Autor Tópico: rastreador de notebook  (Lida 31383 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
rastreador de notebook
« Online: 14 de Junho de 2009, 18:00 »
alguém conhece algum soft para rastreamento de notebook?

estive dando uma olhada nesse link, mas parece que é só para windows.
http://winxlinux.com/locate-pc-rastreia-o-seu-computador-roubado/

penso em comprar um note, mas a possibilidade de perda ou roubo me arrepia até os cabelos do suvaco.   :P

uma vez ouvi alguma conversa sobre bloqueio por hardware, mas não consigo me lembrar o nome.
seguro pra mim não compensa.
quer dizer, eu acho que não.

eu sei que uma vez roubado, poucas seriam as chances de recuperar, porém, a perda de informações essenciais podem ser ainda piores que a financeira.
nesse caso, penso em alguma coisa do tipo: criptografia, senha na bios, etc.

alguém tem alguma dica pra me dar?
conhecem algum soft para rastreamento de note?
se conhece, quais são as suas características?


abraço



Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2009, 18:13 »
Na minha opinião o rastreamento de notebooks não tem utilidade:
1 - Era preciso ser muito idiota para ligar o computador à rede
2 - Ainda que seja muito idiota, saber o IP da ligação de quem roubou dificilmente vai ajudar a localizar

Se a preocupação é a confidencialdiade dos dados utiliza filesystems encriptados.

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2009, 18:28 »
Na minha opinião o rastreamento de notebooks não tem utilidade:
1 - Era preciso ser muito idiota para ligar o computador à rede
2 - Ainda que seja muito idiota, saber o IP da ligação de quem roubou dificilmente vai ajudar a localizar

concordo em partes contigo, pois se o cara já é idiota para deixar de trabalhar e ir roubar, provando assim sua incompetência, não duvido muito que dê um vacilo desses.
conforme o link acima: "melhor uma chance pequena do que nenhuma, certo"?

me bateu uma dúvida agora.
esse link diz assim: "Mais interessantes são as conexões de rede listadas. Uma conexão dial-up pode revelar o número do telefone e o nome do usuário, o que pode levar diretamente ao ladrão."

é só esse tipo de conexão que pode passar informações relevantes?



Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: rastreador de notebook
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2009, 18:31 »
Desculpem minha falha, eu movi o tópico para a seção Iniciantes e não expliquei o porquê. Foi pelo simples fato de que a seção Dicas e truques destina-se a postagem somente de 'dicas e truques' e não de dúvidas.

Grato pela compreensão.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2009, 09:46 »
Citar
me bateu uma dúvida agora.
esse link diz assim: "Mais interessantes são as conexões de rede listadas. Uma conexão dial-up pode revelar o número do telefone e o nome do usuário, o que pode levar diretamente ao ladrão."
A unica entidade com a capacidade/autoridade técnica de identificar o utilizador associado a um IP é a empresa que fornece o serviço de Internet, não sei como é no Brasil, mas em Portugal essa informação só poderia ser pedida pela policia, tenho sérias duvidas que o fizessem para simples casos de roube de netbook, dadas as complicações pela violação de privacidade.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2009, 18:24 »
Um ladrão (geralmente é esperto) vai formatar a máquina ou zerar a bios se tiver senha assim já era o programinha acima de rastreamento.
Afinal são sempre os primeiros ladrões que são pegos por esse tipo de programinha, o resto já fica informado do perigo de ser rastreado e se previne.
É igual a carro a cada incremento de segurança criado mais os ladrões vão se especializando em burlá-lo.
Vida de ladrão atualmente exige conhecimento.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2009, 06:44 »
Um ladrão (geralmente é esperto) vai formatar a máquina ou zerar a bios ...

e se eu colocar senha na bios, existe alguma forma dele formatar sem trocar o hd?
eu sei que é praticamente impossível recuperar uma máquina perdida, mas alguma forma de autodestruir os dados que tem nela, não seria nem um pouco ruim.

uma opção que eu sei que é bem diferente da que eu citei acima (rastreador), é uma que eu descobri que existe para pendrive com tecnologia U3.
um soft que gerencia o aparelho, controla a tentativa de logar e, com uma determinada quantidade de erros, a "máquina" se autoformata.

sinceramente, se eu perdesse um aparelho desses, gostaria que ela fosse inutilizado mesmo!!  >:(
mas isso já seria idealização.... rsrs ...  :)
só sei que se existir uma forma de dar o maior trabalho possível a um ladrão, faria com certeza!!!!!

conhecem alguma coisa a respeito disso?


Brodovisk

  • Visitante
Re: rastreador de notebook
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2009, 20:16 »
Rsrsrs ...Nem precisa retirar a senha do boot na bios ou do SO , existe uma baratinho que chama-se jumper , alguns pc resetam a bios só de retirar a bateria e aperta o botão do start , outros precisam colocar o jumper e aperta..
Feito isso a senha da bios some , isso chama resetar como já citaram acima.
Quando ao hd com senha no SO é só formata que já elvis! :P

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2009, 15:01 »
Rsrsrs ...Nem precisa retirar a senha do boot na bios ou do SO , existe uma baratinho que chama-se jumper , alguns pc resetam a bios só de retirar a bateria e aperta o botão do start , outros precisam colocar o jumper e aperta..
Feito isso a senha da bios some , isso chama resetar como já citaram acima.
Quando ao hd com senha no SO é só formata que já elvis! :P

Hahahaha!!!
Então sem chances mesmo!
O jeito é sentar e chorar. :P  :D

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2010, 06:53 »
Desenterrei esse tópico porque sem querer achei uma outra opção para esse tipo de serviço.

É o Prey, que é um programa open source e roda em várias plataformas (Windows, Android *, Mac OS e Linux, sendo que tem até uma versão própria para o Ubuntu).

http://preyproject.com/

Esse link abaixo explica um pouco sobre ele:

http://tiagopassos.com/noticias/241/Recupere_seu_notebook_roubado_com_o_Prey.htm

Conforme foi discutido no tópico, uma solução desse tipo pode não ter o menor efeito, mas também não custa nada tentar a sorte.
Até porque é um aplicativo levíssimo e não fica enchendo o saco durante o uso. Não da nem para notar que ele existe!

No caso do smartphone, nem bloqueio pelo IMEI costuma funcionar, mas também não deixa de ser uma tentativa.  ;D

Segue o print do site na tela de configuração para um dos dispositivos (a opção Missing é acionada na perda) e outro para os módulos Report e Action.

*roda em Android e parece que vai ter para outras plataformas móveis também!

« Última modificação: 26 de Outubro de 2010, 06:56 por fatecano »

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: rastreador de notebook
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2010, 09:35 »
Agora vocês estão se baseando em ladrões especializados. A maioria deles são pé de chinelos que roubam pra trocar por drogas, não tem conhecimento de nada. Tem notebook que não é simples resetar a bios, sendo necessário abrir ele pra trocar jumpers e tal, e só quem tem conhecimento pra saber mexer nisso. Claro que tudo isso pode ser burlado, mas dificulta a receptação do mesmo pois dificilmente alguém vai querer comprar um notebook com uma senha no bios, e muito menos vai querer ter trabalho pra tentar removê-la. Assim se ganha um tempo.
Quanto mais agente dificultar pra ele, melhor.
T+.
Ubuntu 12.04

Offline Marcio Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2010, 11:27 »
Se seu vizinho, primo, colega de trabalho roubar seu notebook, talvez até adiante alguma coisa saber onde ele está.

Mas o destino provável dele e de qualquer outra mercadoria, é na mão de traficante. Que depois acaba indo para comunidade ou para algum playboy viciado que acha maneiro comprar mercadoria roubada.

Será meio difícil, se não impossível, que você recupere seu equipamento nesses casos.
_____________
Marcio Oliveira

bawlaw

  • Visitante
Re: rastreador de notebook
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2010, 12:01 »
quem roubar vai ficar se perguntando "cade o menu iniciar?????"

e possivelmente vai acabar formatando. :/

só conheço alternativas pagas para isso... que incluem instalações de chips de geolocalização.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2010, 13:25 »
Pô gente, é óbvio que recuperar um notebook é quase impossível!

Mas se conseguir tirar uma foto do ladrão e pelo menos ter uma idéia de onde ele passou, já é uma grande coisa para a polícia, caso ela realmente queira trabalhar.
No meu caso, a expectativa se isso um dia acontecer é que eu não perca dados pessoais.
Esse seria o motivo da criptografia!

Citar
quem roubar vai ficar se perguntando "cade o menu iniciar??"

Uéé... ele vai ta no mesmo local de sempre!
Se o problema for o gerenciador de boot, a intenção é deixar o Windows como padrão e um tempo curto para iniciar o sistema.
Ficaria uma conta sem senha para que o safado entre nela, tanto para o Windows quanto para o Ubuntu.

Se a gente sempre pensar que tudo vai ser burlado, não faria sentido colocar um rastreador de carros porque poderia não ter alcance no subsolo de um prédio, porque poderiam localizar o aparelho e enrolar em papel alumínio (no caso de motos) ou então porque podem tacar fogo no veículo. Não valeria a pena uma trava MUL-T-LOCK ou Carneiro porque o carro já poderia estar em movimento. O mesmo valendo para um alarme, que poderia até ser desativado. Uma vacina anti furto também não serviria para nada!

Uma ou outra alternativa isolada talvez não sirva para nada mesmo, mas o conjunto de tudo isso pode até ter sua utilidade.

Citar
Agora vocês estão se baseando em ladrões especializados. A maioria deles são pé de chinelos que roubam pra trocar por drogas, não tem conhecimento de nada.

Concordo totalmente com o que você disse, até porque fui criado em favela no meio dessa gente.
Já morei até em barraco de madeira junto com eles!
Cresci no meio deles e até já perdi amigos por causa disso.
Nos ofereceram um GPS uns 2 ou 3 meses atrás.
Se eles realmente soubessem tudo o que fazem, não andariam com um aparelho desse nas mãos!

Citar
só conheço alternativas pagas para isso... que incluem instalações de chips de geolocalização.

Teria exemplos?

« Última modificação: 26 de Outubro de 2010, 13:26 por fatecano »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: rastreador de notebook
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2010, 15:11 »
Eu conheço é esse prey - já citado - e o pombo: http://sebsauvage.net/pombo/

Até acho que tem uma certa utilidade, principalmente "na cidade grande", basta tomar algumas medidas como login automático tanto no sistema quanto nas redes.