Olá.
Aproveitando um tempinho livre, parti para a instalação do Koala alpha 3.
Vítima: Acer Aspire One, hd 160, 1 GB.
Sistemas: KK 9.10, UNR 9.10 e o novo Kubuntu-Netbook.
Instalação tranquila para todos.
Primeiro fato interessante: em um pc normal, a barrinha de progresso funciona normalmente. Nos três a barrinha aparece mas fica sem progressão.
Boot: trabalharam legal mesmo o KK, cronometrei da tela do grub até o sistema pronto, resultando 43 segundos.
Bem melhor do que o 1 minuto para sistema pronto do Jaunty. UNR em 53 segundos e Kubuntu-Netbook em 55 segundos. Até que o Kub-Net me surpreendeu, pois esperava o já tradicional boot mais lento do KDE, mas foi bem até. Perceberam a diferença? Achei muito grande, sinal que realmente as atenções são para o KK ou ele é a base do desenvolvimento. Não sei...
Mais uma prova disto é que visualmente é claro o refinamento do KK. A definição melhorou muito. É nítido mesmo. E está muito estável o alpha 3. Permanece o aviso de erro do upslash. Isso já dava e já está reportado. Mas não afeta o funcionamento do sistema. O UNR não está com todas as novidades... não tem o Ubuntu One ainda. E o pessoal do Kubuntu-Netbook já trabalhou bastante na visualização do KDE 4, pois era muito ruim usar KDE em telas pequenas, sempre tinha uma janela maior que a tela...
O bom é que novamente tivemos uma melhoria no consumo de bateria... Vamos ver se isto se mantém. Do Intrepid para o Jaunty melhorou muito em netbook, e agora já dá sinais de nova melhora. Isso é muito legal.
Ram: já instalei tudo que pude de programas no KK e no UNR e o consumo está baixo. Compiz, screenlets... no KK e o consumo inicia em 160 MB e 115 no UNR. Nisso parece que o UNR avançou mais.
As notificações realmente ficaram mais bonitas com a fonte menor.
O kernel já saltou para o 2.6.31-4.
Enfim, quem quiser testar o alpha 3, pode ir em frente, pq está bem estável e o visual high-definition ficou agradável.
Bons testes. Até.