Autor Tópico: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx  (Lida 13437 vezes)

Offline rleonema

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2009, 19:01 »
só pra dar up

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2009, 23:20 »
só pra dar up

Antes de mais nada: é proibido dar 'up' em tópicos - leia as Regras do Forum... certo?  ;)

Agora vamos tentar resolver seu problema: ao que parece sua instalação ficou comprometida; siga estes passos:

- Boot com o LiveCD, escolha "testar sem instalar", abra o Terminal e dê o comando 'gparted';
- No 'gparted', elimine todas as partições Linux e acrescente o espaco não-alocado resultante à partição Windows; aplique, espere terminar, saia do 'gparted' e desligue; agora você deve ter apenas uma partição com o Windows;
- Dê boot novamente, mas agora com o CD do Windows. Na primeira tela de opções, esccolha o Console de Reparação ( ou restauração, não lembro bem). Vai entrar em modo texto ( tela preta) e pedir para identificar a partição a restaurar, será a 1 (única existente agora);
- Quando aparecer o 'prompt', digite fixmbr; isto irá remover o Grub ainda existente e permitir que o Windows carregue normalmente.

Depois reinstale o Ubuntu:

-Boot com o LiveCD, "Instalar";
-Escolha linguagem, teclado e fuso horário;
-No particionador, escolha "lado a lado"; na barra inferior da tela, arraste para a esquerda o cursor ao fim desta até que seja aberto um espaço de 20 GB para o Ubuntu;
- Mande prosseguir, e pronto... Ubuntu instalado em dual-boot, Grub recriado, tudo feito.

Boa sorte, e avise o resultado, sim?

VB5








« Última modificação: 10 de Outubro de 2009, 23:24 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rleonema

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2009, 16:35 »
Oops...
desculpe-me VB5. Realmente não li as regras mas já a fiz para não cometer o mesmo deslize. :)

Então, entrei no GParted e advinha?
Não há nada lá. Nem uma partição sequer.
Eu vou tentar novamente do zero, removendo esta instalação e tentar instalar desta vez o Ubuntu 8.04. Vamos ver o que acontece.
Posto aqui o resultado (já me sinto sem esperanças)

Obrigadão!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2009, 23:25 »
Citar
Então, entrei no GParted e advinha?
Não há nada lá. Nem uma partição sequer.

Não é possivel - seu fdisk diz o contrário...

Citar
Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x11991198

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       15408   123764728+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2           15409       19457    32523592+   5  Estendida
/dev/sda5           15409       19285    31141971   83  Linux
/dev/sda6           19286       19457     1381558+  82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/sdb: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xef66ef66

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *           1       19440   156151768+   7  HPFS ou NTFS

Pelo acima, você tem dois discos de 160 GB cada, e ambos tem partições. Mesmo que tenha removido as partições Linux de sda, tanto este quanto sdb contém partições Windows. A não ser que você tenha 'zerado' ambos os discos nesse meio tempo, ou esteja vendo o disco errado no GParted, não pode.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rleonema

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #19 Online: 12 de Outubro de 2009, 14:31 »
VB5

Então, realmente antes havia alguma coisa no fdisk agora não há mais nada.
Eu simplesmente reiniciei o micro e desde então não aparece mais nada.
Problema nos HDs ou em qq outra parte do computador não é pq executo o W$ sem problema algum neste mesmo HD.
Já fiz uma limpeza do disco, desfragmentei, até formatei tudo e tentei instalar só o Ubuntu e nada. Desde o dia 06/10 estou quebrando a cabeça com esse bicho e nada.
Bom, o que eu fiz agora foi exatemente o que venho tentando desde então.
Formatei a partição reservada ao Ubuntu, reinstalei ele (usando os comandos noapic pci=nomsi irpoll na tela de seleção pelo Live CD, 2ª Opção Instalar no HD) e após a instalação, ao tentar dar o arranque o sistema simplesmente cai nesta tela:

Starting up...
Loading up, please wait...
Gave up waiting for root device. Common problems:
- Boot args (cat /proc/cmdline)
  - Check rootdelay= (did the system wait long enough?)
  - Check root= (did the system wait for the right device?)
- Missing modules (cat /proc/modules; ls/dev)
ALERT! /dev/disk/by-uuid/f4278944-caab-4161-9cab-670b11be7ea3 does not exist. Dropping to a shell!!

(initramfs)



Só para complementar as informações, o procedimento de instalação que eu utilizei foi:

- reservar 30gb para EXT3 em sda5
- reservar 1.2gb para SWAP em sda6
- e instalar o gerenciador de boot em sda (nas últimas vezes eu deixei HD0 mas pensei que desta vez pudesse dar algum resultado positivo se eu mudasse para SDA mas não mudou nada).


Neste exato momento, estou pelo Live CD e o fdisk continua sem retornar nada e o GParted idem... não mostra nada.

O que devo fazer?
 ???
« Última modificação: 12 de Outubro de 2009, 14:35 por rleonema »

Offline rleonema

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #20 Online: 12 de Outubro de 2009, 14:34 »
A propósito, ainda tenho uma partição Windows no sda e outra capaz de boot do Windows no sdb.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #21 Online: 12 de Outubro de 2009, 22:27 »
A propósito, ainda tenho uma partição Windows no sda e outra capaz de boot do Windows no sdb.

Por isso mesmo digo que o gparted não poderia ter mostrado que não há nenhuma partição - ele teria enxergado ambos os discos e a partição Windows em cada um. tente o procedimento que sugeri - não crie previamente as partições. Desligue o 2o. HD, dê boot com o LiveCD, rode o gparted novamente. Se ele mostar a partição Windows, faça-a ocupar o HD inteiro e depois instale o Ubuntu pelo "lado a lado". Então reconecte o 2o. HD e aí será só fazer o Ubuntu montá-lo no boot. Todas as máquinas em meu trabalho tem dual-boot instalado dessa forma e nenhuma deu problema.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rleonema

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2009, 03:39 »
Amigo,

mais uma vez volto aqui e agora totalmente desiludido e sem esperança alguma.
Tentei tudo o que me foi recomendado e inclusive lendo outras dicas pela internet a fora.
Fiz exatamente o que você me recomendou mas nada adiantou. O GParted não encontra nada.
Fiz tudo o que foi possível: tentei instalar no HD inteiro sem Windows, removi manualmente o outro HD Sata, fiz partições, tentei o Ubuntu 8.04, tentei o 9.04, tentei até o novo Mandriva 2009 KD4 e Gnome (gravei um cd pra cada, evidentemente) atualizei bios da placa-mãe e seus diversos componentes (até mesmo controladora RAID, coisa que eu não uso) e por fim, dei um chute no micro e mesmo assim.... nada!!

Fico me perguntando como é que pode sistemas tão seguros e modernos como o Ubuntu e o Mandriva em suas últimas versões serem tão complicados a ponto de tornar uma simples instalação numa enorme dor de cabeça?
Ainda que digam mal (e eu sou um dos que fazem coro) da M$ e seu tão bugeado Windows pelo menos eficácia e simplicidade são a base de sua estrutura.
Talvez seja por problemas como o meu e tantos outros (necessidade de se aprender comandos bobos para tarefas simples como instalar um media player ou atualizar um drive de vídeo ou mesmo jogar um bom game) que levem os milhões de usuários de PC no mundo inteiro a torcerem o nariz para o Linux e suas distros e se prenderem ao Windows, ainda que falem mal dele.

Eu peço desculpa a ti e a todos os deste forum mas não poderia deixar de expressar meu desabafo depois de pouco mais de 1 ano (desde 2008) que venho tentando instalar este sistema e outras distros e não consigo.
Meu sistema não é o problema, visto que meu irmão possui a mesma configuração que a minha e não consegue e, também vejo dezenas de usuários reclamando das dificuldades de se instalar Linux (Google é uma ótima fonte para constatar).

Desta vez desisto de vez.
Vou tentar cuidar com mais carinho desta mer... digo, deste lindo (ui!) sistema que é o Windows e tentar ser feliz deste jeito.

Se não for pedir muito, gostaria apenas de uma última ajuda.

Como faço para excluir as duas partições (ext3 e swap) que criei e devolvê-las ao Windows.
Digo, quero deixar meu HD como estava antes, com os 160gb só para o Windows.
Já tentei fazer pelo Live CD, ele exclui porém não permite finalizar a ação e deixar deste jeito. Pelo cd de boot do Windows, ele exclui mas não integra o espaço livre a partição dele.


Muito obrigado pela ajuda e paciência.

Abraços
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 20:10 por rleonema »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2009, 23:16 »
Fiz exatamente o que você me recomendou mas nada adiantou. O GParted não encontra nada.

Acho isso, mais do que estranho, incompreensível. Se pudesse fazer a gentileza de postar a tela do Gparted, talvez pudesse lhe dizer algo mais. Porém nunca vi o Gparted não reconhecer uma partição existente - e eu o uso quase diariamente, no trabalho.

Citar
Fico me perguntando como é que pode sistemas tão seguros e modernos como o Ubuntu e o Mandriva em suas últimas versões serem tão complicados a ponto de tornar uma simples instalação numa enorme dor de cabeça?

Não creio ser essa a razão - instalo o Ubuntu (e SuSE) em dual-boot nas máquinas do meu trabalho desde a versão 6.10, sem nunca ter encontrado qualquer problema. Só posso pensar que está nos faltando alguma informação crítica, mas não imagino qual - se sua BIOS reconhece ambos os discos, se tem partições operantes em ambos, isso não poderia estar acontecendo. Repito que somente vendo o screenshot do Gparted poderia talvez ter alguma idéia.

Citar
Eu peço desculpa a ti e a todos os deste forum mas não poderia deixar de expressar meu desabafo depois de pouco mais de 1 ano (desde 2008) que venho tentando instalar este sistema e outras distros e não consigo.
Meu sistema não é o problema, visto que meu irmão possui a mesma configuração que a minha e não consegue e, também vejo dezenas de usuários reclamando das dificuldades de se instalar Linux (Google é uma ótima fonte para constatar).

Não há do que se desculpar, e lamento que você e seu irmão não consigam realizar a instalação. Mas deve ter notado também que a imensa maioria não tem a menor dificuldade, o que me traz de volta à idéia de que há informação faltando.

Citar
Se não for pedir muito, gostaria apenas de uma última ajuda.

Como faço para excluir as duas partições (ext3 e swap) que criei e devolvê-las ao Windows.
Digo, quero deixar meu HD como estava antes, com os 160gb só para o Windows.
Já tentei fazer pelo Live CD, ele exclui porém não permite finalizar a ação e deixar deste jeito. Pelo cd de boot do Windows, ele exclui mas não integra o espaço livre a partição dele.

Para isso você precisa usar um gerenciador de partições (como o Gparted). Como teve problemas com ele, sugiro que instale no Windows o Parted Magic (ou similar), e rode-o a partir do próprio Windows. Elimine então as partições desejadas e devolva ao Windows o espaço liberado. Se o Gparted não concluiu a ação, deve ter lhe dado alguma mensagem a respeito, mas como não a postou, nada posso dizer.
Boa sorte, e se pudermos ajudar estaremos aqui!...

VB5

« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 23:20 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rleonema

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2009, 00:20 »
Caríssimo VB5,

Eis que resolvi tentar uma última vez (hoje não fui trabalhar portanto tive mais tempo para solucionar problemas e conflitos) porém, desta vez com o Mandriva 2009 Spring.
No início tive dificuldades para rodar o Live CD porque o Mandriva estava tendo algum tipo de impedimento para reconhecer minha GPU GeForce 6800XT.
Procurei em alguns forums por aí e vi que era fácil resolver isto.
Apenas acrescentar o comando "single" nas opções de Boot do LiveCD e ao cair na tela de comandos, digitar "mcc", escolher uma placa VESA Generic e mandar ver.
Feito isso, entrou sem problema algum no LiveCD do Mandriva.
Aí quando fui instalar percebi que também, desta vez neste sistema, meu HD não era reconhecido.
Bom, lembrei-me que o comando pci=nomsi (o mesmo que eu usei no Ubuntu) era o comando que possibilitava fazer meu HD Sata ser reconhecido (creio que à força) pelo sistema.
Então, novamente boot, opções de Boot do Live CD, "pci=nomsi  single" e enter. Reconfigurei novamente o video e pronto, Live CD mode on.
Fui instalar e vi que desta vez o Instalador Live reconheceu meu HD inclusive com a partição anterior do Ubuntu (sda5).
Bom, mandei ele formatar esta partição e instalar aí.
Fiquei meio que com um pé atrás porque até então isso eu também conseguia fazer pelo Ubuntu.

Porém a prova maior foi seria após o término da instalação do sistema.
Reiniciei o Mandriva, retirei o Live CD e.... voi la!!!

O Mandriva 2009 Spring está rodando perfeitamente e devidamente instalado no meu HD Sata.
Quase não acreditando no que meus olhos estavam vendo, testei desligar o micro e ligar novamente para ver se iria funcionar direitinho no boot e ... funcionou!!!

Meu amigo, você não sabe a imensidão da minha alegria neste momento.

Posso não ter conseguido com o Ubuntu, o que é uma pena pois gostei da pouca experiência com este sistema e seus diversos recursos quando pude testá-lo no micro de um amigo entretanto, só o fato de ter o Mandriva como uma opção ao Windows instalado perfeitinho no meu micro já é quase um orgasmo!


Agradeço sua paciência até aqui comigo e suas dicas.

Vou ter que aprender o Mandriva agora (o que acredito não haver muitas diferenças para o Ubuntu).

Nem acredito que hoje eu vou conseguir dormir cedo!!
rsrsrsrs


Obrigado mais uma vez pela força!!

Meu próximo passo agora é pesquisar aqui como faço pra instalar um driver para a minha placa de vídeo.


PS: Eu também não faço a menor idéia do porque diabos o GParted não havia reconhecido nada no meu sistema. Porém, agora que consegui instalar o Mandriva na minha máquina, vou tentar neste fim de semana instalar no PC do meu irmão novamente o Ubuntu visto que ele tem a mesma configuração que a do meu PC e apresentava os mesmos problemas que eu tive com o Ubuntu e aí, se possível, posto uma foto aqui.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu não reconhece hd sata placa mãe a8v-mx
« Resposta #25 Online: 14 de Outubro de 2009, 22:23 »
Beleza que tenha conseguido!...  :D E creio que aqui está "a informação que faltava"...:

Citar
Bom, lembrei-me que o comando pci=nomsi (o mesmo que eu usei no Ubuntu) era o comando que possibilitava fazer meu HD Sata ser reconhecido (creio que à força) pelo sistema.

Parece que o problema não é no Ubuntu,e sim algo entre sua placa-mãe e o HD Sata II... ele aparece na BIOS? Conforme sua resposta, acho que é possível uma solução bem simples para o problema. Por favor, poste os dados de hardware ( especilamente da placa-mãe e do HD) de seu irmão antes de tentar, e veja se a BIOS dele reconhece o HD. A partir daí, vamos ver... tive problema semelhante, e facilmente resolvido. Vejamos se é a mesma coisa.

VB5
 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB