Autor Tópico: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?  (Lida 16263 vezes)

Offline diogo.delgaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2006, 00:59 »
acho q ateh na questão d jogos, o linux n deixa mais a desejar, jah q o cedega tem um excelente desempenho.
migrei completamente para o linux há quase 1 mês e eu to ateh pensando em tdo ano fazer uma festinha d aniversário pra ele. o q mais me agrada e me deixa maravilhado no linux eh a sua filosofia... deslumbrante.

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2006, 22:15 »
na realidade eu n concordo com o amigo acima na questão dos jogos
para mim o cedega ainda não deixou de ser um sonho, tanto que desisti de usá-lo
consigo instalá-lo corretamente, instalar a engine, instalar o jogo...
mas quando dou dois cliques o jogo não roda de jeito nehum !
tudo bem, aqui não é o post certo para postar minhas frustrações quanto a isso
mas ainda acho que esse é o principal problema

também por não ter programas importantes como autocad, photoshop e etc

Offline Frances H

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2006, 21:59 »
Do meu ponto de vista (ehhehe) o problema todo se concentra no fato de que o linux passa um imagem de OS dificil de se usar e configurar. Eu migrei para linux fazem 3 meses, apesar de ja estudar e trabalhar nele a tempos, e quando falei com meus colegas de trabalho (trabalho em uma empresa de assistencia tecnica) todos gostaram da ideia, mas disseram que logo eu voltaria para o windows.  Acredito, jah pela esperiencia que tenho com usuarios finais, que o que eles querem e um sistema facil e "automatico" onde para fazer os que ele qrem tendo apenas que clicar em alguns botoes e nao tenham que estudar para isso.

Alem disso falta da parte dos desenvolvedores uma melhor preparacao e estudo grafico, para tornar os programas mais simples e faceis de usar.

o linux do jeito que anda vai demorar um certo bocado para dominar a maioria dos desktops....
LINUX USER #419396

Offline sLUGo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Como uma vez eu li...
« Resposta #18 Online: 19 de Maio de 2006, 08:18 »
Citar
"O Window$ senta-te no lugar do passageiro e leva-te a passear... O Linux dá-te a chave e senta-te no lugar do condutor"


Não se pode exigir a pessoas k usam o PC para fazer uma ou outra coisa que migrem para Linux, visto que iam perder algum do seu tempo a rotinar as tarefas k tinham no Window$... E como para mtas dessas pessoas tempo é $$ acabam por ficar por lá...

Eu penso que (repetindo uk já foi dito) o Window$ só é utilizado pk a MAIORIA das pessoas que usa computadores "anda por ver andar"...

Migrei completamente para Linux há quase 3 meses (decisão drástica... Removi o Window$ e só usei Linux sem ter qualquer experiência) e safei-me bem... Mas também é por já ter um nível de conhecimento um pouco elevado...
Esperemos que este panorama mude... Até pk aki onde eu moro, quase que sou "posto de parte" só pk uso Linux! :D
E conto pelos dedos, o número de pessoas daki que usam Linux :)

Enfim, lá a ver nukék isto vai dar agora c'o Window$ Vista!

Desculpem a repetição de ideias, s for caso disso :)

Abraços

sLUGo @ Portugal

Offline marcelomartins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #19 Online: 19 de Maio de 2006, 11:15 »
Não posto muito, mas dessa vez preciso dar minha opinião.

As pessoas não querem saber qual eh o SO, não querel ler os manuais, e muuito menos ir no google pra resolver um problema. Elas querem que as coisas funcionem e ponto final. E funcionar significa funcionar bem ou mal, não tem problema, desde que funcionem. Se o computador vai ter virus todo mes, não tem problema, reinstala tudo de novo, mas tem que funcionar pelo menos 1 mes.

Porque minha namorada não usa linux? Simples, porque no linux não tem um Messenger com todas aquelas frescuras que tem o Windows Live Messenger (ou MSN 8.0). Simples assim. Ela usa o Gimp e o Inkscape no Windows e teria tudo pra usar o Ubuntu que eu uso, mas tenho que manter o Dual Boot porque senão ela vai reclamar que no Linux "as coisas" não funcionam.

Não adianta ter o aMSN e o Mercury para o perfil de leigos. Pra mim o aMSN serve muito bem, mas pra minha namorada, ela quer colocar aquela segunda frase que tem no MSN. Ela quer salvar os emoticons que as amigas mandam, ela quer ver os winks na janela da conversa. E isso o Linux não tem.

Eu concordo que as coisas estão melhorando, a cada dia que passa o Linux fica mais facil, mais programas bons aparecem e o Ubuntu é realmente a oitava maravilha do mundo. Mas isso é pra mim, porque pra minha namorada, se não tem custom smiles, audio, video, personal message, o resto não interessa.

Então, no momento que um SO supre a necessidade de um usuário, ele vai ficar feliz com esse SO. Independente de ser WIndows ou Linux. E é isso que o Linux está, e tem que continuar, correndo.

Esse é só um exemplo. Certamente existem mil outras necessidades para mil outros tipos de pessoa.

Agora um fato interessante. Minha namorada sente falta do MSN com frescuras no Linux. Mas se o Windows não tivesse um programa desse tipo ela sentiria falta? A resposta é não, porque nesse caso o Windows criou uma demanda, e agora o Linux ta correndo atraz. É a técnica de correr e atirar, para os inimigos ficarem abaixados. Quero dizer com isso que, alem de correr atráz do Windows, o Linux precisa criar demanda, ir além do windows, fazer coisas que não se podem fazer no Windows. Isso seria fator de mais pessoas migrarem. Um exemplo muito bom é o XGL. Que hoje não existe nada no Windows e o Linux já tem.
Marcelo Martins
marcelomartins at gmail.com
http://erainfo.blogspot.com

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2006, 10:56 »
Citação de: "carlosfrancoba"

por isso o linux nunca vai decolar... nunca mesmo
e é até bom que isso não ocorra
porque na medida em que o linux se tornasse muito popular, os hackers teriam mais interesse em planejar vírus e trojans para esse SO
desse ponto de vista, é bom que o linux sempre se mantenha presente apenas em nichos de intelectuais para não "descer o nível" (é... eu considero intelectuais aqueles que preferem estudar linux!)



Tbm concordo com vc.
Se todo mundo usar Linux ,ficará q nem o Ruindows e vai ter mais visão dos hackers.Só queria q tivesse versões dos jogos para Linux e progamas tbm :cry:

Offline josevitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
  • Advogado - SC
    • Ver perfil
    • Ubuntu Floripa
Tem o quesito comodidade
« Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2006, 14:43 »
Todo usuário do windows é preguiçoso por excelencia. Disseram para ele que "se fosse possível a Mircorsoft já teria feito". E da-lhe víruns na máquina..

A fonte é a base. Escolas, Crianças e adolecentes! Meu projeto pessoal é ver o linux (Ubuntu se possível) ser mostrado nas escolas. Digo mostrar porque ensinar é muito complexo. Demanda tempo. Um dia vou conseguir concretizar este sonho de ver os jovens sabendo que existe opção. Se ele optar pelo windows depois de conhecer o linux vou respeitar, mas ele TEM O DIREITO DE SABER QUE EXISTE ALTERNATIVA!

É por aí.. quanto mais gente usa mais coisa boa aparece, mais erros são reportados e corrigidos, maior a necessidade e demanada, .. culminando numa evolução natural! Mas falta marketing sim.. falta CRIAR demanda. Concordo como Marcelo MArtins!

Sorte a todos!
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2006, 15:01 »
amigos, boa tarde.

o problema principal do linux, na minha opinião, talvez errada, é tentar ser tão fácil como o outro sistema.

é a maior força e maior fraqueza do sistema.

porque é nobre tentar chegar ao apertador de botões que usa o outro sistema, que só quer usar o MSN, que quer usar o photoshop sem saber scripts ou atalhos, que usa 0,5% da capacidade dos aplicativos do editor de textos e da planilha eletrônica.

mas é ruim justamente por isso... o próprio linux fomenta a comparação, e a comparação é sempre de "quase lá".

sempre ouvimos que o linux tá quase igual ao outro sistema.

nunca ouvimos dizer que o linux tá melhor que o outro sistema, que tá mais rápido, que é mais leve, que tem mais aplicações.


é isso.
saludos.
hasta.
a.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #23 Online: 01 de Junho de 2006, 15:46 »
NÃO GENERALIZEM.

vocês estão falando como se nunca tivessem usado o windows. eu o usei desde a versão 3.11.

no mais, concordo com vocês. é necessário educação a partir da base, não só para que eles percebam que têm a opção de escolha, como para evitar que os projetinhos de gente cresçam virem essas coisas bizonhas que clicam em qualquer email contendo virus, ou enviando correntes de "felicidade infinita", que, convenhamos, acabam com qualquer SO.

também concordo que está na hora do linux parar de busca comparação com qualquer outro SO, como se eles fossem um padrão de qualidade ou um modelo. a única coisa que faltava no linux era usabilidade, e isso nós já temos. usabilidade sempre irá decidir se um sistema vai ser popular ou não para os usuários. Agora é a hora do linux buscar a inovação, e não a comparação. dessa forma, também só atrairemos usuários "de nível" para o sistema.

Offline lebeziatnikov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
    • http://www.lcc.ufcg.edu.br/~erick
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #24 Online: 02 de Junho de 2006, 21:35 »
Não acho o linux mais difícil que o windows. E mais, acredito que o linux é muito mais fácil.

Em primeiro lugar, em toda essa discussão estamos falando de usuários diferentes, necessidades diferentes e mais, ambientes diferentes. Um usuário leigo quando senta em frente a um pc, espera que tudo esteja pronto para que ele possa fazer o que quer. Vamos partir desse ponto?

É fundamental partir de um ponto em comum na comparação dos SOs, não se pode falar em migração como característica da dificuldade do linux, simplesmente porque qualquer tipo de migração é difícil! Migrar de alguma solução pra outra é um processo naturalmente complicado. Quem aqui já se enrolou ao trocar de editor de imagens, ou pra acertar a hora de um relógio novo? Migrar é difícil não importa para qual lado. Um exemplo engraçado é configurar os programas na inicialização do sistema. Pra mim é muuuuito mais fácil fazer isso no linux, já no windows? Apanhei semana passada.

O suporte a hardware é outro ponto que não pode entrar na discussão do SO para um usuário leigo, falar nisso é um erro grosseiro porque um usuário leigo não faz a menor ideia do que seja suporte a hardware. Vamos lá, usuário leigo instala placa de som? Faz overclock na placa de vídeo? Em geral eles mal sabem quanto têm de memória, alguém já percorreu o caminho de instalar e configurar o hardware pra ele, aquele longo caminho de deixar a máquina pronta para resolver seus problemas. Vejam que não digo que isso não é importante, digo apenas que esse processo para deixar a máquina pronta, entra em outra discussão, na discussão do usuário leigo não entra.

Vamos ao que interessa a um leigo.

Um usuário leigo faz oq? Navega na internet? Sim, e isso o firefox faz melhor que qualquer browser proprietário. Em TODOS os pcs em que instalei o firefox, ele se manteve como navegador padrão, as pessoas preferem o firefox, com aquelas abas fica muito mais fácil, com a busca no mercado livre ficou mais fácil, com  o leitor de RSS é muito mais legal. Outro ponto importante é a tranquilidade, no linux vc navega tranquilo...não precisa das mensagens dos antivírus, nem dos firewalls, uma tranquilidade. Mandar e-mails segue a mesma regra, alguém aqui ainda usa clientes de e-mail? As pessoas que conheço usam para enviar e-mails com certificados, ah mas não estamos falando neles, porque para esses usuários de certificações (que não são leigos) temos o Thunderbird.

Um usuário leigo escreve textos? O OpenOffice 2.0 tem uma interface mais limpa e arrumada. Até hoje nunca vi uma funcionalidade do MS Office que o OOffice não implemente melhor. Uma coisa engraçada é saber como um leigo gera arquivos pdf no windows, nossa que complicação!

Um leigo conversa pela web? Claro! Mas é um saco precisar de 2 programas para acessar o icq e msn. Se ele conversa com várias pessoas ao mesmo tempo, precisa de muito espaço na barra de aplicativos tmb. O Gaim resolve tudo isso com uma interface primorosa, vc ainda pode barrar os malditos emoticons e as fontes sacais, afinal, as pessoas têm cada gosto...

Leigos instalam programas? Sempre que sentem novas necessidades sim... e é aqui que entram as maiores diferenças. Todos aqui usamos o ubuntu, sabemos como é simples abrir o synaptic, procurar por uma funcionalidade, (Gravar cd por exemplo) e marcar o programa que nos queremos pra nós. Simples assim mesmo, sem medo de virus ou spywares, sem medo de pirataria e sem pagar nenhum tostão a ninguém. É, o linux é fácil assim.

A navegabilidade do gnome não se compara à do Windows, no gnome é tudo muito mais simpes e intuitivo. As aplicações no menu são separadas por temas, quando instalamos uma aplicação ela vai direto para o lugar certo, temos muito mais funcionalidades para colocar nas 2 barras que temos e 4 áreas de trabalho pra manter nosso ambiente mais produtivo. Vcs lembram da zona que é a lista de aplicativos do windows? Nooossa....

É claro que há outras dezenas de vantagens e simplicidades no linux, especialmente no Ubuntu. O linux é sem sombra de dúvidas muito mais simples para o usuário leigo... para o usuário avançado então nem se compara, vejam esse link: http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/O_Windows_esta_o_pronto_para_o_usuario_experiente_/id/2765

Eu poderia passar muito mais tempo aqui falando sobre como é mais fácil e intuitivo usar Ubuntu, mas o foco é mostrar que quando se fala em usuário leigo, o SO que já vem instalado e pronto vai levar vantagem. Afinal, já imaginou ter que particinar o HD, pra instalar o windows? Ainda por cima ter que reinstalar o Grub, depois porcurar todos os drivers da minha placa mãe, procurar no emule aquele programa pra grvar dvd, e aquele pra renomear os aquivos...

[]'s

Offline kabrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #25 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:51 »
Eu estou usando o linux (ubuntu) há 2 dias. O que acontece é que, mesmo que o linux seja mais fácil que o windows, só é diferente... As pessoas crescem mexendo no windows e tem esse preconceito de que o linux é ruim! Eu era assim! As crianças crescem aprendendo a usar o windows. Isso já está mudando um pouco... Existem alguns países (se não me engano, o Japão é um deles) que nas escolas, as pessoas só mexem no Linux! O que falta realmente é as pessoas pararem de torcer o nariz para o linux sem conhecerem!

Abraço.

Offline duff2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #26 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:00 »
Gostaria de responder a pergunta dando um depoimento de porque, depois de seis meses tentando usar exclusivamente linux, voltei a usar o Windows.

Primeiro, quero dizer que o Ubuntu é um excelente sistema operacional e para mim, que nunca tinha tomado contato com o linux antes, foi impressionante ver o grau de desenvolvimento que ele já alcançou, sendo, em muitos pontos (segurança e algumas facilidades como o botão do meio do mouse) superior ao Windows.

Porém, enfrentei as seguintes dificuldades para utilização em meu laptop.

1. A placa de rede sem fio bcm43xx somente funcionava bem com o ndiswrapper (o driver nativo vivia caindo a conexão) e, mesmo assim, não alternava automaticamente entre a rede com fio e a rede sem fio. Tentei diversas soluções, como o network-manager-gnome, wifi-radar e nenhuma delas adiantou. Toda vez que eu alternava entre rede sem fio e rede com cabo, precisava configurar manualmente a rede.

2. Uma das coisas que mais incomodavam eram os problemas com o flashplayer que insistia em abrir abas que tapavam os textos em várias páginas. Consegui contornar o problema com a extensão adblock, mas, convenhamos, o ideal de navegação não é ter que ficar procurando os itens para serem bloqueados. Sei que esse problema não é culpa dos desenvolvedores de software livre, mas o fato é que ele incomoda.

3. O beagle, sistema de busca, nunca consegui fazer funcionar direito. Apresentava muitos problemas de consumo de memória e, o mais importante, não pesquisava dentro de arquivos criados no msword (sou advogado e, em meu escritório, possuímos textos dos últimos dez anos nesse formato (tentei instalar o pacote wv, mas a versão dele necessária não estava disponível no ubuntu). Tentei também o tracker, muito bom, mas que apresentava o mesmo inconveniente com os textos do MsWord.

4. A ati não lançou drivers para a placa de vídeo do meu computador (ati igp120m). Consegui fazer o direct rendering funcionar com o driver radeon (até o xgl funcionou), mas o computador ficou muito instável.

5. A configuração do gerenciamento de energia do laptop sempre foi um problema, consumindo a bateria muito mais rapidamente que no windows. Ainda, funções como suspender e hibernar não funcionaram em meu computador.

6. O scanner da minha impressora, uma lexmark x1185 não tinha suporte para linux (problema sem solução).

7. Alguns sites, como a Tv Terra, somente funcionam bem em windows e iexplorer. Existem alternativas, como usar o navegador mozilla, mas nada muito prático.

8. O suporte para programas via wine já é razoável, mas não rodava o programa de gerenciamento de processo que utilizamos em nosso escritório. Ficava refém do vmware que, apesar de funcionar bem, não é prático e tem o inconveniente de necessitar de uma licensa de windows 98.

9. Os softwares livres que mais utilizo (thunderbird, firefox e openoffice) estão disponíveis para windows e funcionam muito bem. Nunca encontrei um software no linux que funcionasse tão bem como o dvdshrink e esse, rodando pelo wine, possui um desempenho muito inferior. Outro software do windows que acho excepcional é o google desktop, sem similares no linux.

10. Quanto à segurança, o linux realmente é muito melhor, para o que certamente contribui serem os computadores com windows mais visados por vírus e ameaças afins. Porém, tomando cuidado na navegação e instalando antivirus e spywares é possível relativa tranqüilidade. Sei que esses programas pesam um pouco, mas no meu computador com 512 mb de ram o desempenho ainda fica bem aceitável.

11. A diversidade de opções no linux, tanto de distribuições como de ambientes (xfce, kde, gnome, etc), é fascinante. Porém existe um grande inconveniente de incompatibilidade entre essas opções, o que, algumas vezes, é irritante. Não sei se isso é possível, mas deveriam ser estabelecidos mais padrões que facilitassem a compatibilidade intralinux.

12. A dificuldade para superar os problemas acima detalhados e o tempo que isso tomava começaram tirar minha produtividade no trabalho (utilizo o computador em 75% de minhas tarefas) e tomar boa parte de meu tempo livre.

Assim, desisti do ubuntu e voltei ao velho windows xp que é um sistema razoavelmente estável e possui grande variedade de softwares compatíveis. Em síntese, posso dizer que tudo que fazia com linux posso fazer no windows. Porém, o inverso não é verdadeiro (falo aqui das tarefas principais, como editar textos, ler emails, navegar na web, gravar cds e dvds, etc).

Não nego que existem vantagens no linux, é mais seguro, leve, bonito e customizável. Também sinto falta do amarok, mas acho que posso resumir respondendo a pergunto do tópico desse modo: as pessoas usam windows e não linux por que os computadores e os softwares são desenvolvidos para serem usados dessa maneira.

Tudo no linux tem parece ter que ser reconstruído do zero e muitas vezes sem a boa vontate de fabricantes de hardware e software. O meu notebook vem com um adesivo "Designed for Windows XP" e ao instalar o linux entendi bem o que isso significa.

Que bom se isso um dia mudar, mas hoje é como enxergo.

Abraço a todos e boa sorte aos que continuam arduamente desenvolvendo e aperfeiçoando o  ubuntu.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #27 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:52 »
deixa o vista aparecer, ou perder de vista, duvido q quem tenha sua maquina razoavel, como tenho a minha, vah gastar toneladas de dinheiro pra investir em algo duvidoso, e olha q a minha nao eh uma on "bode" da vida, kkkkkkkkkkkkkk.

Pior que vão... A maioria dos usuários windows nem pensa nisso. Só os mais "pobres" vão migrar pro Linux e essa é a realidade. O cara pensa: "Pô, pra que vou mudar de SO se posso compra um por 10 contos e, finalmente, fazer um upgrade no pc pra jogar aquele jogo f***!!! Eu mato dois coelhos com uma paulada só!!"

Essa situação só muda com educação. Enquanto as escolas continuarem ensinando só "Windows", essa situação vai perdurar por longos e longos anos.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #28 Online: 27 de Setembro de 2006, 07:44 »
ressuscitaram esse tópico,bem mas não tem problema o assunto ainda é muito interessante.

o problema que tenha enfrentado realmente é a ignorância. pois eu chego a algum amigo e tento convence-lo e sempre recebo a mesma reposta.

esses dias cheguei a um amigo meu e perguntei: você já usou linux?
ele me reponde: "NÃO, E NÃO TENHO A MINIMA VONTADE DE USAR!!!"
dai perguntei: aposto que você nem sabe o que o linux é.
dai ele fico sem reponde por alguns minutos (deveria estar pesquisando no google)
e me reponde depois: é um sistema operacional.
dai também nem quis tentar mais nada.

tem pessoas que querem ser ignorantes! que nem se limitam nem a saber como se cria um link de um programa no windows, e as vezes eles vem me perguntar como se cria um link no windows ou se faz tal coisa no windows, eu simplesmente fico offline eu respondo que só ajudo quem usa linux.

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #29 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:43 »
Não há uma resposta certa e definitiva para o tema, uma vez que são muitas variáveis que influenciam na opção ou não pelo Linux, que muitas vezes começa com a indicação de uma distro por um amigo próximo e noutras pela compra de uma revista, etc etc.

Eu acredito muito que o Linux irá decolar nos próximos anos. Percebo um movimento muito grande por parte das empresas no sentido de migrarem para o Linux. Vejam o caso do Banco do Brasil, que migrou recentemente mais de 100.000 terminais para uma distribuição própria de Linux, baseada no Mandriva. Tudo funcionando direitinho, aliás, até mais rápido do que antes!!!!

As pessoas estarão utilizando o Linux em seu local de trabalho e ganharão maior confiança, verão que é fácil de usar, que é simples, estável, e permite a livre opção de distros, de interface gráfica, enfim, tudo o que conhecemos. Elas perceberão por conta própria que se trata de um outro sistema operacional, melhor, mais robusto, livre.

Mas concordo com grande parte das coisas que foram expostas nesse fórum. O Linux ainda precisa ser mais "automático". Recentemente apanhei alguns dias para instalar uma placa de TV, insisti e consegui. Acredito que para 90% dos usuários que estivessem testando o Linux, este problema seria motivo suficiente para abandona-lo e sair difamando-o por ai. Mas as coisas têm andado por um ótimo caminho, essa nova versão do Kernel traz muitas melhorias... A entrada do Ubuntu no mercado, humanizou o Linux, e as distros mais tradicionais, tem buscado objetivos mais comuns ou em sintonia com esta nova perspectiva.

Ah! Depende de nós, que utilizamos o Linux e gostamos, difundir ele para o maior número de pessoas possível. Isso ajudará a aumentar a utilização do sistema operacional e a enfraquecer o ruindows. Comece distribuindo alguns CD's para os amigos mais próximos!! Fiz isso, e já consegui alguns avanços... Pouco a pouco, se constrói um gigante!

Fraterno abraço, Zanella.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2006, 12:42 por joao.zanella »
O conhecimento amplia a vida.