Autor Tópico: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04  (Lida 42432 vezes)

Offline robarros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Online: 08 de Junho de 2009, 18:20 »
ola
sou novato em linux e tenho uma duvida

tenho o Ubuntu Server 9.04  instaldo em uma maquina
so que nao sei muito ainda sobre linhas de comando de linux

existe alguma ferramenta grafica que eu faça as modicicacoes na pasrte grafica e ela faça em modo texto no servico

porque quero usar ele em modo texto pq fica mais leve so que eu escolher uma distribuicao grafica


aguardo

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2009, 23:55 »
robarros, eu li e reli seu tópico e não compreendi muita coisa, não entendi a sua duvida exceto o fato de que quer um servidor em modo texto.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline robarros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2009, 23:57 »
amigo
eu quero usar o ubuntu server
so que nao sei muito sobre linha de comando

tem alguma frramenta que eu rode por cima do so ( tipo um cd de inicializacao )
qu e tenhas ferramentas grafica e eu aplique nela e ela faça toda a parte de texto pra min

add no msn


ronaldo__21@hotmail.com

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2009, 00:56 »
Hum?! Deixa eu ver se entendi...

Tu instalou a versão server porque não quer a a interface gráfica, porém não conhece os comandos, e quer alguma ferramenta gráfica que sirva de frontend em relação aos comandos...certo.

A "ferramenta" que você procura é justamente a interface gráfica que você deixou de instalar!


E não se preocupe, não existe "distribuição gráfica", toa essa "explosão de formas e cores" não é nada mais de que uma tradução dos comandos em texto.

Se sua máquina é limitada escolha uma interface gráfica mais leve tem um monte disonível (XFCE>LXDE>OpenBox>...), ou tente uma distribuição que tenha o objetivo de ser leve.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline ricardofantin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2009, 12:14 »
Instale a interface gráfica e use-a para modificar o servidor. Mas só inicie a interface gráfica quando for modificar o servidor.

No servidor digite:
sudo apt-get install gnome-desktop
ou talvez seja
sudo apt-get install gnome-desktop-environment

estará instalado a interface gráfica, para inicia-la digite
sudo startx

Eu não tenho certeza se na próxima vez que o computador iniciar a interface gráfica iniciará automaticamente. Você precisa desabilitar isso.
Eu nunca fiz isso, mas pesquisei na internet e estão dizendo que você deve ir nos menus
System -> Administration -> Services
e desativar o graphical login manager
tudo na interface gráfica.

Assim você poderá pesquisar na internet enquanto está no servidor e modifica-lo.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2009, 15:41 »
Eu não tenho certeza se na próxima vez que o computador iniciar a interface gráfica iniciará automaticamente. Você precisa desabilitar isso.
Eu nunca fiz isso, mas pesquisei na internet e estão dizendo que você deve ir nos menus
System -> Administration -> Services
e desativar o graphical login manager
tudo na interface gráfica.

Altere o /etc/inittab para o runlevel sem X. Varia de distro para distro (não estou em um ubuntu agora para responder com precisão).

Linux Registered User: #491793

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2009, 21:53 »
Altere o /etc/inittab para o runlevel sem X. Varia de distro para distro (não estou em um ubuntu agora para responder com precisão).
O ubuntu server 9.04 utiliza o inittab? acho que não, eu não o instalei, mas o ubuntu não o utiliza desde a versão 7.10 ou 6.alguma coisa.
Mas nunca instalei a versão server, então, criou-se uma pulga atrás de minha orelha.

Caso o ubuntu utilize o upstart, que é o que eu acredito, o comando sudo update-rc.d -f gdm remove tira a interface grafica e o comando sudo update-rc.d -f gdm defaults trás devolta a interface gráfica, sem a necessidade de remover qualquer pacote.
Teste o comando em um sistema a parte e verifique, caso solucione o problema, faça-o no servidor.

Agora, com relação a duvida do companheiro, com o apache e uma gambiarra aqui outra ali, não vejo dificuldade em rodar o webmin, o cups e o swat no mozilla ou internet explorer de qualquer outra maquina, isso permitiria gerenciar impressão, compartilhamentos, permissões e vários outros serviços remotamente em modo gráfico. Mas não tem como fugir do modo texto, se quer administrar um servidor remotamente sem interface gráfica, vai ter que obrigatoriamente acessar o servidor via ssh e trabalhar em modo texto.
robarros, minha opinião é que se você tem dificuldades com comandos, não recomendo fugir de sua dificuldade e trabalhar em modo gráfico, isso não lhe acrescenta nada, esse pensamento é um atraso para quem trabalha com TI, pois somos movidos por desafios. Recomendo que instale o servidor em modo texto e comece a quebrar a cabeça.
Eu particularmente, prefiro quebrar a cabeça, se existe uma ferramenta que eu tenho total domínio e uma nova ferramenta surgindo que desconheço, ao se apresentar um problema com o qual posso resolver com qualquer uma das ferramentas, eu vou utilizar a oportunidade para trabalhar com a nova ferramenta que eu desconheço para solucionar o problema e, algumas vezes, migro tudo que posso para uma nova ferramenta que represente qualquer melhora.
« Última modificação: 13 de Junho de 2009, 05:52 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2009, 22:15 »
Altere o /etc/inittab para o runlevel sem X. Varia de distro para distro (não estou em um ubuntu agora para responder com precisão).
O ubuntu server 9.04 utiliza o inittab? acho que não, eu não o instalei, mas o ubuntu não o utiliza desde a versão 7.10 ou 6.alguma coisa.
Mas nunca instalei a versão 7, então, criou-se uma pulga atrás de minha orelha.

Caso o ubuntu utilize o upstart, que é o que eu acredito, o comando sudo update-rc.d -f gdm remove tira a interface grafica e o comando sudo update-rc.d -f gdm defaults trás devolta a interface gráfica, sem a necessidade de remover qualquer pacote.
Teste o comando em um sistema a parte e verifique, caso solucione o problema, faça-o no servidor.

Opa, é verdade, acabei de ver um LTS server aqui. Realmente não estou familiarizado com o Ubuntu server. Obrigado pela pronta correção Raidicar!

Se quiserem saber mais sobre o upstart: http://upstart.ubuntu.com/

E concordo, se quiser administrar um servidor você tem que conhecer além do que você vai administrar, alocamento de memória, bastante shell (geralmente bash), um pouco de perl, um pouco de python e é claro redes.
Linux Registered User: #491793

Offline Alexandre_Cambui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2009, 16:01 »
véio.... seguinte montei este server e fiquei com a mesma dúvida sua... pesquisando consegui um tópico que funcionou direitinho. com ele eu administro o server pelo Webmim (administração pelo browser) muito legal e ajuda bastante... mas também não podemos jamais esquecer alguns comandos do magnifíco Linux.
A primeira coisa você tem que colocar seu server com acesso a internet para fazer download dos arquivos para a instalação do webmin e depois é só seguir o roteiro que infelizmente terei que te enviar por email pq está em pdf e não tem como anexar. Envie um email para alexandre@frum.com.br que te retornarei com maior prazer.

Offline jhstorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2009, 17:04 »
Olá,

Só agora estou vendo o tópico, e como não esta marcado como resolvido, aqui vai minha dica:

primeiro atualize os programas com :~$ sudo apt-get update

depois carregue o programa : ~$ sudo tasksel

pronto agora escolha os programas que voce deseja instalar ou as interfaces gráficas (ubuntu desktop / kubuntu desktop / edubuntu desktop)

abraços....

Offline wendcastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Interface Grafica Ubuntu Server 9.04
« Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2011, 10:52 »
jhstorres vlww cara

sua dica foi 100% vlww