Autor Tópico: Gnome vs KDE: projeto Portland visa união dos grupos!  (Lida 2174 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Gnome vs KDE: projeto Portland visa união dos grupos!
« Online: 08 de Abril de 2006, 20:15 »
" O projeto Portland do OSDL tem por objetivo permitir o desenvolvimento de aplicações compatíveis com os dois principais ambientes gráficos “desktop” do Linux.
Um assunto muito particular que divide os usuários de Linux é efetivamente o ambiente gráfico que parece-lhes necessário.

Sem desmerecer as demais ofertas disponíveis, é necessário confessar que principalmente a escolha do usuário é voltada ao Gnome ou KDE. Este último que, pela concepção, poderia bem estar adaptado sob o Windows (sem emulação), pela empresa Trolltech cujo nome deixa pelo menos duvidoso.

Iniciado em dezembro de 2005 sob o impulso conjunto da freedesktop.org e do Open Source Development Labs (OSDL) que recentemente criou um Comitê Técnico para o núcleo Linux, o projeto Portland vai satisfazer os adeptos do sistema operacional do pingüim dispersados entre os dois ambientes.

O objetivo do Portland é permitir aos desenvolvedores criarem uma aplicação única que funciona ao mesmo tempo sob o Gnome e o KDE vinculando as Application Programming Interfaces (APIs) destes últimos.

O lançamento da primeira versão beta está prevista para maio e em junho deste ano, a versão 1.0 final.

Um belo projeto que também visa atrair novos adeptos ao Linux, evitando-lhes o problema de escolher aplicativos em função de um ambiente gráfico (como o Amarok, por exemplo).

Agora, os usuários deste ou daquele ambiente gráfico podem se unir e o que parecia utópico, podem gritar em coro: Troooooolllll!!! "


Wiki do Portland

Fonte: Fórum PCs
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2