A Canonical planeja gerar receita desse serviço e nada pode garantir que a abertura do código vai melhorar a lucratividade
A recíproca é verdadeira. O que garante que mantendo o "monopólio técnico" sobre seu servidor, a Canonical vai ter mais lucro? Afinal, nada como uns programadores "pensando fora da caixa".
Na minha opinião, o serviço tem que ser bom, independente de licença. Aliás, software livre deveria olhar menos para as licenças e focar mais no software, que é o que realmente importa.
Concordo plenamente. O que eu acho é que as empresas como a Canonical sempre tiveram a ganhar em qualidade com a abertura de seus códigos.
E eu nunca vi ninguém deixar de comer num restaurante porque o cozinheiro não quis dar a receita
Não mesmo, mas todos devem deixar de adquirir um produto em um supermercado - não importa o preço - se os ingredientes e os valores nutricionais não são esclarecidos. Normas da ANVISA, eu acho.
Eu não estou ligando para a licensa, estou tentando concluir o porquê de a Canonical usar código proprietário.