Autor Tópico: Cooler Parando De Funcionar  (Lida 11992 vezes)

Offline Andrie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Cooler Parando De Funcionar
« Online: 16 de Maio de 2009, 16:46 »
Ai Galera, mais um problema que venho enfrentando desde de que instalei o ubuntu.

Atualmente, estou usando o 8.04. e mesmo quando usava o 9.04, tive o mesmo problema:

O Cooler parava de funcionar! Na primeira vez com o 9.04, ficou funcionando normalmente por uma semana, aí de repente, o pc desliga, eu ligo novamente, o cooler fica girando bem devagar, aí desliga, depois disso o cooler não funciona mais. (Nisso, até dava para ligar, mas a tela não carregava, ou travava, ficava tudo preto e nem com o CD do ubuntu funcionava). Mandei ir arrumar lá no técnico, o cara abriu o pc e ligou, e o cooler tinha voltado a funcionar perfeitamente!
Peguei o pc novamente, ai instalei o 8.04., depois de uma semana, aconteceu o mesmo problema! O Cooler parou de funcionar! (Não mandei arrumar, o pc nem tá ligando!)

Agora, estou usando um outro computador para ver se vai dar o mesmo erro.

Alguém, sabe como resolver/evitar isso?

Pesquisei ai pela internet, mas era tudo relacionado com notebooks, então acho que não se aplica aqui, pois, estou usando um CPU mesmo.

Desde de já, agradeço a todos que puderem me ajudar!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Cooler Parando De Funcionar
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2009, 18:53 »
Qual cooler?
Fan ou o da CPU?
Qual é tua CPU?
É AMD?
O Cool'nQuiet está ativado?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Andrie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Cooler Parando De Funcionar
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2009, 19:21 »
Cooler do CPU, (Spire o nome da marca, se isso ajuda).

Quando você diz CPU, está se referindo ao processador, certo? (É o um pentium 4)
Esse Cool n'Quiet é do Athlon? (Não tenho um athlon)

(Pentium 4 era do computador antigo, cujo cooler do CPU (Que fica em cima do processador), parou de funcionar.
Agora estou usando um  Pentium(R) Dual CPU E220, e minha preocupação, é acontecer o mesmo que aconteceu com o computador antigo.)


Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Cooler Parando De Funcionar
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2009, 19:23 »
Humm estranho, tenho um P4 e roda de boa o Hardy.
Cool n Quiet é da AMD.
Verificou a conexão na placa mãe?
Tenta limpar o conector do cooler em isopropanol... ou compre outro.
Eu aconselharia a ir num fórum que tenha hardware como especialidade para perguntar, vide o Clube do Hardware e o Guia do Hardware (pode citar nomes aqui moderação?)
O problema ocorre no Windows também?
« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 19:25 por Alakazan »
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Andrie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Cooler Parando De Funcionar
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2009, 19:39 »
:S

Como assim a conexão na placa mãe?

Achava que o problema era mesmo do cooler, já que não estava funcionando corretamente, afetava o processador, e o resto vai junto também.

Vou ver se acho um outro cooler. Mas acho que não o cooler em sí, quando o técnico disse, ele só ligou o computador, e o cooler tinha voltado a funcionar normalmente, e funcionou durante uma semana, até parar de funcionar novamente.

Não, só ocorreu no ubuntu (8.04 e o 9.04)

Vou procurar ajuda nesses outros foruns!

Valeu! :)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Cooler Parando De Funcionar
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2009, 20:01 »
passei por um problema semelhante ao que o alkazan descreveu e era exatamente isso, o conector do fan estava frouxo.

Tenta trocar o cooler por outro e testar, tente desabilitar e habilitar opçoes na bios tbm e va fazendo testes.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Cooler Parando De Funcionar
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2009, 22:59 »
Andrie,

está parecendo problema com o ventilador mesmo. Dependendo da marca ( e da sorte) o ventilador de um oooler pode durar até uns cinco anos... mas digamos que dois já está bom. Se não for o conector, tente o seguinte antes de trocá-lo por um novo:

- remova todo o oooler (dissipador e ventilador);
- separe os dois, lave bem o dissipador e seque-o;
- erga com cuidado a etiqueta sobre o motor do ventilador (no lado em que entram os fios) até ver o mancal do eixo;
- aplique uma gotinha de lubrificante penetrante ( tipo WD40) no mancal;
- monte tudo de novo, sem esquecer de remover toda a pasta térmica velha e aplicar uma nova.

Este processo já deu mais alguns anos de vida a muitos ventiladores... verdade que um oooler hoje é barato, quase não vale o trabalho. Mas se quiiser tentar...

Não acho que o problema tenha a ver com o SO; quem liga o cooler é a BIOS, que também emite um aviso se a temperatura do processador subir muito. Sempre que vi esse problema era devido a oooler velho ou muito sujo. Procure usar sempre coolers com rolamentos, não com buchas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Cooler Parando De Funcionar
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2009, 08:33 »
Eu também aposto no ventilador do cooler, uma forma prática de ver se o cooler não está travando as hélices é soprar com força (como se estivesse espantando uma pena ou balão de ar para que ele não caia no chão) em cima das hélices do cooler; se rodar, mesmo que lentamente - lógico que não vai rodar à toda - aparentemente o cooler está legal; se não rodar é pq ele está mesmo com problemas. Muito raramente é problema na placa-mãe, qdo a mesma controla a velocidade de rotação do cooler, mas vc pode desabilitar na bios o smart fan control e habilitar, por exemplo, o 'detector' de subvelocidade do cooler ou o alarme de temperatura do processador e de falha do cooler.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.