Autor Tópico: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(  (Lida 44247 vezes)

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Online: 10 de Junho de 2009, 21:17 »
É o seguinte: To tentando fazer o game Ragnarok rodar no Linux, e pelo Wine (q eu nao sei usar) nao consegui entender o q tenho q fazer... tenho o game instalado no windows na outra partição, mas nao sei o q fazer.

Aí instalei uma maquina virtual do WinXP no VirtualBOX, e pretendia pegar a pasta do ragnarok do Windows, e transferir pra dentro da maquina virtual. Sò que tem 2 problemas:

1º nao to conseguindo acessar os arquivos do Windows pelo Ubuntu.... quando abro o C:, as unicas pastas que aparecem sao a Arquivos de Programas e a Documents and Settings. Mas o Linux nao me deixa acessa-las O_O isso é normal?

2º pelo windows também nao consigo acessar a partição ext4... quando usava ext3 eu usava um patch q permitia isso.... como faço com a ext4.

3º Tentei testar arrastar um arquivo de fora da maquina pra dentro, aki pelo Linux mesmo, e ele nao foi. como faço pra arrastar um arquivo pra maquina? lembrando que a pasta do ragnarok é grande, e só um dos arquivos tem 1,2GB, entao somente com um DV daria pra passar sem ser direto pelo PC... e to sem DVD no momento entao queria uma solução alternativa.... no VMWare dava pra arrastar o arquivo direto, mas no VBox nao consegui ;/


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2009, 02:35 »
Tentou share via samba? Eu tentaria criar uma "conexão cross" através do VM Server e montar o share com um smbmount e depois apenas um simpels cp seguido de rm -rf após me certificar que funcionou.
Linux Registered User: #491793

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2009, 14:17 »
Humm Gunfree, isso vc se refere pra trazer a pasta do Windows pro Ubuntu neh? Isso eu ja consegui. Nao entendi porque nessa hora o Ubuntu nao deixou acessar as pastas do Windows, mas agora consegui  ::)

Agora o problema está em transferi-la pra dentro da máquina virtual. Quando usava o VMware, eu arrastava os arquivos de fora pra dentro da tela do SO hospedado, e ia normal. No VBox eu tento arrastar e ele volta ;/

Quanto ao VMware, eu tento executar o intalador pelo terminal, e o terminal abre e fecha em menos de um segundo e nada acontece.... por isso desisti dele kkk


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2009, 15:59 »
Por isso que uso só o VM mesmo. E a propósito, eu tenho o VMWare Sercer sem problema algum, mas lembro que a instalação não tem um .deb, mas basta instalar pelo perl que vem como instalador e configurador. Segue isso aqui: https://help.ubuntu.com/community/VMware/Server
Que com certeza você terá sucesso ao instalá-lo se seguir tudo direitinho.

Mas, na pior das hipóteses, faça como os preguiçosos lá do trabalho... baixe o rpm (Fedora/CentOS por exemplo) e converta para deb com o Alien. Só vai precisar fazer manulamente os links simbólicos para ter os atalhos e menu.

Linux Registered User: #491793

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2009, 16:17 »
Hmo wrkstation inteiro, nao? a menos que de pra trasferir a maquina vitul q o VBox criou, pro vmware... nao sei se da...

em todo caso, pq q tem q fazer isso pelo Fedora? o Allien nao instaa no Ubuntu?


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2009, 16:33 »
Sobre o Alien, foi apenas uma segunda forma de instalar. Comentei que você pode baixar o RPM para Fedora ou CentOS no site do VM ware e aí converter com o Alien para Debian/Ubuntu.
Linux Registered User: #491793

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2009, 16:35 »
Anhaca, se eu entendi o teu problema, você quer acessar pastas (e arquivos) do Windows (ou do Ubuntu) dentro do Windows da tua máquina virtual. Se for isto, quando precisei achei a solução no post:
     http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26771.0.html

Em resumo, depois que carregar o Virtualbox e criar a máquina virtual, vá a Configurações e, na opção Pastas Compartilhadas, informe as pastas que devem ser compartilhadas (e dê um nome a cada uma delas). P.ex., se você quiser compartilhar uma pasta "Documentos Anhaca" do Windows, você informa isto em Configurações e dá a ela, p.ex., o nome de "DocsAnhaca" (é recomendável não usar espaços em branco neste nome pois se fizer isso terá que usar aspas quando for informar o nome dela no Windows). É claro que a pasta tem que estar montada no Ubuntu para você poder acessá-la via VirtualBox e incluí-la como pasta a ser compartilhada.
 
Com o Windows carregado no VirtualBox, vá à janela do VirtualBox, clique em Dispositivos e depois em Instalar Adicionais para Convidados. A seguir, no Windows XP, entre no modo comando (através de Iniciar > Executar e teclando cmd ou command). Vai se abrir a janela DOS e, nela, dê o comando
Código: [Selecionar]
net use x: \\vboxsvr\NomeDoSharedFolder

onde:
x é a letra de drive pela qual a pasta será acessada (e, é claro, deve ser uma letra que ainda não está em uso)
NomeDoSharedFolder é o nome que você deu, no VirtualBox, ao folder que quer compartilhar.

No exemplo, caso queira usar esta pasta como drive L:, o comando seria:
Código: [Selecionar]
net use L: \\vboxsvr\DocsAnhaca

Repita o processo para cada pasta que quiser compartilhar (é claro que você pode informar todas as pastas a compartilhar de uma só vez e, depois, quando entrar no command, dar um comando net use para cada uma das pastas).

Quando você abrir Meu Computador no Windows, os drives estarão lá como unidades da rede e você poderá acessar tuas pastas numa boa.

A partir da primeira vez que você as acessar, elas sempre estarão disponíveis naquela máquina virtual quando você carregá-la e não precisará mais repetir estes passos todos.

Um abraço.

EDIT:
PS.: Ah, mais uma coisa: quando usa o Wine, o disco C: que você vê lá não é o mesmo C: do teu Windows mas um drive virtual que o Wine cria dentro do Ubuntu só para ele. Para acessar o C: do teu Windows, você precisa montar o disco C: no Ubuntu. (Há posts aqui no fórum que ensinam como fazer isto, se você ainda não sabe.)
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 09:30 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2009, 00:04 »
obrigado aos dois por toda ajuda.... Ramon, acho que o que voce indicou é o caminho certo mesmo =)

consegui colocar a pasta do Ragnarok dentro do Linux e adiciona-la como pasta compartilhada no VBox... o problema agora é que ao inicializar o game, a tela ficou branca e deu um erro "Cannot init d3d....." uma coisa assim.... fui nos forums sobre o ragnarok e descobri que o problema é directx/driver de video. Como no caso da maquina virtual a placa de video é emulada nao sei o que devo fazer.

Entrei nas configurações do directx (Executar > Dxdiag) e quando fui clicar pra testar o Direct3d (como recomendou o suporte do forum sobre o rag) a opção esta desabilitada. Instalei entao o directx 9.0, e fui testar de novo e continua. O problema seria entao o driver de video emulado do Virtualbox?  ???

EDIT: imagem com o que aparece. Parece ser mesmo falta de algum driver de video =/
http://img31.imageshack.us/img31/2079/direct3d.png
Imagem editada após solicitação ao usuário para fazê-lo.

Se nao tiver como tipo atualizar o driver do VBox pra ele suportar o rag aí ja era /gt.... ai vo ter que tentar o Wine mesmo... como faz aquilo de montar o C: como vc disse?
« Última modificação: 12 de Junho de 2009, 23:55 por clcampos »


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2009, 09:41 »
Anhaca, não tenho experiência com o VBox. Mas no VMWare, para fazer este tipo de coisa, você precisa instalar o VMWare Tools que roda bonito som, 3D, USB, resoluções altas e etc. Talvez seja por aí o teu caminho com o VBox.

[]'s
Linux Registered User: #491793

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2009, 09:59 »
Anhaca,

Só uso o VirtualBox para 2 ou 3 programas tipo "feijão com arroz". Não conheço detalhes sobre como resolver essas questões que você colocou.

Para montar discos automaticamente a cada vez que você se conecta, veja o post
     http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,35981.msg214405.html#msg214405

Eu usei essa dica e resolveu bem.

Um abraço.
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 21:13 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline petter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
    • Viamais Web Intelligence
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2009, 18:01 »
Anhaca, se eu entendi o teu problema, você quer acessar pastas (e arquivos) do Windows (ou do Ubuntu) dentro do Windows da tua máquina virtual. Se for isto, quando precisei achei a solução no post:
     http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26771.0.html

Em resumo, depois que carregar o Virtualbox e criar a máquina virtual, vá a Configurações e, na opção Pastas Compartilhadas, informe as pastas que devem ser compartilhadas (e dê um nome a cada uma delas). P.ex., se você quiser compartilhar uma pasta "Documentos Anhaca" do Windows, você informa isto em Configurações e dá a ela, p.ex., o nome de "DocsAnhaca" (é recomendável não usar espaços em branco neste nome pois se fizer isso terá que usar aspas quando for informar o nome dela no Windows). É claro que a pasta tem que estar montada no Ubuntu para você poder acessá-la via VirtualBox e incluí-la como pasta a ser compartilhada.
 
Com o Windows carregado no VirtualBox, vá à janela do VirtualBox, clique em Dispositivos e depois em Instalar Adicionais para Convidados. A seguir, no Windows XP, entre no modo comando (através de Iniciar > Executar e teclando cmd ou command). Vai se abrir a janela DOS e, nela, dê o comando
Código: [Selecionar]
net use x: \\vboxsvr\NomeDoSharedFolder

onde:
x é a letra de drive pela qual a pasta será acessada
NomeDoSharedFolder é o nome que você deu, no VirtualBox, ao folder que quer compartilhar.

No exemplo, caso queira usar esta pasta como drive L:, o comando seria:
Código: [Selecionar]
net use L: \\vboxsvr\DocsAnhaca

Repita o processo para cada pasta que quiser compartilhar (é claro que você pode informar todas as pastas a compartilhar de uma só vez e, depois, quando entrar no command, dar um comando net use para cada uma das pastas).

Quando você abrir Meu Computador no Windows, os drives estarão lá como unidades da rede e você poderá acessar tuas pastas numa boa.

A partir da primeira vez que você as acessar, elas sempre estarão disponíveis naquela máquina virtual quando você carregá-la e não precisará mais repetir estes passos todos.

Um abraço.

EDIT:
PS.: Ah, mais uma coisa: quando usa o Wine, o disco C: que você vê lá não é o mesmo C: do teu Windows mas um drive virtual que o Wine cria dentro do Ubuntu só para ele. Para acessar o C: do teu Windows, você precisa montar o disco C: no Ubuntu. (Há posts aqui no fórum que ensinam como fazer isto, se você ainda não sabe.)

Tentei fazer esse procedimento mas o meu VBox acusou que não tinha a diretiva para usuários convidados e pediu para baixar pela Internet, quando dei um OK ele avisou que deu tempo esgotado. Alguém tem alguma dica?
------------------------------------
Sem assinatura
------------------------------------

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2009, 21:39 »
Petter,

Para usar o VirtualBox, é necessário que o usuário faça parte de um grupo, chamado vboxusers.

Não tenho certeza agora mas acho que este grupo é criado automaticamente quando o VirtualBox é instalado. Você, precisa, então, incluir-se no grupo.

Para isto, feche o VirtualBox e vá a Sistema > Administração > Usuários e grupos. Clique em Desbloquear e forneça sua senha. Na volta a Configurações de usuários, clique em Gerenciar grupos.

Procure, então, o grupo vboxusers (se ele não estiver aí, clique em Adicionar grupo e crie o grupo vboxusers.)

Clique no grupo vboxusers e a seguir em Propriedades. Aí, você pode incluir, no grupo, os usuários que desejar (principalmente você mesmo).

Depois de incluído no grupo, abra novamente o VirtualBox e inicie sua máquina virtual.


Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline petter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
    • Viamais Web Intelligence
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2009, 11:10 »
O meu usuário já está no vboxusers.
Parece que ele não consegue enxergar o download de algum arquivo que está faltando.
------------------------------------
Sem assinatura
------------------------------------

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2009, 19:14 »
Qual é a versão do Virtual Box que você está usando? Eu uso a 2.2 e não tive este problema. Eu sei que a versão OSE tem algumas restrições que não existem na 2.2.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RenatoMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Transferir Arquivos pra VirtualBox =(
« Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2009, 20:01 »
Creio que faltou instalar o VirtualBox Guest Additions (no menu Dispositivos > Instalar Adicionais Para Convidado).