grato.

Tota

Citação de: landersonbruno online 03 de Março de 2010, 17:08
....

Então, poderia ser alguma incompatibilidade com o processador ou placa mãe, ou coisa parecida???
Fica a minha pergunta e aguardando, assim como o colega, uma possível solução, caso exista.
....

Ola,

em resposta a sua pergunta, não é incompatibilidade de processador ou placa mãe.

Como o Tópico é de agosto de 2009, ou seja 7 meses atrás, alguns kernels novos já foram lançados, inclusive uma nova versão do Ubuntu, a 9.10 ( de outubro de 2009 )

Algumas coisas podem ocorrer, em minha opinião ( eu não tenho nvidia )

1) Ou a nvidia não atualizou os drivers até hoje

2) Ou eles não fizeram uma pesquisa no forum ( existem topicos sobre nvidia bem completos )

3) Ou estas placas são de fabricantes do extremo oriente, que como sabemos, a nvidia fabrica apenas o processador gráfico, e para baratear o custo de algumas placas estes fabricantes economizam alguns componentes deixando o GPU "capenga", mas na caixa colocam as maravilhas do processador XYZ como se ele fosse o responsável por tudo.

[]s

landersonbruno

Olá, rafa_boladão e Amigos do ubuntu.

Estive há alguns dias na mesma situação do amigo rafa. Instalava minha placa de video mas não conseguia fazê-la funcionar de jeito maneira. Mexi, fucei, etc. mas nada. Procurei ajuda dos colegas, fiz o que disseram, tentei até mesmo configurar manualmente, mas também não deu jeito.
Depois de esgotadas todas as opiniões, tive a brilhante idéia de atualizar a BIOS da minha placa mãe para a versão mais recente que o fabricante tinha. Não é que deu certo!!
Acontecia o seguinte: ao dar boot no CD do Ubuntu para instalação, não conseguia instalá-lo, a menos que marcasse a opção "acpi=off" logo no início do booto do CD. Após atualizar a BIOS, não foi necessário marcar opção alguma; foi só dar enter direto em instalar sistema que foi bonito.
Agora a parte melhor: não precisou nem instalar programa ou baixar driver do site do fabricante. Só precisei ir em "Sistema > Administração > Drivers de hardware" e ativar a minha placa de vídeo que funcionou logo de cara, inclusive podendo habilitar os efeitos visuais, 3D e outros que tanto queria.
Então para os colegas que estão tendo problemas assim como o rafa_boladão e eu, aconselho fazerem o mesmo. Para a o nosso modelo de placa mãe é muito simples atualizar a BIOS. Vai aí a dica:

Antes de começar, quero lembrar que se você nunca atualizou uma BIOS, não sabe ou tem dúvidas de como fazer, chame um técnico, pois qualquer erro durante o processo pode ocasionar em perda total da sua placa mãe. Aconselho ainda que o seu PC tenha um NoBreak, pois caso não o tenha é melhor torcer para que não haja uma queda de energia elétrica durante do processo de atualização da sua BIOS, pois também pode ocasionar perda total da sua placa mãe se o processo for interrompido.

1º Passo:
Ir no site do fabricante (no meu caso Asus) e baixar a BIOS.

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5VD2-X/5VD2X501.zip

Esse arquivo vem zipado, portanto você terá que descompactá-lo extraindo-o para um local da sua escolha (lembre onde o colocou). Depois pegue esse arquivo que você extraiu e coloque-o num pendrive.

Feito isso vamos para o próximo passo.

2º Passo:
Reinicie o PC com o pendrive plugado e entre no Setup da sua máquina (é só apertar DELETE quando estiver iniciando, antes de entrar no Ubuntu).
Vá na opção da BIOS (é flash alguma coisa, não me lembro no momento) e entre.
Vai aparecer o arquivo que você colocou no pendrive. Vá até ele e tecle enter.
Ao dar enter, virão algumas perguntas. Responde sim para todas elas e torça para não faltar energia. :)
Ao final, ele reiniciará a máquina automaticamente.

Tendo feito isso é só instalar o Ubuntu novamente e usufruir de todos os efeitos gráficos que seu PC possa gerar.
Eu preferi instala o Ubuntu novamente, até porque já tinha feito tantas alterações que já nem sabia mais o que estava fazendo.
Caso prefira usá-lo como está, me diga se funcionou sem ter que instalar o sistema novamente.

E isso é tudo pessoal!
Valeu!!!

Configuração do meu PC:
- processador:        Pentium D 3.0GHz
- placa mãe:           Asus P5VD2-X
- placa de vídeo:    GeForce 9400GT XFX

landersonbruno

Citação de: rafa_boladao online 23 de Junho de 2009, 02:58
Olá.
Gostaria de, antes de mais nada, me apresentar, me chamo Rafael e atualmente faço faculdade de Eng. de Produção-Software na UEM. Também queria dizer que utilizei a muito a busca antes de criar esse tópico.

O problema é o seguinte, não consigo instalar os drivers da nvidia para a minha Geforce 7300gt, que garanto que esta em perfeitas condições. Acontece o seguinte, instalando por qualquer método, reinicio o sistema após a instalação do driver, e na inicialização o Ubuntu acusa um erro, avisando que ele irá utilizar o modo Low-graphic, me dando opções para voltar o xorg para sua configuração original.

Aqui listo os métodos que usei, respectivamente:
-Instalando pelos drivers restritos do próprio Ubuntu. (Tentei a instalação dos 3 drivers que mostravam ser compatíveis).
-Baixando o driver mais recente do site da nvidia, e instalando via terminal. (Segui a risca um tutorial encontrado no vivaolinux).
-Instalando pelo utilitário EnvyNG.
-Instalando pelo apt-get.

Lembrando que a cada instalação mal sucedida eu desinstalava tudo o que conseguia (nvidia-*).
Havia utilizado a algum tempo atrás o Ubuntu 8.10, e não tive dificuldades em instalar essa mesma placa de video utilizando o Envy. De lá para cá a única mudança foi a adição de mais 1gb de ram.
Peço humildemente que me ajudem a descobrir qual o problema, pois confesso que minhas teorias estão esgotadas, e já estou perdendo as esperanças...  :'(

obs: Minha máquina é a seguinte:

Pentium D 2.8
MB Asus p5vd2-x
GF 7300gt 256mb
2gb RAM
HD Maxtor 160gb (Dual boot com Windows)

Depois diz se deu certo aí para você.
valeu!!!