Autor Tópico: Jaunty trava na tela de login.  (Lida 3451 vezes)

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Jaunty trava na tela de login.
« Online: 09 de Junho de 2009, 11:55 »
Bom, depois de muito tempo com o meu PC em problemas, consegui reaver meu velho e querio Ubuntu. Eis que a versao mais nova q eu tinha aki era o Feisty, que ja esta descontinuado, entao tentei instalar o 6.06 LTS e atualizar tudo por ele... De cara, notei que durante o tempo em que eu usava ele, o sistema simplesmente congelou. Por nada, parou de responder, congelou a tela o cursor, HD nao respondia e tive q dar Reset. Depois, durante a atualização pro 8.04 aconteceu a mesma coisa.

Depois disso me irritei, revolvi volotar pro Windows e baixar a ISO do Jaunty, gravei ela, e instalei ela direto. Quando comecei a usar o Jaunty, continuaram a ocorrer os travamentos durante o uso. Duas vezes.

E hoje piorou. Na tela de login, quando eu ponho o login, e a senha e dou enter, ele trava e nao entra no sistema. Cursor ainda funciona bem como o menu das opções no canto responde. Mas o sistema pára e nao entra no desktop.
Nao faço ideia da origem desses problemas. o de travar durante o uso, ressalto que aconteceu em ambas as versoes... ???


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Jaunty trava na tela de login.
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2009, 13:01 »
Você consegue dar um ctrl+alt+f2 e aparece uma tela de login no terminal? Se sim, é porque teu x está travando por algum motivo.

Sugestão (após logar no terminal):

1) Mova o teu home para um outro local e tente novamente pela parte gráfica (ctrl+alt+f7):
Código: [Selecionar]
cd /
mkdir teste
mv /home/usuario mkdir/

2) Pode ser o driver do video. Tente após logar no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorgCertificando-se que o driver usado é o vesa (depois você acerta com o proprietário).

3) Hardware bichado. Experimente bootar pelo Live CD e executar o MEMTest (de preferência antes de ficar muito tempo sem usar o computador, pois demora um bocado). Se tiver erros, este é o problema e troque a memória (ou remova um como teste, caso você tenha dois ou mais pentes).

--

Boa sorte
Linux Registered User: #491793

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Jaunty trava na tela de login.
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2009, 14:12 »
Obrigado Gunfree. No caso, as soluções que voce postou se referem ao travamento inicial na tela de login, ao travamento durante o sistema, ou ambos?

Estou pouco convencido de que o problema seja o hardware, porque no windows jamais tive esse tipo de problema entao tentarei primeiro a sua primeira sugestao. Só preciso anotar os comandos pois nao vou ter a tela disponivel na hora kkk.

Sobre o boot pelo terminal, o comando "ctrl+alt+F2" se usa quando aparece a tela de login neh?


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Jaunty trava na tela de login.
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2009, 14:54 »
Por nada meu camarada.

Sim, logo quando aparece a tela do GDM, com o ponteiro do mouse. E por preucação, stope o gdm com:
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm stop
E antes que eu me esqueça, a tela do grub aparece ou não? Se aparecer, starte em modo texto que é mais fácil (opção do próprio menu).
Linux Registered User: #491793

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Jaunty trava na tela de login.
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2009, 15:54 »
eu resolvi apelar e reinstalei o Ubuntu, e agora estou nele, consegui acessar. Por enquanto ele ainda nao travou, se voltar atravar eu posto aqui.

E so pra entender, por aprendizado, qual era o objetivo do 1 procedimento que voce citou? Antes de intalar de novo o Ubuntu, eu fiz esse procedimento, e ai voltei pra tela de login grafico, tentei logar e ai apareceu uma mensagem dizendo que minha pasta home estava configurada como a pasta raiz, e se eu queria logar mesmo assim, mas que podia nao funcionar. Ai coliquei OK, e a tela ficou toda preta e nao entrou kkk.

Ai fiquei sem entender. acho que faltou algo, nao ?  ???


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Jaunty trava na tela de login.
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2009, 22:08 »
A idéia era acabar com possíveis dcop_servers, configs GDM ou qualquer resquício equivocado de um update.

Esta mensagem que apareceu, do seu home era natural, você moveu teu home para o diretório /teste. Então o Gnome avisou: "Olha, teu home não existe, posso logar no / ou /root, mas algumas coisas não vão funcionar, como teus ícones, configurações pessoais e etc".

Mas a tela ficou preta porque o problema era no video ou alguma configuração absurda de refresh no teu monitor.

Boa sorte na nova instalação. Da próxima vez, não reinstale, tente resolver para seu aprendizado ser mais preciso.

[]'s
Linux Registered User: #491793

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Jaunty trava na tela de login.
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2009, 10:19 »
É, eu sei, voce tem razão quanto a tentar resolver sem instalar outra vez. Afinal, desta vez nao havia nada demais no sistema porque eu havia acabado de começar a usa-lo. Mas se uma coisa dessas acontece mais pra frente, nao será tao simples falar "Ah quer saber vou reinstalar e pronto" kkkk... Mas tudo bem foi só dessa vez kkkk  :D

Bom, andei usando ontem boa parte do dia e por enquanto nada de travamentos durante o uso. Mais tarde vou postar umas SS do meu desk la na parte dos prints  :-*


MSN: lahfabri@hotmail.com