Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível  (Lida 687623 vezes)

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #90 Online: 25 de Junho de 2009, 17:51 »
talvez eles estejam escondendo o jogo para se proteger do criticismo excessivo q o ubuntu sofre por parte de usuários de outras distros. assim os develops podem trabalhar sem pressões e serem mais criativos internamente.
quando eu to desenhando no gosto de ninguém olhando. depois, se ficar bonito, eu mostro. :)

ps. eu gostei daquele human-sking, porem a barra de título ocupa muito espaço em netbooks.
; Linux is almost there!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #91 Online: 25 de Junho de 2009, 21:07 »
talvez eles estejam escondendo o jogo para se proteger do criticismo excessivo q o ubuntu sofre por parte de usuários de outras distros. assim os develops podem trabalhar sem pressões e serem mais criativos internamente.
quando eu to desenhando no gosto de ninguém olhando. depois, se ficar bonito, eu mostro. :)

ps. eu gostei daquele human-sking, porem a barra de título ocupa muito espaço em netbooks.

Duvido, a metodologia usada pela Canonical não é essa.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #92 Online: 25 de Junho de 2009, 22:46 »
Pessoal,

Acho muito importante o Ubuntu ter um visual legal padrão.  Sabemos que podemos mudar os temas e inventar, mas a primeira impressão é fundamental.

Mas estou muito preocupado com a funcionalidade do Ubuntu e dos gerenciadores de Janela(Gnome/KDE).

O Ubuntu precisa ser mais estável, noto que ainda há muitos bugs mal resolvidos no lançamento. Muitos criticam que, mesmo após a ve4rsão Final há uma porrada de atualização a ser feita. (Então por que fazer ciclos de 6 meses se os desenvolvedores não dão conta de deixar o sistema redondo no lançamento).

O Suse pensando nisso copiou o Ubuntu em fixar datas de lançamentos mas, só que ao invés de 6 meses o deles é de 8 meses.  Acredito que a versão final deles será muito menos bugada do que a do Ubuntu.

No Jaunty tive vários problemas como por exemplo:
a) Ao Anexar arquivos pelo Thunderbird ou Evolution não consigo visualizar arquivos de imagens.

b) Não conseguia acessar a rede. Depois que digitei no Nautilus smb:/IP tudo funcionou. Que chato pois o Live CD acessa sem problemas.

c) Uso dois teclados, o do prórpio Laptop, e um wireless da Microsoft, por incrível que pareça o Wireless Microsoft funciona perfeitamente mas o do Próprio Toshiba falta acentos tipo ~ ^ | , já consertei mas, tive que fazer mil firulas e configurações inclusive instalar outros programas para auxiliar a configuração.

d) As impressoras de rede (Lexmark e HP) foram detectadas mas os drives do Ubuntu são limitados não tem opção de imprimir em rascunho, muito inferior aos originais.

e) Não é possível abrir algumas páginas com plugins da Microsoft Ex: Bradesco, Visavale.
O Intermet Explorer instalado via Wine tem sérios problemas, fontes retorcidas e uma inicialização muito demorada. A instalação do Bradesco Empresarial deu erro pois não achou o caminho do C:/ (Não consegui informar o caminho.) A instalação do ActiveX foi um parto para fazer funcionar.

F) Instalei o Windows Original em outra partição (sda1) e quando acessamos o Ubuntu em Locais, aparece como "Média 30GB" mas se for visualizado pelo diretorio Raiz apararece como: /media/sda1  Se a partição é a mesma, por que esta confusão? Para mudar o rotulo tive que instalar outro aplicativo, foi complicado, nada fácil.

g) A Internet via Wireless toda vez que conecta pede a senha de acesso, no Xp a senha era reconhecida. (Isso não sei se é assim mesmo, não tenho experiência neste assunto).

H) A Webcam não funcionou direito, teve uma qualidade de imagem bem inferior ao XP. Provavelmente por causa do Driver.

Isso sem contar melhorias que precisamos no painel e no nautilus e as centenas de bugzinhos chatos que as vezes nem percebemos mas que até tem um projeto em andamento tentando resolver.

O Ubuntu tem um longo caminho para ser um Sistema Operacional maduro, não adianta tapar o sol com a peneira temos que participar reportando bugs, dando idéias no Ubuntu Brainstorm e em Projetos tipo "PaperCut". 

Mas mesmo assim ainda teremos os problemas de drives, as empresas que não colaboram, enfim ou o Ubuntu aparece ou iremos rastejar pelo submundo por muitos anos.

Estou desabafando pois queria ver o Linux estourando mas faz anos que as coisas demoram para acontecer e acabo meio que frustado.


Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #93 Online: 25 de Junho de 2009, 23:53 »

   O ultimo update ja instalou o Empathy, mas nao esta funcionando direito.

ta com bugs, conecta normal, mas os contatos ficam offline, o bom é q ele importa todos os contatos do pidgin, foi o jeito voltar pra ele, vou aguardar proximas atualizaçoes.

vc quis dizer importa todas as contas?
so tenho o protocolo msn, tenho duas contas, e ele importou todas, sem perca de nenhum contato.

Jozeph,

ele estranhou (assim como eu) porque os servidores do WLM (ou MSN, seja lá como for) agora - digo, há uns 2 anos - armazena seus contatos, não cabendo mais ao cliente armazená-los. Sendo assim, o que pode ter havido é uma importação das contas e não dos contatos.

Por favor nos confirme, então, essa hipótese (o Empathy ter importado as contas do Pidgin) ou se você teve de digitar manualmente o(s) login/senha do(s) seu(s) passaporte(s) .net ou conta(s) hotmail para acessar o Empathy.

Att;

negativo, importou do pidgin mesmo, abraço.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #94 Online: 26 de Junho de 2009, 00:05 »
Pessoal,

Acho muito importante o Ubuntu ter um visual legal padrão.  Sabemos que podemos mudar os temas e inventar, mas a primeira impressão é fundamental.

Mas estou muito preocupado com a funcionalidade do Ubuntu e dos gerenciadores de Janela(Gnome/KDE).

O Ubuntu precisa ser mais estável, noto que ainda há muitos bugs mal resolvidos no lançamento. Muitos criticam que, mesmo após a ve4rsão Final há uma porrada de atualização a ser feita. (Então por que fazer ciclos de 6 meses se os desenvolvedores não dão conta de deixar o sistema redondo no lançamento).

O Suse pensando nisso copiou o Ubuntu em fixar datas de lançamentos mas, só que ao invés de 6 meses o deles é de 8 meses.  Acredito que a versão final deles será muito menos bugada do que a do Ubuntu.

No Jaunty tive vários problemas como por exemplo:
a) Ao Anexar arquivos pelo Thunderbird ou Evolution não consigo visualizar arquivos de imagens.

b) Não conseguia acessar a rede. Depois que digitei no Nautilus smb:/IP tudo funcionou. Que chato pois o Live CD acessa sem problemas.

c) Uso dois teclados, o do prórpio Laptop, e um wireless da Microsoft, por incrível que pareça o Wireless Microsoft funciona perfeitamente mas o do Próprio Toshiba falta acentos tipo ~ ^ | , já consertei mas, tive que fazer mil firulas e configurações inclusive instalar outros programas para auxiliar a configuração.

d) As impressoras de rede (Lexmark e HP) foram detectadas mas os drives do Ubuntu são limitados não tem opção de imprimir em rascunho, muito inferior aos originais.

e) Não é possível abrir algumas páginas com plugins da Microsoft Ex: Bradesco, Visavale.
O Intermet Explorer instalado via Wine tem sérios problemas, fontes retorcidas e uma inicialização muito demorada. A instalação do Bradesco Empresarial deu erro pois não achou o caminho do C:/ (Não consegui informar o caminho.) A instalação do ActiveX foi um parto para fazer funcionar.

F) Instalei o Windows Original em outra partição (sda1) e quando acessamos o Ubuntu em Locais, aparece como "Média 30GB" mas se for visualizado pelo diretorio Raiz apararece como: /media/sda1  Se a partição é a mesma, por que esta confusão? Para mudar o rotulo tive que instalar outro aplicativo, foi complicado, nada fácil.

g) A Internet via Wireless toda vez que conecta pede a senha de acesso, no Xp a senha era reconhecida. (Isso não sei se é assim mesmo, não tenho experiência neste assunto).

H) A Webcam não funcionou direito, teve uma qualidade de imagem bem inferior ao XP. Provavelmente por causa do Driver.

Isso sem contar melhorias que precisamos no painel e no nautilus e as centenas de bugzinhos chatos que as vezes nem percebemos mas que até tem um projeto em andamento tentando resolver.

O Ubuntu tem um longo caminho para ser um Sistema Operacional maduro, não adianta tapar o sol com a peneira temos que participar reportando bugs, dando idéias no Ubuntu Brainstorm e em Projetos tipo "PaperCut". 

Mas mesmo assim ainda teremos os problemas de drives, as empresas que não colaboram, enfim ou o Ubuntu aparece ou iremos rastejar pelo submundo por muitos anos.

Estou desabafando pois queria ver o Linux estourando mas faz anos que as coisas demoram para acontecer e acabo meio que frustado.



amigo, sem querer ser chato, se a pessoa quer usar sistema e software proprietario, use o windows, la ta tudo de acordo com o comercio e o monopolio q bill criou, se quer ser livre, use o q é livre, se nao gostar, desista, é q penso.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #95 Online: 26 de Junho de 2009, 10:19 »
Srs. esta dando um problema estranho aqui.

Quando vou fazer o update aparece que tem + ou - 54 Mb para ser baixado e atualizado, porém quando vai baixar da erro
404 Error, File Not found

Porém quando vou até o repositória o cara esta lá.
Como por exemplo o gimp, ele tenta baixa e da o erro mas ele esta lá nos repositórios.

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #96 Online: 26 de Junho de 2009, 10:37 »
O mesmo por aqui. Creio que deve ter sido uma atualização que foi disponibilizada, mas logo depois cancelada e o sistema não consegue se livrar da mesma, eu acho, não tenho experiência com alphas.

E sobre os problemas do amigo acima, creio que muito deles sejam isolados, pois na minha máquina funciona tudo muito bem, desde versões beta. Uso um Dell Latoitude D531. O problema da webcam também acontece comigo, mas trata-se de uma camera antiga e usb, não integrada.
Realmente as distro linux em geral, não são aconselháveis para usuários totalmente leigos e sem fome de conhecimento, mas estamos caminhando para isso, pouco a pouco.

Se um usuário como eu disse tiver um notebook como o meu, ele vai usar sem problemas, mas se pegar um diferente, como o SIM+ de um colega, ele vai ter alguns problemas com o vídeo por exemplo, que só permite o ajuste correto da resolução após instalar um .deb distribuído pela SIS, mas ainda sem efeitos 3D. Mas ele é um usuário sem medo e encarou o desafio de usar o Ubuntu como máquina padrão, em paralelo com o Windows 7. Ele usa a máquina para programar em Java, usando o eclipse, que ele mesmo instalou, sem o synaptic, pois disse que a versão de lá está defasada, sem conhecimento algum em linux.

Cabe a nós, usuários do sistema fazer com que a comunidade cresça e continue ajudando os novos usuários.

=]

Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #97 Online: 26 de Junho de 2009, 11:54 »
Citação do Jeseph
"amigo, sem querer ser chato, se a pessoa quer usar sistema e software proprietario, use o windows, la ta tudo de acordo com o comercio e o monopolio q bill criou, se quer ser livre, use o q é livre, se nao gostar, desista, é q penso."


Prezado Joseph,
Este é o problema do Linux, não podemos ser 8 ou 80, no inicio teremos que dar suporte e transição gradual aos usúarios.  Relatei um monte de problemas e se encararmos assim, tipo: "se queres queres se não queres desista" qual será nosso futuro. No Linux temos que ser participativo, temos que mostrar os bugs, temos que sugerir, temos que esperar que boas almas(desenvolvedores) comprem nossas idéias e façam as coisas acontecer.

Se temos problemas, não podemos tapar o sol com a peneira, o Linux é um sistema ótimo para servidor, mas para o uso diário em empresas já começa a complicar, eu uso em casa e me atende perfeitamente.

Não vamos proteger o Linux como se o sistema fosse perfeito, nem vamos tolera-lo por ser gratuíto. Temos que ser humildes em admitir suas falhas e relatar, espalhar nossas espectativas para que a mudança aconteça. Mesmo que tardia.

Abs

« Última modificação: 26 de Junho de 2009, 12:00 por wildner »

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #98 Online: 26 de Junho de 2009, 12:12 »
Citação do Jeseph
"amigo, sem querer ser chato, se a pessoa quer usar sistema e software proprietario, use o windows, la ta tudo de acordo com o comercio e o monopolio q bill criou, se quer ser livre, use o q é livre, se nao gostar, desista, é q penso."


Prezado Joseph,
Este é o problema do Linux, não podemos ser 8 ou 80, no inicio teremos que dar suporte e transição gradual aos usúarios.  Relatei um monte de problemas e se encararmos assim, tipo: "se queres queres se não queres desista" qual será nosso futuro. No Linux temos que ser participativo, temos que mostrar os bugs, temos que sugerir, temos que esperar que boas almas(desenvolvedores) comprem nossas idéias e façam as coisas acontecer.

Se temos problemas, não podemos tapar o sol com a peneira, o Linux é um sistema ótimo para servidor, mas para o uso diário em empresas já começa a complicar, eu uso em casa e me atende perfeitamente.

Não vamos proteger o Linux como se o sistema fosse perfeito, nem vamos tolera-lo por ser gratuíto. Temos que ser humildes em admitir suas falhas e relatar, espalhar nossas espectativas para que a mudança aconteça. Mesmo que tardia.

Abs



certo, mas eu penso da seguinte forma, se queremos um sistema estavel e agradavel, devemos nos esforçar ao maximo, como vc falou relatando bugs, etc..., e também sugestoes, acho q vc ja viu a quantidade de usuarios com seus conceitos inovadores através de mockups, abraço.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #99 Online: 26 de Junho de 2009, 14:32 »
Boas notícias!

Citar
Discussion on Ubuntu artwork <ubuntu-art@lists.ubuntu.com>

From: Mat Tomaszewski

Hi Everyone,

As some of you may already know, Ubuntu Karmic will get a whole new,
shiny and flicker-free boot experience. Another words, the sequence of
events between switching on your computer and your desktop session will
be largely redeveloped and redesigned.

New stuff includes:
- grub 2, which will be silent, only accessible on-demand (by holding
down Shift during Bootloader initialization),
- KMS-powered experiences for the initial boot splash, password
encrypted filesystem and disk-check,
- Graphical boot splash that will be running on top of X-server, not
Usplash,
- Graphical OS Switcher available by pressing ESC during the startup
sequence, also running on top of X,
- GDM 2.

What's most important is: the boot will be *a lot* faster than in Jaunty
(sorry, no precise figures yet!). In fact, the Platform Team (Scott
James Remnant leading the efforts) aims at making the X-server start in
*no more than 3 seconds* on a reference machine (Dell Mini 9/Mini 10v).
What it means is that the standard boot sequence will not include
Usplash any longer, instead, the X-session will be started right away.
Therefore, the graphical boot splash screen will have the whole X-stack
available, including hardware acceleration...

The important news is that the look&feel of the new boot experience has
not been defined yet. Otto Greenslade (CC'd) is leading the work there,
but I'm sure he would appreciate any help. Fresh, innovative concepts is
what we're looking for (in-line with Ubuntu branding of course!), in
particular regarding the graphical boot splash (spinners, animations,
artwork, etc.).

The design guidelines can be found here:
https://wiki.ubuntu.com/DesktopExperienceTeam/KarmicBootExperienceDesignSpec

Please poke kwwii or chaotic (that's Otto) on irc if you need any
further info!

Cheers,

Mat

Ou seja, a sequencia de eventos desde o PC ser ligado até o desktop estar funcional vai ser radicalmente redefinida. E não teremos o Playmouth do Fedora mas teremos o Boot Splash direto sobre o X! E um seletor gráfico de sistemas operacionais.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #100 Online: 26 de Junho de 2009, 19:07 »
Ótimo, bonito desde o começo.
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #101 Online: 26 de Junho de 2009, 20:58 »
What's most important is: the boot will be *a lot* faster than in Jaunty
(sorry, no precise figures yet!). In fact, the Platform Team (Scott
James Remnant leading the efforts) aims at making the X-server start in
*no more than 3 seconds* on a reference machine (Dell Mini 9/Mini 10v).

Caramba! 3 segundos de boot.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #102 Online: 27 de Junho de 2009, 00:51 »
Caramba! 3 segundos de boot.

De boot não, 3 segundos para iniciar o X, que vai rodar já durante o processo de boot.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #103 Online: 27 de Junho de 2009, 07:27 »
vai ficar muito bonito, nao me importaria de uma tela preta com um spin, desde que fosse rapido e suave, sem mudancas bruscas de resolucao ou luminosidade.
; Linux is almost there!

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) - Versão Final Disponível
« Resposta #104 Online: 27 de Junho de 2009, 15:15 »

   O Empathy não apenas começou a funcionar após o último update como também está rápido pacas.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits