Autor Tópico: O Interessante LXDE  (Lida 6345 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
O Interessante LXDE
« Online: 13 de Maio de 2009, 16:10 »
 Considerando a espectativa em torno do Lubuntu, resolvi testar o LXDE só para ver como é que é. Espero que os moderadores não impliquem comigo, considerando que tem um tópico de Janeiro sobre um derivado não-oficial do Ubuntu usando LXDE.
 No momento estou usando o LXDE instalável dos repositórios (sudo apt-get install lxde). E a minha primeira impressão é: dez vezes melhor que o XFCE! Nem importa se a máquina é antiga ou não, o LXDE é uma interface bem definida. Não fica no meio-termo do XFCE, que é incompleto e mal-acabado demais para ser Gnome e pesado demais para ser leve.
 Na verdade, eu não simplesmente instalei o LXDE. Eu instalei mais um Kubuntu Jaunty pelo CD Alternate sem interface gráfica, ou seja, instalei um Ubuntu apenas de linha de comando. Nesse sistema zerado instalei o LXDE. É impressionante o ganho de desempenho em relação ao KDE4.2 que uso normalmente. Tarefas como cópiar grandes volumes de arquivos e grandes pastas, com muitos MB's e muitos nomes chegam a ser quase três vezes mais rápidas (nenhuma cronometragem formal, ainda). Lembrando que o Kubuntu com o KDE eu também instalei pelo Alternate CD da forma linha de comando, portanto a comparação é justa. O visual não é nenhuma maravilha, mas na relação peso x visual, é bem melhor que o XFCE. Vem com alguns temas pouco significativos para a barra superior, mas já está ótimo considerando-se que o pacote do LXDE tem apenas 26MB.
 Esse LXDE dos repositórios vem bastante desconfigurado. Vem com atalhos para terminal, navegador de internet e navegador de pastas, mas só o último funciona - abre o pcmanfm. Os outros dois precisam de configuração. A verdade é que não teria mesmo como o atalho para o browser funcionar porque o lxde vem sem nenhum! Mas o atalho para o emulador de terminal também não funciona, e isso é uma falha, pois seria apenas o caso de criar esse atalho para o comando lxeterminal - esse sim é padrão no LXDE. Mas é algo que se conserta em 5 segundos. O menu desse ambiente gráfico vem completamente cru também, mas funciona como deve: Eu instalei o navegador Opera e imediatamente surgiu a seção Rede que antes não existia - e dentro dessa, o atalho para o navegador. O mesmo aconteceu quando eu instalei o Audacious, surgindo a seção multimídia.
 É óbvio que quando surgir o Lubuntu, essas preocupações estarão descartadas, pois tudo virá bem configurado, e é justamente isto que eu estou tentando destacar: O LXDE ainda não apresentou nenhum bug digno de nota - na verdade, nenhum bug mesmo! A única falha que eu notei até agora será sanada quando esse ambiente se tornar padrão de um derivado da distro mais popuar do mundo. Outra coisa que sem dúvidas será sanada com a chegada do Lubuntu é a falta de aplicativos.
 O LXDE cumpre o que se espera do XFCE em matéria de gráficos, com o desempenho prometido pelo Xubuntu, afinal, o que o Xubuntu tem de aplicativos e recursos vindos de fábrica não compensa em relação ao Gnome, devido ao ganho pouco significante no desempenho em relação ao Ubuntu. Quando o Lubuntu sair do forno, eu acredito que tomará o lugar do Xubuntu como o terceiro *buntu. Será benéfico para a fundação LXDE, pois a imagem desse produto será bastante promovida, e sem dúvida a qualidade ficará ainda melhor. E os usuários terão uma opção de Ubuntu realmente leve.
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 16:13 por 0tacon »


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2009, 20:32 »
0tacon!

Cadê os screenshots?

Cadê a informação de quantos Mb de RAM esta ocupando?

Achei interessante seu texto, mas coloca mais informações ai... hehehe....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2009, 21:55 »
Concordo que ficaram faltando informações deste tipo além de informações da máquina onde foi testada.

Abrs.
Junior

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2009, 23:36 »
 Calma gente, eu estava meio sem tempo. Atendendo a pedidos...
http://files.myopera.com/0tacon/files/Screenshot-1.jpg
http://files.myopera.com/0tacon/files/Screenshot-2.jpg
http://files.myopera.com/0tacon/files/Screenshot-6.jpg
 A máquina é um Pentium 4 Prescott 2.4GHz (5 anos de carreira) com 1GB de memória DDR single e vídeo GeForce 6200 AGP 256MB
 Com o PC ocioso, o consumo de processador variou entre 0,3% e 0,7%, e o consumo de memória fica em menos de 200MB, como podem ver na 1ª foto. Na 2ª foto eu coloquei o pcmanfm, o gerenciador de pastas padrão desse ambiente e outros também. Na 3ª foto, o menu, o visualizador de imagens e a nossa velha amiga Super Vaca. Para a barra superior, há umas 20 opções padrão, a maioria delas irrelevantes, mas cumprem o que se espera do LXDE.
 Em breve eu testo jogando o Urban Terror. Pretendo saber se há alguma diferença entre jogar no KDE e no LXDE.

 EDIT: O primeiro defeito: Controle de volume que não chega a ser realmente um mixer. Recomendo a instalação do gpe-mixer, que é o mais próximo e coerente possível para o LXDE.
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 23:54 por 0tacon »


Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2009, 23:54 »
Muito legal! A interface parece bem ajustada e polida, diferentemente do XFCE (minha opinião)...

Tentarei testar este conjunto em um case USB que tenho para estes testes!

Mais uma vez parabens!

Abrs.
Junior

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2009, 04:53 »
 Acabei de avaliar o desempenho com o Urban Terror. Fiz um comparativo entre o LXDE e o KDE no mapa Austria com 6 bots no modo Team Survivor. Nos dois sistemas com as mesmas configurações no jogo.
 No KDE, o fps ficou entre 40 e 45 nos momentos mais tranquilos - andando sozinho. Ficou entre 18 e 25 em um tiroteio normal, e caiu para 12 a 16 nos piores momentos - quando todos os bots aparecem na tela e atiram em direção ao jogador.
 No LXDE, o fps ficou entre 40 e 55 andando sozinho, 20 e 30 no tiroteio normal, quase sempre mantendo 23, e 18 a 23 nos piores momentos. Em momento algum ficou mais de um segundo abaixo de 20 fps.
 Também cronometrei o tempo de inicialização: 31 segundos entre o grub e a tela de login no KDE, contra 25 segundos no LXDE. pós o login, meu KDE demora mais 30 segundos para iniciar compiz-fusion, emerald e cairo-dock. No LXDE eu não tenho nada disso, e o tempo entre o login e o carregamento total da área de trabalho é de 4 segundos, 1 segundo a mais que o XFCE no VectorLinux. Mas o Vector é baseado no Slackware, então a comparação não tem muito cabimento. 
 A minha conclusão é que o grande ganho de desempenho no LXDE é nas tarefas rotineiras, não em aplicações pesadas. Acredito que se eu tirasse os cosméticos do meu KDE4.2, a taxa de quadros no Urban Terror ficaria quase igual a do LXDE. Acredito que esse ambiente gráfico tem duas aplicações: o caso de um computador muito antigo; ou quem quer dar um clique numa pasta e vê-la imediatamente aberta, tão rapidamente quanto no ancestral Windows XP rodando em uma máquina moderna.

 
Citar
Tentarei testar este conjunto em um case USB que tenho para estes testes!
Fica melhor se você fizer a partir de um Ubuntu completamente limpo, instalado pelo Alternate CD só com a linha de comando. Eu acho.


Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2009, 17:39 »
Nem vou testar. Já usei 2 KDEs, XFCE, Openbox, Busybox, E17 e sempre volto ao bom e vwelho Gnoem.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2009, 17:48 »
Grande 0tacon seu tópico esta ótimo.

Valeu!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2009, 16:18 »
Aos interessados,

Instalei o novo Knoppix com LXDE num pendrive de 1 giga via unetbootin

Coloquei no meu eeePc 701 e tive uma agrad[avel e surpreendente impress'ao do LXDE ( deu pra ver que eu ainda nao acertei o teclado do Knoppix ) ::)

Um Rojao, a jato, fantastico. Uma interface grafica que nao fica a desejar ao KDE4 e outros.

Rapido, estou a algumas horas usando e nao notei instabilidade alguma.

Realmente, para os usuarios de netbooks eu recomendaria fortemente por estas primeiras impressoes.

LXDE + eeePc => parece ate um core 2 duo com placa grafica de prima => compiz no talo e nenhum tranquinho.

Como o Knoppix eh debian like e primo do Ubuntu eu acredito que Ubuntu LXDE vai fazer furor.

O pessoal do Windows, quando entrar nesta vai ficar elouquecido....

[],s

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: O Interessante LXDE
« Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2009, 18:22 »
0tacon,
Realmente seu tópico é muito legal. Minha relação com o XFCE é um tanto quanto estranha a ponto de eu não saber defini-la muito bem. Achava a interface legal e algumas distros como a Zenwalk e a KateOS conseguiram, para utilizar de uma expressão enologista,  harmonizar bem sistema e ambiente gráfico, sim um XFCE na medida do possível matador. Mas ao mesmo tempo fica a sensação de estranheza quanto ao XFCE, no Dreamlinux por exemplo ele não me agrada muito, mas para a distro acho que ainda fica melhor que com o Gnome. Estou com a Drem com Gnome aqui e várias vezes já pensei em retirá-lo e instalar o XFCE e olha que sou gnome roxo!

Agora com seu relato sobre o LXDE fui rapidamente ao terminal para instalar a interface. Fiz um comentário em uma outra postagem que a achei meio windowszística, e ainda acho, mas essa propaganda sua sobre a performance dela foi demais já já estarei rodando o Dream LXDE aqui.

Salve salve GNU/Linux

ABS,
C.
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 18:26 por CGaldino »
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /