Autor Tópico: Repositórios disponíveis e Versões LTS  (Lida 2410 vezes)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Online: 30 de Julho de 2009, 12:51 »
Gostaria de saber (pois já procurei no site da Canonical e aqui no fórum e não encontrei resposta) de quanto em quanto tempo são lançadas as versões LTS e o que acontece quando uma versão mais recente é lançada (como o Karmic)? O que acontece com os respositórios do Jaunty, por exemplo? Por quanto tempo eles são mantidos no ar? As atualizações são encerradas para estes repositórios?

E o principal: Quando uma versão LTS perde o suporte outra versão LTS é lançada logo em seguida ou não tem data específica?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2009, 12:57 »
Normalmente o suporte as versões é de 1 ano e meio, sendo apenas as versões LTS com suporte maior (5 anos para servidor, e 3 para desktop - acho que é isso).

As versões LTS são lançadas a cada 2 anos, assim a próxima será a 10.04.

Para entender melhor sugiro ler este link aqui.

Só para finalizar, até mesmo as versões sem suporte tem repositórios, onde você pode instalar programas dele, só não existem atualizações de segurança para os pacotes lá existentes. Assim não existirá nenhuma atualização para quem usar uma versão já não suportada.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2009, 13:48 »
Uma dúvida que tenho e ainda não encontrei a resposta por aí...

Se o Ubuntu 8.04 LTS de um micro está com todos os pacotes na versão mais recente, assim como o 9.10 em outro micro também está, o que diferencia eles?
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2009, 14:04 »
Uma dúvida que tenho e ainda não encontrei a resposta por aí...

Se o Ubuntu 8.04 LTS de um micro está com todos os pacotes na versão mais recente, assim como o 9.10 em outro micro também está, o que diferencia eles?

A versão dos softwares, exemplo:

8.04 (gcc 4.2.3)
8.10 (gcc 4.3.1)
9.04 (gcc 4.3.3)
9.10 (gcc 4.4.1)

Se você tem o 8.10 e ele está perfeitamente atualizado, isso siginifica que você tem uma versão do gcc 4.3.1 segura.  ;D

Abraço,

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2009, 14:11 »
Obrigado, Renato. Mas então a versão mais recente de um pacote num release do Ubuntu pode ser diferente da versão do mesmo pacote para outro release, é isso? Sendo assim, pode ocorrer de faltar um recurso em um mesmo pacote usado em releases diferentes do sistema, certo? Ou seja, o programa X tem um recurso no Ubuntu 9.10, sendo que o mesmo recurso do programa não está presente na versão disponível para o 8.04. Entendi correto?
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, 14:14 por lightboy »
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2009, 14:22 »
Uma dúvida que tenho e ainda não encontrei a resposta por aí...

Se o Ubuntu 8.04 LTS de um micro está com todos os pacotes na versão mais recente, assim como o 9.10 em outro micro também está, o que diferencia eles?

A versão dos softwares, exemplo:

8.04 (gcc 4.2.3)
8.10 (gcc 4.3.1)
9.04 (gcc 4.3.3)
9.10 (gcc 4.4.1)

Se você tem o 8.10 e ele está perfeitamente atualizado, isso siginifica que você tem uma versão do gcc 4.3.1 segura.  ;D

Abraço,

Acho que não é só isso não.
O Kernel também é diferente por exemplo.

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2009, 14:25 »
Uma dúvida que tenho e ainda não encontrei a resposta por aí...

Se o Ubuntu 8.04 LTS de um micro está com todos os pacotes na versão mais recente, assim como o 9.10 em outro micro também está, o que diferencia eles?

A versão dos softwares, exemplo:

8.04 (gcc 4.2.3)
8.10 (gcc 4.3.1)
9.04 (gcc 4.3.3)
9.10 (gcc 4.4.1)

Se você tem o 8.10 e ele está perfeitamente atualizado, isso siginifica que você tem uma versão do gcc 4.3.1 segura.  ;D

Abraço,

Acho que não é só isso não.
O Kernel também é diferente por exemplo.

Me parece ser a mesma coisa, versão diferente de pacotes, incluindo o kernel. O que no fim das contas faria com que o LTS atualizado não fosse "tão atual" quando a release corrente atualizada. Se é que estou entendendo direito.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2009, 15:37 »
Acho que não é só isso não.
O Kernel também é diferente por exemplo.
Sim, com certeza o Kernel difere de versões como os outros softwares.

Me parece ser a mesma coisa, versão diferente de pacotes, incluindo o kernel. O que no fim das contas faria com que o LTS atualizado não fosse "tão atual" quando a release corrente atualizada. Se é que estou entendendo direito.

Imagina que eu sou o desenvolvedor do software XYZ. Em outubro de 2007 meu software estava na versão 1.0 e estava empacotado para o Ubuntu versão 7.10. Meses depois eu lanço a versão 2.0 que é empacotada no 8.10 e depois a versão 3.0 que é empacotada para o Karmic (9.10). Semanas depois eu descubro uma falha na segurança do aplicativo que eu escrevi e lanço um comunicado avisando da falha e que XYZ nas versões 1.0, 2.0 e 3.0 são vulneráveis e indico a correção e a nova versão (3.0.1). Bom, o responsável pelo pacote XYZ no Ubuntu vai pegar a alteração e vai aplicar nas 3 versões do Ubuntu. Quando você atualizar vai estar seguro em qualquer versão do Ubuntu que utilize. Contudo se você utiliza o 8.10 você vai estar com a versão 2.0 segura e não com a versão 3.0 segura que só foi empacotada a partir da 9.10.

Abraço,

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2009, 15:45 »
Renato, obrigado pela explicação, estou gostando da aula.  ;D

Isso também serve para novos recursos (compatibilidade com arquivos, ferramentas, opções) dos programas ou apenas para problemas de segurança? E sobre a diferença de versões de kernel, implica em diferença de performance?
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2009, 15:52 »
Renato, obrigado pela explicação, estou gostando da aula.  ;D

Isso também serve para novos recursos (compatibilidade com arquivos, ferramentas, opções) dos programas ou apenas para problemas de segurança? E sobre a diferença de versões de kernel, implica em diferença de performance?

Geralmente novos recursos são lançados em versões maiores de software (na versão 4.3.2, 4 é a versão maior do software e 2 é a versão menor). Sobre a diferença de versão do Kernel, implica performance, compatibilidade e muitas outras coisas uma vez que ele é o cérebro do nosso sistema (e a GPL o coração  ;D).
Na verdade tudo isso depende muito do software pois nem todos desenvolvedores pensam igual e lançam versões, funcionalidades e correções igualmente. Você pode encontrar desenvolvedores que lançam versão maior para cada funcionalidade que encontram e outros que só mudam a versão maior quando uma alteração razoável é feita. Uns utilizam dois digitos para controlar a versão, outros três, outros nem controlam versão, apenas lançam em um software para gerenciar tipo subversion. Tudo depende do desenvolvedor e o nível de dedicação que ele dá para o software.

Essa é a minha visão até o momento. ;)

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2009, 16:03 »
Cara, entendi perfeitamente. Já tinha boas noções de versões de software mas queria entender direito com isso funcionava dentro dos repositórios do Ubuntu em relação a diferentes releases do sistema.

O que eu tiro disso é que para ter a última versão dos programas, com todas as vantagens, só tendo a última do sistema também. Era o que imaginava e queria confirmar. A vantagem de usar um LTS em geral fica apenas na facilidade de ter maior facilidade em receber atualizações críticas por mais tempo sem ter que mudar de release do sistema.

Tudo é questão de pesar prós e contras diante do esforço e benefício que esperamos ter.

Obrigado pelas dicas. Abraço.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Repositórios disponíveis e Versões LTS
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2009, 16:12 »
Cara, entendi perfeitamente. Já tinha boas noções de versões de software mas queria entender direito com isso funcionava dentro dos repositórios do Ubuntu em relação a diferentes releases do sistema.

O que eu tiro disso é que para ter a última versão dos programas, com todas as vantagens, só tendo a última do sistema também. Era o que imaginava e queria confirmar. A vantagem de usar um LTS em geral fica apenas na facilidade de ter maior facilidade em receber atualizações críticas por mais tempo sem ter que mudar de release do sistema.

Tudo é questão de pesar prós e contras diante do esforço e benefício que esperamos ter.

Obrigado pelas dicas. Abraço.

Versão mais nova não significa que seja a melhor. O Fedora é uma distro que utiliza da ultima versão de tudo e isso, muitas vezes, significa centenas de BUGS entre outras coisas. Pelo que percebo a filosofia no Ubuntu é ter softwares com funcionalidades atuais, versões recentes, sem colocar em prejuízo a estabilidade do sistema. Pos isso antes do lançamento a versão dos softwares são "congeladas" e então, durante um tempo, se realiza o ajuste fino.