Autor Tópico: Problemas com periféricos no Ubuntu 9.04 Jaunty  (Lida 1848 vezes)

Offline arabasso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problemas com periféricos no Ubuntu 9.04 Jaunty
« Online: 28 de Abril de 2009, 21:50 »
Olá a todos.

Já vou dizendo que procurei no Yahoo e Google a solução para o meu problema. Sem êxito.

Sou usuário Linux há 5 anos, sempre usei a distro Slackware (minha preferida). Já passei por Conectiva, Mandrake, Red Hat, Kurumin e Debian. Recentemente, vi que o Ubuntu estava obtendo bantante espaço entre as distribuições Linux e resolvi instalar. Achei que seria simples e fácil, mas...

Pra mim, o único problema do Slackware é ter que ficar configurando ele toda vez, e atualmente, ando meio preguiçoso e gostaria de um SO que se configurasse sozinho (ou tivesse pouco a configurar). Mas me deparei com inúmeros erros no Ubuntu.  Tenho num micro velho aqui de casa, e resolvi instalar o Ubuntu nele, segue a configuração:

Celeron 1.3
HD ATA 40GB
512MB RAM
Placa-Mãe MSI-MS6368
Chipset VIA Apollo
NVIDIA TNT2 M64 32MB

Encontrei vários problemas, o primeiro foi no suporte a ACPI. Apesar que isso foi fácil de resolver, somente editei o GRUB e coloquei a linha: acpi=force.

Dentre os muitos problemas, está no suporte a USB, eu coloco pen drive, impressora USB e nada acontece (os drives USB não podem ser montados).

O som não funciona, apesar do alsa estar configurado e os módulos carregados. É estranho, pois o UDEV era pra funcionar normal, não importa a distribuição (ressalto que mesmo o Slackware detectava pelo menos o som e a rede automático).

E o principal problema, o driver NVIDIA e o xorg. Primeiro de tudo, eu vi o xorg.conf do Ubuntu, não tem nada de configuração. Outra que não existe o xorgconfig nem xwmconfig. No Ubuntu 9.04, ele tem um pacote que "diz" instalar o driver NVIDIA sem precisar compilar. Instalei nvidia-glx-71, nvidia-glx-71-dev, nvidia-71-kernel-source, nvidia-settings. Segui um tutorial que vi na internet. Nele diz que depois de instalado esses pacotes, é só rodar o comando: sudo nvidia-glx-config enable. Qdo digito esse comando, dá "command not found". Vou no NVIDIA X SERVER, ele diz pra rodar o comando como root: nvidia-xconfig e dá o mesmo "comand not found".

Eu tenho o driver NVIDIA (NVIDIA-Linux-x86-71-86-06-pkg1.run) que eu usava no Slackware, e tentei compilar, mas não funciona, ele dá um pau que não sei explicar (eu instalei o linux-source-2.6, build-essencials, e NADA).

Deve haver uma solução fácil pra arrumar essas coisas no Ubuntu, ou não compensa ter um trabalho desses com essa distro. Mesmo o Slackware sendo um porre pra instalar, ele nunca me deixou na mão. Pelo menos eu tenho maior controle sobre o que eu estou fazendo / o sistema.

Alguém pode me ajudar?

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Problemas com periféricos no Ubuntu 9.04 Jaunty
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2009, 14:55 »
Blz!?
Cara, você tem que falar especificamente qual o erro que você encontrou na hora de instalar o driver da Nvidia!

Todas as vezes que tentei, não tive problemas para instalá-lo !

Posta aí! Quem sabe a gente não consegue te ajudar!

Abraços
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com