Bom, atualmente eu trabalho na biblioteca de uma universidade pública. Onde trabalho é uma espécie de "Cyber" gratuito com uns 36 computadores, todos com sistema operacional Ubuntu 9.04.
O Ubuntu tá todo personalizado pros usuários que estão mais familiarizados com o Windows. Ícones como os equivalentes ao "Meu Computador", ao "Meus Documentos" e à "Lixeira" estão na área de trabalho, e junto a eles estão ícones dos programas mais usados pelos alunos (Suíte OpenOffice e Gravador de Discos Brasero). Além disso, eles estão alinhados à direita, pois os ícones de pendrives e CDs aparecem à esquerda na área de trabalho.
Mesmo assim, os computadores são acessados por pessoas dos mais variados tipos, o que em questão de dias resulta numa área de trabalho toda poluída, cheia de arquivos salvos pelos alunos (documentos, imagens, às vezes músicas, etc). Aí sempre tinha que dar uma olhada em cada computador e "despoluir" a área de trabalho dele.
Pensando justamente em evitar esse trabalho sem fim, elaborei esse pequeno script para limpar a área de trabalho ao iniciar o computador:
#!/bin/sh
# Limpador de área de trabalho.
# Não execute-o como ROOT.
cd ~/Desktop
#MOVER PARA PASTA "/home/user/Documentos"
mv -f *.xlsx ~/Documentos
mv -f *.XLSX ~/Documentos
mv -f *.ppsx ~/Documentos
mv -f *.PPSX ~/Documentos
mv -f *.docx ~/Documentos
mv -f *.DOCX ~/Documentos
mv -f *.doc ~/Documentos
mv -f *.DOC ~/Documentos
mv -f *.pps ~/Documentos
mv -f *.PPS ~/Documentos
mv -f *.xls ~/Documentos
mv -f *.XLS ~/Documentos
mv -f *.odt ~/Documentos
mv -f *.ODT ~/Documentos
mv -f *.odp ~/Documentos
mv -f *.ODP ~/Documentos
mv -f *.ods ~/Documentos
mv -f *.ODS ~/Documentos
mv -f *.pdf ~/Documentos
mv -f *.PDF ~/Documentos
mv -f *.txt ~/Documentos
mv -f *.TXT ~/Documentos
#MOVER PARA A PASTA "/home/user/Imagens"
mv -f *.jpeg ~/Imagens
mv -f *.JPEG ~/Imagens
mv -f *.bmp ~/Imagens
mv -f *.BMP ~/Imagens
mv -f *.png ~/Imagens
mv -f *.PNG ~/Imagens
mv -f *.gif ~/Imagens
mv -f *.GIF ~/Imagens
mv -f *.jpg ~/Imagens
mv -f *.JPG ~/Imagens
mv -f *.jpe ~/Imagens
mv -f *.JPE ~/Imagens
#APAGAR TODO O RESTANTE DOS ARQUIVOS, COM EXCEÇÃO DOS ATALHOS PADRÕES NA ÁREA DE TRABALHO
mv *.desktop /tmp
rm -fr *
mv /tmp/*.desktop .
O que for de documento do MsOffice ou OOffice, arquivo de texto, site em HTML ou PHP salvo, ele move pra pasta "Documentos" no
home do usuário. O que for de imagem (formatos mais populares), ele move pra pasta "Imagens" no
home do usuário. De resto, ele apaga tudo e mantém só os atalhos da área de trabalho (os de extensão ".desktop")
Ele quebra o galho perfeitamente, e toda vez que ligo os computadores, a área de trabalho está limpa. Porém, queria deixar o script menos rústico, mais polido/elegante. E também fazer ele tomar menos linhas.
Alguém estaria disposto a me dar uma mãozinha?