Autor Tópico: Padronizar perfil dos usuários do GNOME  (Lida 1535 vezes)

Offline rovilso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Padronizar perfil dos usuários do GNOME
« Online: 12 de Maio de 2009, 10:32 »
Bom dia Amigos

Estou trabalhando em uma solução que seja capaz de fazer frente ao Terminal Server da M$, porém totalmente baseada em software livre  ;)
Montei meu laboratório instalando em um servidor a versão 9.04 do Ubuntu Desktop Edition em conjunto com o aplicativo FreeNX (para acesso remoto e emulado dos usuários).

Funciona maravilhosamente bem, é leve e utiliza pouca banda na WAN. Uma ótima solução para deixar os usuários acessando um desktop com ferramentas atualizadas a partir de Thin Clients ou micros antigos (tem client FreeNX tanto para Linux quanto para Windows).

Mas ai eu comecei a aprofundar meus testes e surgiu a necessidade de personalisar o GNOME. Por personalizar entenda-se deixar apenas as opções desejadas no desktop do usuário, editando o menu e também restringindo o mesmo somente para sua pasta base (home) pelo gerenciador de arquivos. Aplicar estar permissões para todos os usuários de forma que os mesmos não tenham a possibilidade de alterar e criar um template para que novos usuários sejam criados nesse padrão (algo como o /etc/skel do cli).

Minhas pesquisas me conduziram para o lado do Gconf-editor e um script de login por usuário que ajusta alguns itens de seu desktop executando comandos gconftool. Mas gostaria de saber se algum dos srs. conhece alguma solução mais elaborada para atingir esse objetivo e também tenha essa necessidade ou a partir de agora se interesse pelo assunto para trabalharmos em conjunto. Minha meta é homolgar essa solução e depois eliminar alguns servidores de WTS da M$.

Um abraço!