Após processo, Microsoft vai vender Windows sem Internet Explorer na Europa

Iniciado por ucastrobr, 12 de Junho de 2009, 11:42

tópico anterior - próximo tópico

ucastrobr

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira que vai vender o novo sistema operacional Windows 7 na Europa sem o navegador Internet Explorer instalado, para responder a críticas das autoridades europeias.

Atualmente, a Microsoft responde a um processo na Comissão Europeia --braço executivo da União Europeia-- sob acusação de práticas anticompetitivas por atrelar o Internet Explorer ao Windows.

A empresa diz que planeja lançar o novo sistema operacional no dia 22 de outubro, mas que os clientes da Europa deverão instalar o navegador que preferirem.

"Estamos comprometidos a pôr à disposição o Windows 7 na Europa ao mesmo tempo em que no restante do mundo, mas também devemos respeitar a lei de concorrência europeia quando lançarmos o produto', anunciou o assessor da Microsoft, Dave Heiner em comunicado.

"Tendo em vista as questões legais pendentes, decidimos que, em lugar de incluir o Internet Explorer no Windows 7 na Europa, vamos oferecer o software separadamente, com possibilidade de fácil instalação tanto para os fabricantes de computadores como para os usuários", acrescenta o comunicado.

O Internet Explorer é um navegador de internet de licença proprietária lançado inicialmente pela Microsoft em 1995, sendo o mais usado atualmente. O navegador é incluído no Windows.

Histórico

O processo na Comissão foi aberto depois de uma ação impetrada pelos desenvolvedores do navegador Opera. Na visão da Comissão Europeia, a Microsoft desequilibra o mercado dos navegadores de internet ao fazer essa associação, que "debilita a inovação" e 'reduz a capacidade de escolha do consumidor'.

Segundo o órgão, a associação entre os dois produtos oferece ao navegador uma vantagem de distribuição sobre seus concorrentes e contribui para que o Internet Explorer esteja presente em 90% dos computadores pessoais do mundo.

Aderiram ao processo, como "partes interessadas", empresas como Google, a Fundação Mozilla --desenvolvedora do Firefox-- e o Comitê Europeu para Sistemas Interoperacionais (Ecis, na sigla em inglês), que tem Adobe, IBM, Oracle e Sun Microsystems entre seus membros. Com isso, eles têm acesso a arquivos do caso podem e fazer comentários sobre o assunto.

DEVERÍAMOS BRIGAR PARA AQUI TAMBÉM NA AMÉRICA DO SUL ACONTECER ISSO.

FONTE DE MATÉRIA:http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u580183.shtml
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

0tacon

Golaço da Opera Software!!! Assim a gente até se orgulha de usar "o navegador mais rápido do mundo que quase ninguém usa"!

velox256

Cacetada, mas de novo isso? É quizumba com java, com codecs, com navegador, olha, se eu fosse o Bill Gates eu fechava a M$ e mandava todo mundo "sifu"... Aí ia chegar um desses juízes de ¨%%$# e ia mandar abrir de novo, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

RaiJorge

Ah se fosse no Brasil!! muita gente aqui acha que só existe internet explorer, mas como para esses é o técnico quem instala tudo, pode ser que mudasse um pouco.

Gunfree

Desconheço como é a arquitetura do Vista e 7. Mas se for igual ao XP ele provavelmente não virá habilitado por ser parte integrante do sistema (me corrijam se eu estiver equivocado, mas o explorer.exe até onde sei é o que monta o desktop, taskbar entre outras coisas no Windows).

Ps.: Experimentem desinstalar o Konqueror do KDE ou o Nautilus no GNOME para ver o que acontece... É o mesmo dilema da MS e IE... Dá para fazer, mas outras partes do sistema, ficam "capengas", pois eles não fazem apenas http.

E não posso deixar de comentar isso aqui:
Citação de: 0tacon online 12 de Junho de 2009, 22:22
Golaço da Opera Software!!! Assim a gente até se orgulha de usar "o navegador mais rápido do mundo que quase ninguém usa"!
Eu discordo de ser um "golaço". Quem usa Windows, geralmente gosta do IE. Em contrapartida a maioria dos usuários Linux não abre mão do Firefox (muitas vezes sem conhecer outros browsers para Linux). E veja o pessoal do Mac, eles adoram o Safari e normalmente não usam outro. Lembrando que quem quer usar FF, Opera ou o que quer que seja em seu sistema operacional, vai conseguir instalar. Por que não fazem o mesmo com a Apple, pessoal do GNOME e KDE? Todos tem browsers nativos também. Isso aí é nada mais nada menos do que jogo corporativo.

Na boa, todo sistema permite instalar novos browsers, acho bobeira ficarem no pé da Microsoft por isso.
Linux Registered User: #491793

ctavares

O pior de tudo é ver os usuário de Windows começarem a entrar em parafuso por conta disso, até boicote a empresa Ópera eles estão querendo fazer.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52110.0.html

Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

ucastrobr

FIREFOX, OPERA, SAFARI, CHROME NELES!!!! O poder do rwindows vai dissipando sem browser.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Bruno Carvalho

CitarDesconheço como é a arquitetura do Vista e 7. Mas se for igual ao XP ele provavelmente não virá habilitado por ser parte integrante do sistema (me corrijam se eu estiver equivocado, mas o explorer.exe até onde sei é o que monta o desktop, taskbar entre outras coisas no Windows).

Gunfree no windows xp e no vista ocorre isso que vc disse, so tem como desabilitar o IE, mas no Xp,msm desabilitado ele ainda busca o IE quando se digita algo no browser do explorer por outro lado pelo menos no vista que eu testei ele buscava o navegador padrão, no 7 o IE pode ser removido completamente a unica coisa que fica é o instalador do IE nas pastas do sistema se por acaso o usuario precisar reinstalar o navegador ja no caso da europa ele nem vai vim no sistema

So que eu pergunto primeiro, com o que os usuarios vão acessar a internet?

E se eles removeram o IE complemente, sera que ele sempre foi integrado ao sistema? ou era so desculpa da MS para não remover o navegador ja que o unico argumentos deles era esse

lupuz

É bom não esquecer,vem sem navegador,alguem tem duvida que a Microsoft vai ''tentar'' um acordo com os montadores de PCs para instalarem o IE,se o comprador não recusar já era.