Autor Tópico: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade  (Lida 5182 vezes)

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/tecnologia/19,0,2547342,Canonical-quer-deixar-Ubuntu-mais-amigavel-com-ajuda-da-comunidade.html



Bugs que afetam na usabilidade são alvo de projeto da empresa mantenedora da distribuição Linux

A Canonical, empresa desenvolvedora do sistema operacional GNU/Linux Ubuntu quer corrigir cem pequenas falhas de usabilidade do programa de computador antes do lançamento de sua nova versão, a 9.10.

O projeto One Hundred Paper Cuts, conta com a ajuda da comunidade de desenvolvedores para resolver os problemas.

Programadores terão como alvo principal pequenos bugs que impactam negativamente na experiência de usuário de quem opta pela distribuição Ubuntu, uma das mais populares do universo open source.

Na primeira etapa, a Canonical pediu aos usuários que identificassem problemas relevantes, especialmente os que possam ser corrigidos facilmente e que impactem no uso de componentes do sistema.

Com isso, a Canonical espera aperfeiçoar a plataforma como um todo.

David Siegel, o desenvolvedor do Gnome-Do, foi para a Canonical recentemente como parte da equipe de experiência do usuário e design. Em seu blog, ele escreve, sobre o projeto:

– Se algum detalhe de interface está incomodando o usuário num lançamento após o outro, agora é a chance de reclamar e receber a tenção que merece.

Offline ricardofantin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2009, 23:54 »
Por isso que essa distro apavora.
Melhora o que todo mundo usa, vai direto nos pontos importantes e rápidos de resolver.

Existe algum método melhor que esse para escolher os bugs para consertar primeiro?

Offline jio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2009, 11:26 »
Poderiam dar um jeito de facilitar a instalação dos driver de video, ja tentei de tudo e nada !
Atlon X2 5600+, DDR2 2Gb, ATi HIS 4670HD

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2009, 22:51 »
Olha tentei reportar dois que me incomodam, mas rejeitaram:

1. Não consigo visualizar imagens ao anexar via Thunderbird ou Evolution. (Diseram que é muito maior que Papercut é problema de interação Gnome/Programas)
2. Gostaria de excluir apenas um item dos documentos recentes ao invés de todos.

Mas não vamos desistir, não é mesmo . . .

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2009, 05:31 »
O projeto se chama "One Hundred Paper Cuts" (cem pedacinhos de papel).

Os primeiros dez problemas já foram escolhidos:

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-devel/2009-June/028354.html

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2009, 05:33 »
P.S. - Aqui tem uma lista dos bugs candidatos a sumária resolução:

https://bugs.edge.launchpad.net/hundredpapercuts/+bugs?orderby=-importance&field.status%3Alist=CONFIRMED

Lunik

  • Visitante
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2009, 06:54 »
Muito legal isso. E eu temia que se o ubuntu não tomasse essa direção, talvez a coisa não continuasse progredindo como tá acontecendo.

Pra mim o hardy e o intrepid foram perfeitos... Acho que meu computador nunca travou nesse tempo, mesmo com meus (AB)usos.

Mas então eu instalei o 9.04 e logo no primeiro dia já comecei a notar uns errinhos... até que no segundo dia o sistema travou.
Naquele momento meu coração partiu um pouco. rs

Os erros já foram corrigidos (por mim, ou por atualizações), mas mesmo assim foi chato.
É bom saber que o koala não vai fazer isso comigo de novo.

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2009, 08:16 »
Muito legal isso. E eu temia que se o ubuntu não tomasse essa direção, talvez a coisa não continuasse progredindo como tá acontecendo.

Pra mim o hardy e o intrepid foram perfeitos... Acho que meu computador nunca travou nesse tempo, mesmo com meus (AB)usos.

Mas então eu instalei o 9.04 e logo no primeiro dia já comecei a notar uns errinhos... até que no segundo dia o sistema travou.
Naquele momento meu coração partiu um pouco. rs

Os erros já foram corrigidos (por mim, ou por atualizações), mas mesmo assim foi chato.
É bom saber que o koala não vai fazer isso comigo de novo.

Na verdade, os bugs tratados pelo projeto não são questões estruturais, problemas de compatibilidade com hardware etc., que normalmente são os fatores que levam a travamento após atualizações da distribuição. Os problemas com atualização são inevitáveis e continuarão a ocorrer (esperemos que para um número sempre menor de usuários). Dependem exclusivamente do grande número de combinações de hardware e software no mercado e da impossibilidade de testar previamente qualquer sistema operacional (inclusive o Ruindow$) em todos os ambientes possíveis.

O projeto 100 Paper Cuts, por outro lado, tem como meta resolver pequenas inconveniências. Coisas que aporrinham, mas não travam completamente a utilização e, por isso mesmo, costumam ser deixadas para "depois" pelos desenvolvedores...

Lunik

  • Visitante
Re: Canonical quer deixar Ubuntu mais amigável com ajuda da comunidade
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2009, 10:04 »
Na verdade, os bugs tratados pelo projeto não são questões estruturais, problemas de compatibilidade com hardware etc., que normalmente são os fatores que levam a travamento após atualizações da distribuição. Os problemas com atualização são inevitáveis e continuarão a ocorrer (esperemos que para um número sempre menor de usuários). Dependem exclusivamente do grande número de combinações de hardware e software no mercado e da impossibilidade de testar previamente qualquer sistema operacional (inclusive o Ruindow$) em todos os ambientes possíveis.

O projeto 100 Paper Cuts, por outro lado, tem como meta resolver pequenas inconveniências. Coisas que aporrinham, mas não travam completamente a utilização e, por isso mesmo, costumam ser deixadas para "depois" pelos desenvolvedores...

É... depois que postei acabei conferindo o site...
Algumas idéias são meio "bobas", como aquela de diminuir o menu do nautilus, quando isso já pode ser feito no menu de aparencias.

Outras seriam bem úteis, como a de renomear arquivos "à lá windows/kde".

Bem... o sonho não morreu ainda. O Koala irá atender as minhas preces e vai ser testado exaustivamente antes de ser liberado. =/