Acredito que o problema esteja no usuário e não no sistema. Se o Ubuntu ou qualquer outra distro Linux fosse focar em dar esse suporte total ao usuário ele seria idêntico ao Windows.
Isso quer dizer que o windows é o sistema perfeito para o usuário iniciante?? -
Não -
O windows parece mais fácil para o usuário pelo nome, grande nome. Só de falar em linux o cidadão já se treme todo. A falta de curiosidade trava o usuário preguiçoso.
Já pensei em fazer testes em que uma pessoa que nunca amexeu num computador tivesse seu primeiro contato com o Ubuntu, e depois de bem adaptado, fosse apresentado ao Windows. Todos os sistemas com sua configuração crua, e apenas um acesso a internet já configurado.
Qual seria o mais fácil e intuitivo para o usuário?? Sem querer puxar o saco para o Ubuntu, acho que seria bem difícil esse usuário ter acesso aos seus vídeos rmvb, mov, ler um doc recebido por email ou até mesmo os powerpoints bonitinhos...
O problema todo está na preguiça e falta de interesse do usuário, e não no sistema.
Fico feliz por ver tanta gente , assim como você e eu, querendo ajudar e fazendo de tudo para que esses usuários não voltem ao Windows, por causa de uma simples dificuldade "encontrável" no google. Uma de minhas estagiárias foi praticamente forçada a usar o Ubuntu pois o notebook dela não queria instalar o XP de forma alguma. Pedi para ela tentar instalar o Ubuntu e o danadinho instalou de primeira. Hoje ela está feliz demais com seu sisteminha rodando seu modem 3G sem dificuldades e sem programinhas extras para conexão. Nem sente mais falta do
GatesOS.
Então continuemos, apesar dos pesares, orientando aos nossos familiares, amigos e conhecidos a testarem o Ubuntu, mesmo que sem compromisso, só para se encantarem com nosso poder