Autor Tópico: Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando  (Lida 2958 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando
« Online: 07 de Junho de 2015, 20:41 »
Uso Ubuntu desde 2010 e como muitos tive uma certa dificuldade de me adaptar ao unity. Depois dessa fase, me acostumei e comparando o seu funcionamento em diferentes versões, percebo que existe um problema no 14.04.

Tenho ubuntu com unity instalado, na versão 12.04 numa máquina e 14.04 em outra. Comparando os dois, verifico que em diversas oportunidades, a pesquisa do HUD do 14.04 trava, não exibindo os resultados para aplicativos (exibe somente arquivos), enquanto que no 12.04 isso não acontece.

Isso é tão irritante que chego ao ponto de pensar em formatar o 14.04 e retornar ao 12.04. Quando preciso acessar um aplicativo qualquer e o problema ocorre, sou obrigado a encerrar a sessão (as vezes por mais de uma vez) para que o HUB volte exibir resultados de pesquisa por aplicativos e me permita iniciar algum deles, que não esteja no atalho do dash.

Como esse problema vem ocorrendo há lagum tempo, gostaria de saber se alguém já passou por isso ou tem uma ideia para resolver isso.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2015, 22:39 »
Você fala da pesquisa do Dash ora mostrar apenas aplicativos, ora apenas documentos, né? Já passei por isso quando usava o unity. Era bem irritante mesmo.  >:(
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2015, 11:30 »
Na ausência de melhores sugestões acerca do HUB (Head Up Display), talvez um caminho seja instalar o Unity Tweak Tool ("Ferramenta de Ajuste do Unity"  - unity-tweak-tool) disponível na lojinha do Software Center, fazer algumas alterações e observar os resultados.

Aberto o aplicativo, no primeiro bloco de ícones, Unity, click no ícone Pesquisar

no grupo Geral

Desmarcar "Buscar fontes online"

no grupo Aplicativos

Desmarcar "Mostrar Mais Sugestões"

no grupo Arquivos

Desmarcar "Habilitar busca de seus arquivos"

Deixar assinalado apenas "Mostrar Aplicativos Usados Recentemente" e combinado com o uso do filtro "Filtrar Resultados" / Categorias, deixando apenas o filtro Aplicativos.

Desmarcar tais itens deveria agilizar a ferramenta, porém existem outras combinações e opções possíveis, é uma questão de testar e ver o que acontece.
« Última modificação: 09 de Junho de 2015, 11:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2015, 11:33 »
Como segunda sugestão, simples palpite, alterar a prioridade da família zeitgeist (daemon, datahub e fts, um ou outro ou os três processos, questão de ver, não verifiquei a função específica de cada qual), talvez possa influenciar em algo na resposta do HUB.


renice [-n] priority [[-p] pid ...] [[-g] pgrp ...] [[-u] user ...]

Exemplo:

renice -8 31043

No exemplo acima:
31043 é ID; nova prioridade é -8

Vai aparecer uma mensagem to tipo:
old priority 0, new priority -8

As prioridades trabalham numa escala de -20 à +20
Quanto mais baixo o número, mais alta a prioridade no sistema.

Então é fazer alguns experimentos, indo para os dois extremos, e com isso e avaliar o que acontece.

A alteração do 'renice' se perde no término da sessão e no reboot (e o ID muda a cada vez), mas se funcionar aí já é um outra questão da torná-la permanente, o que não parece difícil.

O resultado da alteração de prioridade também pode ser visto através do comando top e bem assim, graficamente, pelo Monitor do Sistema.
« Última modificação: 09 de Junho de 2015, 12:11 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2015, 14:49 »
1) Já numa outra vertente seria bom darmos um olhada nisso aqui:

Código: [Selecionar]
/usr/lib/nux/unity_support_test -p
2) Qual o hardware dessa sua máquina?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2015, 14:50 »
Indo adiante nas possibilidades, já um pouco mais complexo, existem situações em que há a recomendação para desabilitar o Fade.

Citar
"All fade effects are extremely slow, which makes the whole desktop slow to a crawl. Because fade effects are present in both the dash and the HUD, ubuntu is not usable. It takes over 2 full minutes with the cpu at 100% for compiz to open the dash, opening the HUD takes slightly shorter, around 30 seconds."

Como corrigir (workaround):

Use o unity-tweak-tool para desabilitar o 'blur' (Background blur -> Off)

Nessa questão, na verdade, precisa aprofundar a pesquisa e o entendimento, pois existem outras possibilidades.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Unity Ubuntu 14.04: pesquisa do HUD travando
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2015, 20:32 »
Eu desabilitei vários elementos gráficos
Citar
export UNITY_LOW_GFX_MODE=1
Fiz isso principalmente porque o efeito de transparência da interface de pesquisa embaralham a vista e atrapalham ver os resultados. Não tem lá muita finalidade, como a transparência do fundo da janela do terminal que permite ler informações enquanto se insere o comando.

Uso o ubuntu 14.04.2 LTS em um notebook Asus, i5, 6GB RAM, com hardware intel e vídeo integrado.

Mesmo desmarcando as opções "Buscar fontes online" e "Mostrar Mais Sugestões", as vezes esse inconveniente acontece. A opção "Habilitar busca de seus arquivos" não posso desabilitar, pois a uso, quando preciso imprimir um relatório de algo que fiz anos atrás e me lembro apenas do nome ou outra informação básica...

Percebi uma coisa e preciso testar mais vezes: No momento em que o inconveniente aconteceu, sem querer eu pressionei o backspace e a pesquisa passou a exibir mais opções. Não sei se isso foi um bug, mas vou testar para ver quando acontecer de novo
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS