Autor Tópico: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04  (Lida 6312 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Os desenvolvedores por trás da distribuição Ubuntu Linux visam melhorar significativamente o desempenho de inicialização. Seu ambicioso objetivo para 2010 é reduzir o tempo de inicialização total para 10 segundos.


A adoção crescente de sistema operacional Linux em dispositivos como os netbooks tem obrigado os desenvolvedores a concentrar-se em melhorar o desempenho de inicialização. O Ubuntu 9.04, que foi lançado faz pouco tempo, é uma distribuição onde essas melhorias são particularmente notáveis.

Em uma apresentação do Ubuntu em Barcelona, o desenvolvedor James Scott citou que o tempo de inicialização diminuiu de 65 segundos na versão 8.10 a apenas 25 segundos em 9.04. Esta já é uma melhoria substancial, mas ele considera que ainda há espaço para uma otimização mais agressiva. A Canonical, empresa por trás do Ubuntu, continuará a melhorar os limites do desempenho de inicialização durante o ciclo de desenvolvimento para Ubuntu 9.10, "koala Karmic". A empresa pretende atingir um tempo de inicialização de dez-segundos para o próximo Ubuntu, na versão 10.04.

...

Fonte: http://arstechnica.com/open-source/news/2009/06/ubuntu-aims-for-ten-second-boot-time.ars
« Última modificação: 11 de Junho de 2009, 10:50 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2009, 21:57 »
Muito bom isso Fred, estou p/ postar as minhas mais recentes impressões, extrema/ positivas sobre o Ubuntu 9.04 no meu desktop, inclusive nesse item superior ao meu notebook.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline BrunoGom3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Ubuntu 11.04 ♥
    • Ver perfil
Re: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2009, 22:26 »
Nossa, o Ubuntu em si, tem mostrado muito interesse em conquistar novos usuários, e está conseguindo isso.
Não dou 2 anos pro Linux em geral ficar com 3% no mercado.
Vivendo e aprendendo.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2009, 23:54 »
Foi por isso que o Playmouth dançou.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2009, 23:54 »
Olá pessoal,

Antes de começar a relatar, o que vou falar vai rondar o seguinte: Penso que esta notícia é uma pequena propaganda.

Agora perguntam, vocês porque eu digo isto. E fazem bem essa pergunta! :)
Bem, para começar o ubuntu 8.10 não tinha essas performances nos mesmos computadores que têm as performances de 25 segundos.
Em segundo lugar, e muito importante, muitos utilizadores, nomeadamente eu, faziam sempre uma optimização quando instalavam o Ubuntu. Essa optimização era muito fácil de fazer e era facilmente encontravel através do google com uma pequena pesquisa do tipo "boot tune up ubuntu". Essa optimização, que muitíssimos blogs falavam baseava-se no encerramento de algumas opções e no aperfeiçoamento de algumas opções, resultando em tempos de arranque muito próximos dos 25 segundos, certo de 27 ou 28 no caso do meu computador.
Ora, essas muitas dessas modificações reparei que já foram implementadas no jaunty jackalop. No entanto, outras não foram e eu tenho o meu computador com 20 segundos de arranque.

Por fim, penso que o que eles dizem será conseguido, mas será através dos discos flash super-rápidos! Ou seja, através de um argumento válido, não verdadeiro para a globalidade, mas sim para um caso concreto, eles estão a tentar angariar mais utilizadores.

Para concluir o meu raciocínio, se o que penso for verdade, fico triste pois estão a apanhar as truques do mercado para arranjarem mais utilizadores, o que por vezes são errados. (neste caso e por exemplo quando foi a notícia do novo visual que teria num futuro muito próximo).

Agora que expus o meu raciocínio, fico à espera que me bombardeiem :D

Abraços.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2009, 04:38 »
Cláudio, na minha opinião, você tá certo... em termos. Muitas distros fazem isso (vejam o recém lançado Fedora 11) e o Ubuntu tá indo pro mesmo caminho neste ponto. Não acho errado de fazerem propaganda agressiva assim, lembre que eles precisam angariar recursos para manter o projeto vivo. E teoricamente, com mais usuários, mais gente fará doações ou comprará na Ubuntu Store.

Ou seja, prefiro que eles façam isso, do que abandonem o projeto como muita coisa no mundo open source.
Linux Registered User: #491793

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2009, 17:40 »
Se a diminuição do tempo de boot depender da troca de hardware não faz sentido anunciarem isso como recurso.

É óbvio que essa diminuição do tempo de boot será conseguida em relação a um mesmo hardware de referencia e não com a troca por "discos flash super rápidos".

Na minha máquina, do 8.10 para o 9.04 o diminuição desse tempo foi gigantesca, muito maior do que com qualquer dica postada em blog.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Ubuntu destina-se para tempo de inicialização de dez-segundo com 10.04
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2009, 09:46 »
Pois é, também não vejo lógica em eles esperarem por uma troca de hardware para que o sistema fique mais veloz. Seria um argumento ridículo. Vou confiar que eles farão as devidas mudanças no sistema para no meu micro velho de guerra eu sentir a diferença, como já aconteceu nessa versão 9.04.

Contudo não espero milagres. Se eles me surpreenderem ótimo, mas o sistema já está bem legal. Até o momento eles estão relatando o que pretendem fazer, depois nós vamos ver no que vai dar.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683