Autor Tópico: Por que as pessoas geralmente não usam Linux?  (Lida 16287 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Online: 08 de Abril de 2006, 23:44 »
Encontrei esta matéria no sítio GNU da Faculdade Ruy Barbosa, instituição onde estudo Administração. O tema que foi tratado no conteúdo abaixo, questiona, especialmente, a razão para não ser um usuário Linux.

"Um bom usuário de Linux nos dias atuais é alguém que estuda tutoriais, lê livros, está atualizado. Deixando um pouco de lado toda essa sede de saber, por que não refletir: por que seu tio, a sua irmã ou o seu colega de trabalho não usam Linux? O que podemos melhorar para que pinguim conquiste as massas?

Se alguma coisa funciona realmente bem no Linux, isso tudo está relacionado às redes de comunicações. Agradece-se ao trabalho de muitos voluntários que tomam partido de projetos complexos e demorados para o Linux, com o simples objetivo de tornar o Linux um Sistema Operacional cada vez mais acessível ao usuário, sobretudo ao iniciante.

Evidentemente, essa premissa não necessariamente alveja os mais variados níveis de usuários: concentremos nossas atenções naqueles operadores que não tem facilidades com comandos de terminal, que sentam na frente do computador e se limitam a resolver problemas simples e esporádicos. Seria muito bom instalar o Linux com um disco apenas, escolher a linguagem e os tipos de programas para usar, auto-detectar todo o hardware e tudo estar funcionado bem.

Isto sem dúvida é uma utopia, dado a quantidade imensa de hardware diferente que existe hoje em dia. Os winmodems são um grande problema. Uma dificuldade a mais para o usuário, que cairá no caso típico: "uso o Linux, mas tenho um winmodem". Embora ter um winmodem não signifique que ele só funcionará no Windows, as distribuições que não detectam estes modens, devem ser ligadas a internet para executar o download do driver correspondente, e então instalá-lo e configurá-lo.

Os modens externos são captados facilmente. Mas que dizemos das dores de cabeça que temos pela simples razão de que os fabricantes decidiram fazer alguns modens tão baratos e problemáticos para os sistemas não-Windows??? Toda "boa vontade" tem um preço...

As grandes empresas de software são também culpadas desta lenta migração, por não jogar no mercado versões de seus programas para Linux. Imagine ter uma versão de Autocad ou um Contaplus: seriam capazes de passar de Windows a Linux sem converter os dados. A maioria das médias e pequenas empresas seriam capazes de migrar perfeitamente para o Linux, a não ser que essas aplicações das grandes empresas de software não façam, por este motivo, versões para Linux.

É uma pena, já que se tem o código fonte, compilar a aplicação para Linux é "fácil". Em aplicações de escritório, o nível dos pacotes do Linux e Windows estão gradativamente se equiparando. Ainda mais agora, com o OpenOffice, que já chega a representar uma ameaça ao caríssimo Microsoft Office por criar novos recursos e pela qualidade notável dos processadores de texto e softwares de planilha de dados e cálculo.

Pirataria é a cópia ilegal dos programas pagos, uma forma de economizar em software. É um dos grandes inimigos do software livre. Para que usar, se posso adquirir qualquer programa por 10 reais? Isso é realmente algo difícil de resolver ou até mesmo competir, já que os programas pagos são geralmente melhores que os livres. Apesar dessa problemática, ainda temos felizes paradoxos.

O Photoshop antigamente era imbatível, mas o GIMP tem melhorado a cada edição, chegando a um patamar competitivo. Jogos É também uma pena que, quando um jogo entra no mercado, ele não tenha uma versão para Windows e outra para Linux. No entanto, a Id software e outras companhias tem mostrado que a emulação é uma solução.

Quake é um exemplo de jogo que já está com uma versão Linux inclusa, um exemplo para empresas que possuem bons jogos no mercado como Eidos, Atari, Blizzard e tantas outras. Interface de usuário Desde que foi abandonado o modo texto, as pessoas tem se acostumado a mexer mais com o mouse, arrastar janelas, utilizar menus gráficos. É muito melhor assim, sem dúvida alguma, e tende a ser cada vez melhor.

Com as dúvidas, sugestões dos usuários, veremos qual interface estes preferirão: o Windows XP ou o KDE. Avançamos, mas temos muito trabalho ainda. Quase todo mundo se agrada com o Linux, testou-o ou o viu e achou muito bom, mas mesmo assim não usa o mesmo.

Quando consolidar-se-á a mudança?

Ela já está acontecendo, não é algo que é irá terminar da noite para o dia. Estou seguro que o desenvolvimento de software livre, com o tempo, superará qualquer projeto fechado. O ponto vital é a educação. Se nas aulas de informática das escolas fosse ensinado Linux ao invés de Windows, esses estudantes seriam capazes de usar facilmente qualquer plataforma de hardware ou software.

Pelo andar da carruagem, é um momento crucial de ensinar algo mais do que Microsoft nas escolas."

Fonte: Notícias GNU Ruy

temp.

  • Visitante
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2006, 00:09 »
Bom artigo.  :wink:
Espero que as previsões feitas nele se tornem realidade.  :D

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2006, 09:40 »
eu não acredito que haverá essa tal migração que os linuxers esperam
"as pessoas não querem saber se o sistema operacional que usam funciona sem travar e oferece segurança e facilidades, elas apenas usam o que lhe ensinaram primeiro a usar"

além disso, quando se fala em estudo, principalmente aqui no Brasil a coisa se torna ainda mais utópica
as pessoas jamais "perderão" seu tempo aprendendo outros sistemas operacionais (com raras exceções, é claro)
estamos no país da ignorância, meu caro
e as pessoas estão felizes em sua ignorância
e não deixarão que o grande império de ignorância seja abalado

por isso o linux nunca vai decolar... nunca mesmo
e é até bom que isso não ocorra
porque na medida em que o linux se tornasse muito popular, os hackers teriam mais interesse em planejar vírus e trojans para esse SO
desse ponto de vista, é bom que o linux sempre se mantenha presente apenas em nichos de intelectuais para não "descer o nível" (é... eu considero intelectuais aqueles que preferem estudar linux!)

Offline sagramor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2006, 15:49 »
Citação de: "carlosfrancoba"
...além disso, quando se fala em estudo, principalmente aqui no Brasil a coisa se torna ainda mais utópica
as pessoas jamais "perderão" seu tempo aprendendo outros sistemas operacionais (com raras exceções, é claro)
estamos no país da ignorância, meu caro
e as pessoas estão felizes em sua ignorância
e não deixarão que o grande império de ignorância seja abalado


também acho.
aqui a turma tá + que satisfeita com o circo da TV aberta (novelas, BBB, pânico na tv, faustão, essas coisas) e com rwindows pirata que traz tudo prontinho.
Quantos sabem que Big Brother vem do romance 1984, do George Orwell?
burrium gwent corinium lindinis dumnonia ynystrebes

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2006, 23:50 »
Post Muito Bom.

Mais quando falamos em consolidação do linux, temos que ter conciencia que ela acontecera, mais devemos ter paciencia poi isso sera algo demorado (como ja diz o artigo).

Pessoas não usam linux, por que tem medo, acham que é um sistema complicado (para nerds  :D ), mais somente quem vive no mungo GNU/Linux, sabe a verdade.

Então esses usuarios que tem medo, somente passaram para o lado "bom da força", quando entrarem num mundo diferente ao da M$.

 :arrow: O.K

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2006, 22:35 »
o que o carlosfrancoba e o sagramor escreveram não deixa de ser verdade

mas creio que as pessoas estão pouco a pouco se interessando mais pelos deus direitos, e quando digo isto, não me refiro somente a cobrar algo não, está mais pra história da águia que pensava que era galinha, que foi criada como tal (ouvi em um CD de auto ajuda mas não sei quem escreveu)

a partir do momento que percebem o quanto podem/querem se desenvolver/crescer a coisa muda de figura

hoje em dia quem não souber informática fica fora do mercado de trabalho e meu amigo disse que no concurso que prestou caiu sobre Linux (Kernel, etc...) e ele não estava prestando pra um cargo na área de informática não

ao cair a ficha a pessoa vê que precisa se atualizar/estudar pois o ensino fundamental/médio que ela fez é pouco pra poder ter um emprego razoável

penso que nosso povo está correndo atrás sim, nem que seja com paradas ocasionais, pois percebem que o tempo não pára, que não se pode deixar de acompanhar aquilo ou aqueles que estão detendo a informação, detendo o poder

em minha concepção tudo isto leva, nem que seja de forma mínima, a ter contato com o Linux e o SL, o famoso amor/ódio

abraços

Offline mauro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Comodidade...
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2006, 09:14 »
Acredito que uma só palavra responde a esta pergunta: " Comodidade "
Já cansei de instalar e configurar o linux para alguns conhecidos, mas eles geralmente retornam ao ruindows. A desculpa é sempre a mesma: " O Linux é bom, gostei, mas estou tão acostumado com o rwin e com os programas que funcionam nele que tive que voltar a utilizá-lo."
O mercado consumidor de informática esta tão bitolado nos rwins da vida que as vezes fico imaginando quando será possivel que uma outra plataforma computacional chegue a atingir pelo menos uns 10% dos desktops.
Mesmo sendo pessimista as vezes, alimento a esperança que um dia o barco da m$ irá virar e ai... Linux everywhere!!!

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2006, 13:48 »
Acredito que o mercado pra linux, cresça mais em servidores do que desktops. Não que o Linux seja ruim em deks (que num eh, sinão nem usaria), mais o mercado ainda eh dominado pelo Windows e ainda a maioria dos usuários não tem interesses em conhecer outros sistemas. (eu penso dessa maneira, sem pessimismo pro Linux)


Ubuntu User Nº:

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2006, 15:32 »
Citar
Pelo andar da carruagem, é um momento crucial de ensinar algo mais do que Microsoft nas escolas.



Perfeito... clap clap clap!
Isso sim é investir no futuro!

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2006, 18:23 »
Muitos ainda iludidos pelo Windows preferem a Comidade do que segurança. E não conhecem o as qualidades que o linux pode oferecer.

Mas a midia também não colabora muito, esta fazendo com o linux a mesma coisa com a palavra "Hacker", dizendo que "hacker" são pessoas que usam seu conhecimento para invadir banco, prejudicar terceiros, e destruir tudo o que pode ser destruido. E a midia não feliz de "trocar" o sentido da palavra, colocou o Linux como sendo SO(sistema Operacional) de hackers.

Mas parace que a Midia esta começando a dar o verdadeiro valor que o linux merece, muitos sites de noticias principalmente relacionados a Informatica mostram o verdadeiro valor do Linux.

:arrow: O.K

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2006, 23:25 »
deixa o vista aparecer, ou perder de vista, duvido q quem tenha sua maquina razoavel, como tenho a minha, vah gastar toneladas de dinheiro pra investir em algo duvidoso, e olha q a minha nao eh uma on "bode" da vida, kkkkkkkkkkkkkk.

Piras

  • Visitante
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2006, 18:25 »
Eu espero que o Linux se torne cada vez mais popular, pois não tenho vocação para pertencer a clubes elitistas, exclusivistas ou seja lá o que for. Aliás, aquilo que de pior encontramos nas comunidades Linux está associado a este pensamento egoístico de clube exclusivo. Já temos muito disso no Brasil em muitos outros campos e não precisamos que esta mentalidade chegue também ao sistema operacional.

Confio que o trabalho de distribuições como a Mandriva, Suse, Debian e Ubuntu - que tornaram o Linux mais acessível a todo um contingente de novos usuários - tornará o Linux mais popular sem quebrar a sua qualidade. Aliás, as próprias características do sistema são o fiador de sua segurança e não somente o fato dele ser pouco utilizado. Quanto ao "nível" do sistema, confio que o pluralismo da comunidade, com as dezenas de boas distros existentes hoje, será capaz de mantê-lo sem que para tanto o Linux precise continuar sendo um produto de "intelectuais". Aliás, a "excelência" do Português falado neste e em outros fóruns, muitas vezes pelos próprios desenvolvedores, demonstra muito bem o nível de nossa intelectualidade Linux. Um pouco mais de humildade e contribuiremos muito mais para a difusão e melhoria do sistema.

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2006, 21:59 »
Citação de: "Piras"
Aliás, a "excelência" do Português falado neste e em outros fóruns, muitas vezes pelos próprios desenvolvedores, demonstra muito bem o nível de nossa intelectualidade Linux. Um pouco mais de humildade e contribuiremos muito mais para a difusão e melhoria do sistema.


cara, neste trecho vc falou tudo

toca aqui...rs

abraços

Offline mjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2006, 15:25 »
Eu acredito que a longo prazo o linux conseguira maior popularidade, eu mesmo, fazia tempo que tentava migrar para o linux, comecei lá nos meus 14 anos, mas sempre voltava ao windows devido a dificuldade de configuração e o problema dos jogos, hoje tenho 19 anos e a uma semana configurei a Ubuntu 5.1 AMD64 aqui no meu pc, realmente, com as novas versões de softwares e as dicas aqui da comunidade, não tive problema nenhum, levou uma tarde inteira para configurar tudo, mas agora está PERFEITO.

 Com os novos softwares para linux, não vejo mais porque voltar ao windows (a não ser quem gosta muito de jogos), agora você não precisa mais fazer downloads de 4 ou 5 ISOs para instalar o sistema, existem muitas distribuições que oferecem CD unico de instalação e excelente suporte a instalação de outros programas atravez da internet com apenas alguns clicks na interface gráfica.

  O principal problema ainda persiste na instalação de alguns softwares e hardwares, nada muito complicado de resolver com o acesso a um forum como esse, mas como já foi dito, são poucos os que tem interesse em buscar e aprimorar seu sistema, ficando assim com o popular Windows, onde pra se manter a performance tem que formatar o pc a cada 2 meses, isso se você tiver bons anti-virus, firewall, anti-spiware, etc, etc, etc.  

  Estou fazendo vestibular para ciencia da computação e espero logo estar ajudando o pessoal a melhorar cada vez mais os  softwares livres.
My Computer:

AMD Athlon64 3700
MB Asus A8N-SLI
2 Gb DDR 400mhz
VGA Geforce FX6600 256 MB PCI-EX
HD SATA Samsung 120Gb
Monitor LCD Soyo 19'

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Por que as pessoas geralmente não usam Linux?
« Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2006, 22:45 »
Citação de: "mjr"
Estou fazendo vestibular para ciencia da computação e espero logo estar ajudando o pessoal a melhorar cada vez mais os  softwares livres.


parabéns

vamos aguardar sua ajuda

falou